x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 219

acessos 156.640

Preenchimento de FCPJ/QSA para CNPJ

eduardo gaidaje tito

Eduardo Gaidaje Tito

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contas à Pagar
há 13 anos Segunda-Feira | 16 maio 2011 | 16:14

Claudio cara q confusão tenta, tira uma duvida minha voce disse "O carimbo da data de consolidação na Junta é de 06/12/1990", essa é a constituição ou é uma consolidação?

Eduardo Gaidaje Tito
CLAUDIO ROVAI

Claudio Rovai

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 13 anos Segunda-Feira | 16 maio 2011 | 16:48

éh mesmo, eu também acho, essa receita é um ó do borogodó!! a data do carimbo da Junta no contrato social é 06/12/1990(constituição) , porém na receita a data de abertura é um pouco depois (12/12/1990). Se coloco na ficha, entrada no QSA 06/12, volta por ser antes da abertura da empresa e se coloco 12/12, volta por ser diferente ao ato constitutivo, vai entender.

VANIA LUCIA BARBOSA

Vania Lucia Barbosa

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 13 anos Segunda-Feira | 16 maio 2011 | 17:32

Oi, Claudio, isso aconteceu comigo tambem e foi resolvido da seguinte forma: fiz um requerimento para a Receita Federal nos seguintes termos:" a firma tal ( c/endereço e CNPJ) requer a Vs.Sas., alteração na data de abertura da firma que deverá ser 06/12/90 (no seu caso), a fim de que seu cadastro fique regularizado junto a esta Repartição." O requerimento deverá ser assinado pelo responsável pela empresa e c/firma reconhecida. Faça o agendamento on line p/regularização do cadastro, leve na /Receita Federal e depois vá consultando o CNPJ no site da Receita. Depois que a data de abertura for regularizada no CNPJ é que vc deverá fazer a FCPJ/QSA. Boa tarde, Vania Lucia

mariza nascimento

Mariza Nascimento

Ouro DIVISÃO 1, Assistente
há 13 anos Segunda-Feira | 20 junho 2011 | 10:35

Estou com duvida, mais não é quanto ao preenchimento e quanto a demora na resposta da RFB, já fiz deu tudo certo gerei o DBE e o quadro societario, enviei junto com os documentos solicitados para a RFB-Nova Iguaçu-RJ por sedex, desde o dia 08/06 e no rastreamento do correio vi que no dia 09/06 foi entregue no endereço da RFB, mais até hoje quando entro no saite para acompanhar a solicitação nem costa que foi recepicionado, ainda continua mandando imprimir o DBE, o que devo fazer, continuar esperando pois ja passau 11 dias, e se estes documentos foram estraviados dentro da RFB como devo proceder?

Fábio G

Fábio G

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Domingo | 10 julho 2011 | 14:19

Colegas, enviei uma solicitação de uma ME, mas não coloquei a expressão ME no FCPJ e o pedido foi negado.

Nome empresarial informado na FCPJ/QSA é diferente do constante do ato constitutivo/alterador/extintivo.

É possivel fazer alteração do FCPJ, apenas através da internet, sem necessidade de iniciar um novo processo?

Eduardo Luiz

Eduardo Luiz

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 13 anos Segunda-Feira | 18 julho 2011 | 21:19

Boa noites, caros colegas

Estou com duvidas, na abertura da empresa ...CNPJ

Fiz a DBE, gerou a DBE, ja reconheci firma do representante juridico e também autentiquei o requerimento de empresario, ja que a empresa será (empresario individual).

- Quando dei entrada na RFB, não houve o aceite devida a falta da FCPJ.

Aonde eu preencho ou melhor o meu procedimento não esta correto ou falta mesmo essa Ficha de Cadastro do Pessoa Juridica, não entedi.
Por favor se falta como preencher e aonde preencher?

Obrigado e otima semana a todos

Eduardo Luiz de Almeida Junior
Analista Fiscal
Eduardo Luiz

Eduardo Luiz

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 13 anos Terça-Feira | 19 julho 2011 | 10:56

Eduardo, bom dia

Sim, fiz normalmente, mas ja descobri meu erri, realmente me faltou o FCPJ, alias faltou atenção de minha parte, ja esta resolvido, mas agradeço e muita sua atenção e boa semana.

Eduardo Luiz de Almeida Junior
Analista Fiscal
Hildo Domingos dos Santos

Hildo Domingos dos Santos

Iniciante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 16 agosto 2011 | 17:11

Boa tarde,

Estou com uma dúvida e gostaria de contar com a ajuda de vocês.

Estou transformação um Empresário Individual para Sociedade e colocar o sócio que está entrando na sociedade como sócio administrador, no entanto ocorreram os seguintes erros na FCPJ:

(I)Responsável informado na FCPJ não tem poderes para tal segundo o ato constitutivo/alterador.

(II) Qualificação dos sócios/administradores informada no QSA diferente da constante no ato constitutivo/alterador.

Gostaria de contar com a colaboração dos senhores.

Aldisney Rosa Leandro

Aldisney Rosa Leandro

Bronze DIVISÃO 3, Não Informado
há 13 anos Sexta-Feira | 19 agosto 2011 | 16:08

Caros Colegas,

Estou fazendo uma alteração no contrato social de uma empresa, essa alteração e de valores de capital entre os socio - Socia A possuia 30% do capital, socio B possuia 70% do capital - na alteração vai ficar = socio B fica com 80% do capital e socio A fica com 20% do capital, então fiz o preenchimento do DBE -QSA com a opção alteração de dados do socio/administrador, a receita federal recusou pq lá encontra como foi explicado acima, alguem pode me ajudar a resolver essa pendencia de alteração do DSA?

ANABEL NUNES

Anabel Nunes

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 23 setembro 2011 | 14:26

Boa tarde, pessoal!

A empresa que estou fazendo era Ltda e foi transformada para SA (Fechada).

No CNPJ abri o FCPJ e o QSA. No FCPJ informei os códigos:
202 Alteração da pessoa física responsável perante o CNPJ
220 Alteração do nome empresarial (firma ou denominação)
225 Alteração da natureza jurídica
247 Alteração de capital social

Informei todos os dados que alteram, de acordo com os códigos acima.

Porém, no QSA não sei como devo fazer constar o novo Diretor Presidente. Se eu colocar somente o nome do Diretor Presidente, dará conflito com o QSA que consta na base de dados da RFB. Se eu colocar os dados dos sócios da Ltda, preciso informá-los como "acionistas" e não existe esta opção na qualificação.

Se alguém puder me ajudar, agradeço!

Carlos Alberto Souza Moreira
Articulista

Carlos Alberto Souza Moreira

Articulista , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 23 setembro 2011 | 15:09

Anabel

Boa tarde,

Você deverá proceder primeiro a alteração da natureza jurídica, para somente depois, em um segundo momento, efetivar as demais alterações.

Poís é a natureza jurídica que determina quais os campos serão habilitados no sistema.


Atenciosamente

MARA

Mara

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 29 dezembro 2011 | 23:10

Olá Pessoal,


Mais uma vez venho me valer da ajuda deste precioso forum. É o seguinte:

Estou fazendo o preenchimento do DBE para corrigir dados que constam incorretos na base da RF depois daquelas alterações que fizeram em 2001.

Preenchi, enviei, deu algumas pendencias, corrigi e mandei de novo. Mas tem uma exigencia que não consigo resolver:

A 2ª correção seria da Natureza Juridica. A empresa é registrada em Cartorio e a Natureza Juridica deveria ser Sociedade Simples Ltda e não Sociedade Empresaria Ltda(206-2). Acontece que quando entro com o codigo de evento 225 (alteração de natureza juridica), tenho que preencher tambem o formulario QSA. Mas eu somente preciso corrigir a natureza da Pessoa Juridica, não tendo que entrar e nem sair com socios. Escolhi então no QSA a opção de Alterar dados dos Sócios/Administrados. Preenchi com os dados normais dos socios e reenviei, mas dá exigencia. A informação é: "Somatório dos valores de capital social dos sócios é maior que o valor do capital social da empresa". Os valores preenchidos estão certos. Tentei enviar novamente, mas volta com a mesma informação.

Alguém poderia me auxiliar?


Desde já agradeço.


Eduardo.
________________________________________________________


Bom dia, pessoal!!!


Acabei encontrando aqui no forum mesmo, em outro topico, uma informação que creio me ajudará.. Devo adicionar tb o evento de alteração de Capital Social e informa-lo novamente.

Vamos lá... Enviei novamente.


De qq forma muito obrigado!!!


Eduardo. Feliz Ano Novo!!!

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 12 anos Segunda-Feira | 2 janeiro 2012 | 18:36

fiz dbe, mandei os documentos juntamente com o dbe na receita, e agora foi verificar a situação e diz.. foi indeferido por que a data esta errada...
não sei o que faço agora, tentei cancelar o dbe, para fazer uma nova solicitação e diz o cancelamento da sua solicitação não pôde ser aceito.
o que faço agora? outra pergunta, posso fazer outro dbe e levar somente o dbe? já que os docuementos já estão lá.

Adalberto José Pereira Junior
Consultor Especial

Adalberto José Pereira Junior

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 2 janeiro 2012 | 20:08

Tatiana,

Quando a solicitação for indeferida, não precisa pedir o cancelamento da mesma, refaça a alteração e envie o arquivo para a RFB novamente.

Lembrando que, a data da abertura ou alteração, é a data do registro na Jucesp ou Cartório, mande através de SEDEX para a RFB, toda a documentação novamente, ou seja, o DBE e cópia autenticada do ato constitutivo ou alterador.

Att.
Adalberto

Adalberto José Pereira Junior
Contabilidade
Consultoria/Assessoria Tributária
[email protected]
(16) 99263-0266
Kleber Santos

Kleber Santos

Iniciante DIVISÃO 4, Cobrador(a) Externo
há 12 anos Quinta-Feira | 19 janeiro 2012 | 16:17

Boa Tarde

Prezados

estou com um problema no preenchimento do FCPJ, para alteração de LTDA para S.A, estou incluído os eventos de nº 225, 220, 257.

Estou alterando o responsável, o nome e o NIRE, tenho que mudar o QSA?

Como devo proceder?

Grato pela atenção.

Juliana Mendes Arrivabene

Juliana Mendes Arrivabene

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 20 janeiro 2012 | 18:14

Kleber, estou com a mesma dúvida.

Acontece que já fiz mais de 10 pedidos e sempre a mesma resposta: "para alteração de natureza jurídica não deve ser informada exclusão nem alteração do quadro de sócios".
Acontece que estou transformando uma empresa individual numa ltda e, portanto, deve haver alteração do quadro societário para entrada do novo sócio da empresa. Sem contar que o programa não grava a declaração para envio com o evento 225 e sem o preenchimento do QSA.
Outro problema, desde o dia 17/01 o Receitanet não permite mais o envio pela versão 3.3 e pede para baixar a nova versão, ou seja, a 3.4, mas no site da Receita ainda não consigo visualizar essa nova versão, alguém conseguiu baixá-la? Pode me indicar o caminho pois tenho pressa, ainda mais com essa demora em se liberar o CNPJ.

Luciana Domingues Ferreira

Luciana Domingues Ferreira

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 11 abril 2012 | 12:19

Colegas boa tarde!
Continuando o assunto, em 2011 foi feita uma alteração - saída do sócio e redistribuição de capital - porém no QSA não foi informado a nova cota para cada sócio que permaneceu no contrato, gerando pendência na RFB. Tentei preencher uma nova solicitação para alterar apenas o capital social mas no QSA não habilita o evento, como proceder? Fui me informar no posto sem obter sucesso. Agradeço a atenção!

anderson

Anderson

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Depto. Pessoal
há 12 anos Quarta-Feira | 25 abril 2012 | 11:28

Olá pessoal, alguém poderia me ajudar, preciso fazer a mudança de um síndico de um prédio, como fazer passoa a passo no preenchimento da FCPJ, é a primeira vez que faço.

Agradeço.

Felipe Manoel Pereira de Albuquerque

Felipe Manoel Pereira de Albuquerque

Iniciante DIVISÃO 5, Não Informado
há 12 anos Quinta-Feira | 10 maio 2012 | 16:44

Pessoa estou com um problema aqui será que podem me ajudar.
Sou novo na área e estou tentando abrir uma empresa que é sociedade ltda.
O processo já foi deferido na JUCEPE, mas a RFB não está deferindo, está dando o seguinte problema:
Sua solicitação não foi atendida pelo(s) motivo(s) abaixo indicado(s):
RFB
Qualificação dos sócios/administradores informada no QSA diferente da constante no ato constitutivo/alterador.

Preenchi tudo como manda o figurino, agora fiquei sem entender o problema.
No programa CNPJ estou colocando um dos sócios como Sócio Administrador só que no contrato deferido pela JUCEPE eu não nomeei ninguém como sócio administrador.
Esse pode ser o erro? Tenho que colocar no preenchimento apenas Administrador e no QSA sócio?
Fico no aguardo.

Osvaldo Librandi

Osvaldo Librandi

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 4 julho 2012 | 18:29

Prezados colegas Boa Noite
Por favor preciso de ajuda;
estou tentando mudar o responsavel perante ao CNPJ da RFB e não estou conseguindo. já enviei duas vezes, fiz o seguinte.
no QSA eu dei saida do responsavel perante ao CNPJ e dei entrada do novo Presidente já que trata-se de uma Igreja. sem finslucrativos. A RFB. devolveu o seguinte
1-Responsavel perante o CNPJ não consta no Quadro de Socios e Administradores
2-Igual ao 1
3-O socio informado é o responsavel e deve constar no QSA.

Não sei mais como proceder, por favor aguardo

abraços

Osvaldo Librandi
JESUS é Paz
Wesley Maykson

Wesley Maykson

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 4 julho 2012 | 18:58

Sr. Osvaldo, boa noite,

1-Coloque como responsável o sócio que está entrando e confira antes da entrega do DBE se o sócio que está entrando realmente está preenchido, pois as vezes o programa da Receita Federal sai fora do ar, não salvando o trabalho feito.

Atenciosamente.

" Molduras boas não salvam Quadros ruins"

Wesley Maykson
Cachoeiro de Itapemirim-ES


Osvaldo Librandi

Osvaldo Librandi

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 5 julho 2012 | 10:15

obrigado pela informação
mas ainda estou com duvida;
tenho que colocar o socio que esta entrando na FCPJ no quadro Representante/Preposto, será que é isso e como ficaria oQSA; repetiria socio nº o que está saindo e colocando ai socio nº 2 entrando. aguardo ....

Osvaldo Librandi
JESUS é Paz
Wesley Maykson

Wesley Maykson

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 10 julho 2012 | 14:33

Osvaldo, boa tarde,

Exatamente, no QSA deve constar os dois sócios, tanto o que esta saindo, como o que está entrando.
O mesmo sócio que está entrando deve assinar pelo CNPJ como Representante.

Atenciosamente.
Wesley Bastos.

" Molduras boas não salvam Quadros ruins"

Wesley Maykson
Cachoeiro de Itapemirim-ES


Raimundo Gomes

Raimundo Gomes

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 11 julho 2012 | 18:22

Olá Pessoal Boa tarde, já li e reli esse tópico e outros tópicos do fórum em buscar de solução para o meu problema, que o seguinte; estou fazendo uma alteração de contrato unipessoal, O sócio representante esta saindo ficando somente um na empresa. Fiz alteração do responsável pelo cnpj (Evento 202) e alterei o QSA (Dei saida no sócio). A RFB Não atendeu meu pedido pelos seguintes motivos;

Evento 202 - Responsável informado é diferente do constante na base CNPJ. (654.430.633-91) "Sendo que este é sócio que vai ficar".

QSA - Natureza jurídica exige a exclusão de todos os integrantes do QSA constantes na base CNPJ.

Aonde estou errando me ajudem por favor, ja fiz esse processo mais de 5 vezes e não estou conseguindo.
Abraços.

RENAN DE ALMEIDA GARCIA

Renan de Almeida Garcia

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 11 julho 2012 | 18:39

pode ser que ele ainda não consta na base da receita federal o responsável, então primeiro vai ter que inclui-lo. So para ver se fez correto coloque o código 202 depois coloque o nome do novo sócio que vai assinar, la no QSA coloque ele incluindo e o antigo saindo. Se estiver dando errado no sócio antigo é pq ele não esta na base da receita, terá que inclui-lo primeiro.

Página 3 de 8

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.