x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 8

acessos 2.037

Sociedade de aquisição de participação societaria

DAMIANA CARVALHAL ZEITUNE

Damiana Carvalhal Zeitune

Bronze DIVISÃO 1, Não Informado
há 12 anos Terça-Feira | 27 dezembro 2011 | 18:48

Boa Noite a todos,

Gostaria de saber se uma sociedade que tenha como atividade a aquisição de participação societaria e controle de outras sociedades assim como participar de associações com outras sociedades, é obrigada a inscrição Estadual?

Desde já agradeço.

isabel cristina Gambim

Isabel Cristina Gambim

Iniciante DIVISÃO 2, Sócio(a) Proprietário
há 12 anos Segunda-Feira | 2 janeiro 2012 | 03:34

Bom dia, preciso de uma informação de como proceder: Sou sócia de uma empresa somente verbalmente, criei um projeto e será implantado primeiramente na minha cidade, mais meu socio é de outra cidade. Posso abrir uma empresa na minha cidade como filial e ter plenos poderes sobre esta filial onde eu implantarei o projeto? Existe algum contrato legal para isso. pois temo que o projeto de outra cidade possa metrazer despesas que minha cidade não gerou.
se alguém puder me orientar agradeço.
Não sei se fui clara na pergunta, se precsar de mais informações estou a disposição

Um abraço.
Aguardo um retorno.

Daniel Tadeu Motta

Daniel Tadeu Motta

Bronze DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 2 janeiro 2012 | 16:59

Isabel Cristina Gambim

Boa Tarde Isabel

No meu ponto de vista acharia melhor você ficar somente como sócia desta primeira empresa, sem participar diretamente da administração, se for o caso de você apenas participar para compor o quadro societário, ficar apenas com o mínimo possível de participação no capital social,
e abrir uma nova empresa em sua cidade, se for interassante para você, esta empresa poderia ser indivudual, assim você não se preocuparia com sócio.

Daniel Motta

isabel cristina Gambim

Isabel Cristina Gambim

Iniciante DIVISÃO 2, Sócio(a) Proprietário
há 12 anos Terça-Feira | 3 janeiro 2012 | 00:33

Boa noite Daniel, não entendo muito sobre contratos e formas de empresas.
sou publicitária e me dedico a criação de projetos (negócios sociais) e neste projeto que criei me foi proposto uma sociedade de 50% no lucro liquido, como forma de pagamento do meu trabalho. o projeto é na área de educação em valores e atuará em três frentes: escolas, pais e tereceiro setor como um projeto social que faz captação e doação de valores para subsidiar projetos sociais na área de educação (inclusão digital e profissionalizantes para jovens e adolescentes de baixa renda em risco social e econõmico) o projeto será implantado em todo o país e eu terei 50% do valor liquido de todas as cidades, mas não sei como formalizar isso e nem como controlar financeiramente os meus lucros e a contabilidade desse projeto. temo que algumas cidades criem dividas e eu tenha que arcar com essas dívidas. o que vc me orienta. Como pagar menores impostos, pois o projeto leva palestras, programas e revistas para pais e educadores.
Sei que é complexo, mas estou preocupada. Afinal os pagamentos dos apoiadores do projeto já começam a ser depositados no inicio de fevereiro.
Me desculpa a extensão do texto. mas estou precisando de ajuda.

Um forte abraço

obrigada pela a atenção.

Isabel.

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 3 janeiro 2012 | 09:18

Isabel
Bom dia


Contabilmente vc pode trabalhar com centro de custo para separar as receitas / despesas de cada projeto, no entanto vc não pode ser remunerada diretamente por esse trabalho sob risco de ser tributada pelo INSS como pro labore.

Na empresa a divisão dos lucros entre os socios deve ser respeitando a participação de cada um, há como manter a distribuição desproporcional a cada socio colocando isso no contrato social mas não elimina o risco.


Heloisa Motoki

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.