x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 11

acessos 15.061

Duvidas sobre MEI

Andre

Andre

Iniciante DIVISÃO 4, Não Informado
há 12 anos Sexta-Feira | 13 janeiro 2012 | 22:29

Boa Noite

Eu já tenho um MEI aberto na área de motopeças (hobby). Como também gosto de informática, pretendo fechar esse MEI e abrir outro no ramo de informática.

Sei que posso alterar o CNAE, mas prefiro fechar esse para ter um histórico novo da atividade.

Tenho algumas questões e espero que vocês me ajudem, pois sou totalmente leigo nessa parte.

1.) Posso cancelar um MEI e abrir outro com o mesmo CPF após o outro ser fechado por completo?

2.) Qual o custo justo que um contador pode cobrar em média para finalizar esse MEI. Sei mais ou menos que tem que dar baixa na JUCESP e RECEITA.

2.) Pretendo vender softwares de informática já criados (não personalizados) pela internet

Visualizando os códigos do CNAE do MEI, verifiquei esse aqui que me atende o que eu quero

COMÉRCIO VAREJISTA ESPECIALIZADO DE EQUIPAMENTOS E SUPRIMENTOS DE INFORMÁTICA

Nas subclasses desse CNAE tem o termo " o comércio varejista de programas de computador não-customizáveis " o que me atende

Estou correto?

Grato

marcelo oliveira mendes

Marcelo Oliveira Mendes

Ouro DIVISÃO 2, Relações Públicas
há 12 anos Sábado | 14 janeiro 2012 | 22:20

Andre

Coléga interressante sua pergunta em relação a preço justo, trabalhei muitos anos na região da paulista atualmente trabalho em osasco e região realmente estou pasmo pois a diferênça de honorários é absurda, seí quê uns escritórios cobra os mesmos valores de escritorios da capital.

Como o processo de baixa de um mei é cobrado como de uma micro empresa acredito quê na grande são paulo você pode economizar + ou - uns 30 a 40 % dependendo da região onde você fez o orçamento.

Boa sorte

Marcelo

Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 12 anos Domingo | 15 janeiro 2012 | 01:19

1.) Posso cancelar um MEI e abrir outro com o mesmo CPF após o outro ser fechado por completo?

R - Pode, lembre-se que para cancelar um MEI o mesmo deve estar sem nenhuma restrição de débitos ou de declarações.

2.) Qual o custo justo que um contador pode cobrar em média para finalizar esse MEI. Sei mais ou menos que tem que dar baixa na JUCESP e RECEITA.

R - Geralmente o custo é o mesmo da abertura que ele cobra de uma individual (EI) variando de acordo com o porte do escritório absurdamente de valor.

As demais perguntas sim, o teto do MEI agora é 60.000 reais anual.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055
Andre

Andre

Iniciante DIVISÃO 4, Não Informado
há 12 anos Domingo | 15 janeiro 2012 | 12:42

Obrigado pelas respostas.

Me bateu uma dúvida. Como os softwares já estão criados (tinha desenvolvido eles em meados de 2006) eu não tenho custo de fornecedor. O único custo que poderá ter é com periféricos (monitor, impressoras) que eu posso trocar em ano em ano.

1.) A receita poderá implicar se quando eu mencionar no meu relatório mensal mais entrada do que saída?

2.) Quero emitir nota fiscal eletrônica, quais os procedimentos?

Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 12 anos Domingo | 15 janeiro 2012 | 14:45

Marcelo Oliveira Mendes - Abertura do MEI não é cobrado, demais serviços ou o SEBRAE se responsabiliza ou haverá encargos do contador sim, pois tudo do MEI gera pagamentos do mesmo valor das taxas de uma empresa individual, o CRC fala sobre isto explicitamente.


Andre

1) Sua saida neste ano de 2012 não poderá extrapolar 60.000 reais, no caso da entrada o que seria basicamente o percentual de entrada, caso não venda os periféricos e seja de uso para confecção dos softwares poderá deixar-los como imobilizado da MEI.

2) Para emitir NFE http://www.emissornfe.fazenda.sp.gov.br/ siga as instruções deste site.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055
Andre

Andre

Iniciante DIVISÃO 4, Não Informado
há 12 anos Domingo | 15 janeiro 2012 | 15:06

Olá Phillipe.

Fiz confusão na pergunta

1.) A receita poderá implicar se quando eu mencionar no meu relatório mensal mais entrada do que saída?

que no caso seria mencionar saída mais do que entrada.

Os softwares já estão prontos. A única coisa que eu posso estar comprando é um computador e peças de informática que eu troco periodicamente para o meu uso. Minha renda mensal está em torno de 2500 por mês.

No termo " imobilizado da MEI", que dizer que nesse caso não poderia ser MEI?

Pensando, a única coisa que eu pago mensalmente é a hospedagem dos servidores, uma vez que o software é distribuído por download. O problema é que a hospedagem é americana. Todo mês é debitado no meu cartão crédito internacional. Isto poderia estar entrando como ENTRADA?

Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 12 anos Domingo | 15 janeiro 2012 | 16:02

Compre os PC's usando os dados da empresa, ficarão como imobilizados para uso e desenvolvimento de seus produtos, não implicando nada sobre isto.

Imobilizado = termo contábil para designar equipamentos para uso na empresa, seja ele sistemas, mesas, cadeiras, computadores, veiculos etc...

Se o cartão for empresarial, não constitui entrada da empresa e sim entraria no caso de despesas que não precisariam ser contabilizadas já que você não tem balanço, e na entrega do DASN não tem opção para colocar tais despesas.

ENTRADA = constituiria algo que você fosse usar para fabricar seus materiais fisicos, no caso de softwares que não tem distribuição fisica (sem midia de cd, dvd ou etc), tudo que usar para manter-los no ar e propagar será despesa comum. Ex. Internet, computadores, servidores de hospedagem, dominio, etc...

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055
Andre

Andre

Iniciante DIVISÃO 4, Não Informado
há 12 anos Domingo | 15 janeiro 2012 | 16:32

Obrigado Phillipe

O cartão internacional está no meu nome. Se for assim, posso declarar os anúncios que eu pago que está em média de 60,00 reais e a hospedagem em torno de 30 reais. Fixo eu tenho uma despesa de 90 reais. Fora outras coisas que eu compro no decorrer desse tempo, como placas de vídeo, licença de softwares entre outros.

Andre

Andre

Iniciante DIVISÃO 4, Não Informado
há 12 anos Terça-Feira | 17 janeiro 2012 | 16:01

Uma dúvida:

Como os softwares foram desenvolvidos por mim e já estão fechados (não personalizado), existe algum problema da receita multar dizendo que devo ser "desenvolvedor de softwares". Pretendo quando tiver mais estrutura, mudar para uma ME com um CNAE de desenvolvimento. Como meu ganho é abaixo de 3000, O MEI é ideal pra mim. Estou como base do CNAE "o comércio varejista de programas de computador não-customizáveis".

Não trabalharei com desenvolvimento personalizado. Apenas crio e vendo na internet com meu código de produto.

Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 12 anos Terça-Feira | 17 janeiro 2012 | 16:14

Ela não olhará este pormenor... Verifique apenas os direitos de propriedade sobre seu produto, para poder provar que realmente voce é o programador dos mesmos.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055
Andre

Andre

Iniciante DIVISÃO 4, Não Informado
há 12 anos Terça-Feira | 17 janeiro 2012 | 19:06

Olá Phillipe

Então, todos os programas desenvolvidos levam meu email, site e logomarca. Eu faço um trabalho que nem um desenvolvedor comum, a diferença é que eu faço e fecho o código, ou seja, não faço alteração pra clientes específicos.

Minha dúvida e se um dia acontecer uma fiscalização, eles olharem e perguntarem quem é o fornecedor desses programas. A resposta seria "EU". O problema e eles dizerem que eu to na CNAE errada, que deveria ser desenvolvedor. Ate eu explicar que eu desenvolvo pro varejo com código fechado sem alteração é outra história.

A própria MEI proíbe você ser desenvolver softwares, mas por outro lado abre brecha com essa CNAE que eu informei.

Eu não compro o software de outro fornecedor e vendo por X. Mas faço e vendo por Y, mas tenho Z custo pra manter o serviço ativo (fornecedores externos).

Só irei emitir nota para empresas. 95% dos meus clientes são pessoas físicas. E quando for emitir nota, pretendo colocar PROGRAMA XXXX COD: YYYY (NÃO PERSONALIZADO). Tanto que no desenvolvimento, só um cliente pode ter esse sistema. Nesse método que eu to pretendendo, N empresas podem ter esse programa.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.