x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 6

acessos 2.238

Roberto de Oliveira Moura

Roberto de Oliveira Moura

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 12 anos Segunda-Feira | 21 novembro 2011 | 11:27

Bom dia,

Moro na capital do Estado do Rio de Janeiro. Preciso de orientações e informações a respeito do MEI (empreendedor Individual). Pois, pretendo abrir uma Empresa no ramo de atividade que atuava quando era empregado de um Grupo de Editoras no município do Rio de Janeiro. Nessa empresa a minha função era: Operador de Photoshop — fazia desde digitação e correção de texto no word, tratamento e escanerização de imagens no Photoshop, paginação (diagramação) de Livros no InDesign e fechamento dos capítulos dos livros PDF no Acrobat. Enfim, quero saber qual o ramo de atividade no MEI que melhor enquadra na função que exercia especificado acima quando era empregado.

e, outra,

Preciso emitir NFe para as editoras que pretendo prestar serviços. É possível o MEI emitir NFe para Serviços (no município do Rio de Janeiro)

Agradeço, desde já.

José Renato Henriques Bezerra

José Renato Henriques Bezerra

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 23 novembro 2011 | 18:55

O MEI não está obrigado a emitir notas fiscais nas suas vendas ou prestação de serviços, mas isso não significa dizar q o MEI está impedido de emitir documentos fiscais.
Então ROBERTO, sua resposta é SIM, o MEI pode emitir NFe no estado do Rio de Janeiro.

Roberto de Oliveira Moura

Roberto de Oliveira Moura

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 12 anos Quinta-Feira | 24 novembro 2011 | 17:52

Obrigado, Ser José Renato

Fico tranquilo, pois a empresa que irei prestar serviços exige a NFe.

Obrigado.

Agora,

Em relação ao início da minha mensagem, Sr. teria alguma ideia se o que vou fazer se enquadra no MEI?

Mais uma vez, obrigado

Roberto de Oliveira Moura

Roberto de Oliveira Moura

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 12 anos Quinta-Feira | 24 novembro 2011 | 20:11

Mais um vez... Obrigado Sr. José Renato

Desculpe, mas preciso fazer uma outra pergunta:

Acessei o link que o Sr. sugeriu. Fiz uma relação de itens em cima do que foi dito, pois vou repetir:

“... pretendo abrir uma Empresa no ramo de atividade que atuava quando era empregado de um Grupo de Editoras no município do Rio de Janeiro. Nessa empresa a minha função era: Operador de Photoshop — fazia desde digitação e correção de texto no word, tratamento e escanerização de imagens no Photoshop, paginação (diagramação) de Livros no InDesign e fechamento dos capítulos dos livros PDF no Acrobat. Enfim, quero saber qual o ramo de atividade no MEI que melhor enquadra na função que exercia ....

O sr. poderia dar um parecer sobre as atividades abaixo descrito:

Atividade Principal: Editor de Livros (CNAE: 5811-5/00);
Atividades Secundárias: Digitador (CNAE: 8219-9/99), Editor de Jornais (CNAE: 5812-3/00), Editor de Revistas (CNAE 5813-01/00) e Editor de Lista de Dados e de Outras Informações (CNAE: 5819-1/00).

Desde já, mais uma vez, obrigado



Roberto de Oliveira Moura

Roberto de Oliveira Moura

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 12 anos Sexta-Feira | 25 novembro 2011 | 11:15

Bom dia,

Muito obrigado pela sua resposta. Agradeço pela sua atenção. Realmente vc tem razão o CNAE correto é 58013-1/00.

Desde já,
Agradeço por ter tirados as dúvidas que pairavam em torno do MEI. Considero concluído o Tópico.

Mais uma vez, agradeço ao Sr. José Renato. Tenha um bom dia.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.