x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 3.794

Duvida de firma aberta ou fechada

Mariana Freitas

Mariana Freitas

Iniciante DIVISÃO 2, Não Informado
há 12 anos Quinta-Feira | 3 novembro 2011 | 14:41

Olá, boa tarde, gostaria muito de tirar uma dúvida.
Eu tive uma empresa na Bahia e como me mudei decidi fecha-lá. Meu contador disse que tinha fechado e estava tudo certo, mas agora que quero abrir outra firma no Rio de Janeiro constou que a outra ainda está aberta. Fui na Receita para verificar e a pessoa de lá me disse que eu teria que voltar lá na Bahia para fechar a outra e para abrir essa. Como assim se eu já fechei uma vez? O que faço?

Carlos Alberto Souza Moreira
Articulista

Carlos Alberto Souza Moreira

Articulista , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 3 novembro 2011 | 15:38

Mariana

Boa tarde,

Se você tenha a documentação que comprove a baixa da empresa (Distrato Social, Certidão Negativa de Baixa,Declaração de Extinção Etc), você deverá comparecer a uma unidade da Receita Federal no seu domícilio na posse desses documentos e questionar o motivo da pendência.

Caso você não tenha essa documentação, mas tem certeza que empresa foi baixada, deverá entrar em contato com seu antigo contador para verificar com ele essa questão.

Caso contrário, você deverá providênciar a baixa e arcar com todos os custos, multas e juros que eventualmente possa ter junto aos órgãos de controle (Prefeitura - Receita Federal - Receita Estadual Etc).

Atenciosamente

Carlos Alberto Souza Moreira
Articulista

Carlos Alberto Souza Moreira

Articulista , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 3 novembro 2011 | 16:25

Mariana

Infelizmente não, você precisa ter no mínimo de certidão de baixa, pois é esta que assegura que você realizou todos os procedimentos necessários para a baixa.

No caso da declaração de extinção, infelizmente, ela não assegura que os demais procedimentos foram cumpridos, e portanto a Receita Federal não vai aceitar sua argumentação com base neste documento.

Sugiro que tente verificar, se for possível, com o contador que fez a baixa, pode ser ele tenha essa documentação.

Atenciosamente

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.