x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 17

acessos 84.582

Alteração de Empresario Individual para EIRELI

Ana Romero Pereira

Ana Romero Pereira

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 24 janeiro 2012 | 23:57

Caros Colegas boa noite!

Tenho um cliente que gostaria de transformar a empresa dele (Empresário Individual) para EIRELI.

quais seriam os procedimentos?
existe algum contrato ou já que ele possui o Requerimento Empresário será feito no mesmo modo?

Desde já agradeço pela ajuda!

Adilson Rodrigues

Adilson Rodrigues

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 26 janeiro 2012 | 16:45

Olá Ana.

É possível sim fazer esta transformação.

Os procedimentos estão expostos passo-a-passo em um excelente trabalho realizado pela Jucesp de Bauru. Segue o link do manual. Esta bem explicativo, com modelo de contrato e os prints dos formulários e telas que deverá preencher. Manual Transformacao

Espero ter ajudado.

Adilson Rodrigues
Contabilista Freelancer Paralegal
São Paulo - SP
Rogerio Lobo

Rogerio Lobo

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 31 janeiro 2012 | 17:53

eu queria saber se pode alterar o capital (R$ 5.000,00) do empresario para 70.000,00 no ato de alteração de tipo juridico ou eu devo primeiro fazer a alteração de capital para depois mudar o tipo juridico com o novo capital...

Adilson Rodrigues

Adilson Rodrigues

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 31 janeiro 2012 | 17:57

Rogério.

Sinceramente ainda não peguei uma alteração dessas.

Acredito que você pode fazer a transformação (individual para eireli) , e neste mesmo ato (quando estiver preenchendo o CADWEB) você já informa alteração de capital (aumento).

Veja se é permitido.

Adilson Rodrigues
Contabilista Freelancer Paralegal
São Paulo - SP
Adilson Rodrigues

Adilson Rodrigues

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 1 junho 2012 | 13:37

Olá Raimundo!

É possível a transformação. No entanto, é fundamental que você obtenha maiores dados (tipos de formulários etc) na Junta Comercial de seu Estado ou no cartório de pessoas jurídicas de sua cidade.

Pois cada Estado tem uma regra, o que não deveria.

Adilson Rodrigues
Contabilista Freelancer Paralegal
São Paulo - SP
André Antonio Velozo Pires

André Antonio Velozo Pires

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 15 junho 2012 | 22:21

Boa noite senhores,

De acordo com suas informações pode ser feito a transformação de empresario individual para uma empresa eireli, so gostari de saber se voces tem em seus guardados um modelo de contrato de transformação.

Desde de ja agradeço a ajuda.

André Pires
Consultor Financeiro
Raimundo Gomes

Raimundo Gomes

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 19 junho 2012 | 10:46

Obrigado, Adilson. Eu já tinha me posicionado antes do conselho. Verifiquei os procedimentos aqui na JUCEMA. Um pouco burocrático mas estamos desenrolando. Obrigado pela prestação.
Abraços

Adilson Rodrigues

Adilson Rodrigues

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 19 junho 2012 | 11:04

Olá Raimundo Gomes
Infelizmente a burocracia impera na maioria dos órgãos públicos. Mas com muita paciência a gente consegue resolver as coisas.
Boa sorte!

Adilson Rodrigues
Contabilista Freelancer Paralegal
São Paulo - SP
Leopoldo Araújo Guerra

Leopoldo Araújo Guerra

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 26 junho 2012 | 08:36

Na transformação de empresa individual em EIRELI, quando do preenchimento e finalização do cadastro sincronizado, a Receita Federal não atende minha solicitação pelos seguintes motivos:

1) Terceiro dígito do NIRE incompatível com a natureza jurídica (eu informo o NIRE da antiga empresa e a natureza da nova empresa que é EIRELI). Mas eu não tenho o novo NIRE, pois a empresa ainda não foi registrada na JUCEMG.

2) É necessário haver administrador no QSA (eu informei o titular da empresa individual também como titular do EIRELI).

3) Responsável perante o CNPJ não consta no Quadro de Sócios e Administradores (como não? se o sócio da empresa individual é o mesmo da nova empresa?)

4) Sócio inexistente no QSA da base CNPJ (como não? é o mesmo)

ALEXANDRE PEREIRA DE OLIVEIRA

Alexandre Pereira de Oliveira

Bronze DIVISÃO 2, Professor(a) Universitário
há 12 anos Segunda-Feira | 2 julho 2012 | 19:00

Pessoal,

Estou tentando transformar um Empresario Individual em EIRELI aqui na JUCEA(Amazonas)

Fiz os dois processos. Um para o empresario (transformacao) outro para a EIRELI (ato de constituicao por transformacao).

O processo nao foi arquivado.

Motivo:
O Capital do empresario era de 30.000,00 e, a JUCEA exigiu que, antes do arquivamento do ato de Constituicao por Transformacao em EIRELI, o empresario tenha seu Capital aumentado (o capital deve ser maior ou igual a 100 s.m.).

Solucao: Primeiro teremos que arquivar ato do empresario aumentado o Capital. Após o arquivamento desta alteracao que deverei apresentar os atos da transformação.

Portanto, os empresarios que possuirem capital menor que 100 s.m. devem proceder desta forma.

Abç,

Alexandre Oliveira

Alexandre Oliveira
Emerson F. Duarte

Emerson F. Duarte

Prata DIVISÃO 1, Proprietário(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 2 agosto 2012 | 09:05

Bom Dia,

Fiz uma pesquisa no forum e não encontrei "modelo de transformação de empresario individual (EI) para Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI) ".

Alguem ja fez este tipo de transformação? Tem um modelo de contrato para ser disponibilizado?

Desde ja agradeço.

Abraços.

Rafael Armbrust

Rafael Armbrust

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 16 outubro 2012 | 09:20

Amigos, na hora que eu estou fazendo a transformaçao de empresario individual em eireli, na hora do preenchimento do documento eletronico da jucesp, no campo nome empresarial, eu coloco a discriminaçao eireli? exemplo: maria das dores rosa eireli me?

Grato

KELLY LIOI SURUAGY

Kelly Lioi Suruagy

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 22 outubro 2012 | 17:16

Boa Tarde,

Para a inclusão do ME / EPP no ato de contituição não pode, mas quando estou fazendo uma tranformação de Empresário para EIRELI e a empresa já esta enquadrada como ME, eu devo manter no nome???Ou por ser uma ATO de constituição (mesmo que por Transformação) não menciono, apenas nas alterações posteiores??

Grata..

Kelly Lioi
Contadora

[email protected]
DEJANIRA CORREA BUENO

Dejanira Correa Bueno

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Escritório
há 10 anos Quarta-Feira | 14 agosto 2013 | 14:33

Boa Tarde,

Tenho uma duvida referente ao processo de transformação de empresário para EIRELI, quando é feito o requerimento de transformação eu já devo colocar os capital social permitido pela EIRELI ou somente o contrato eu coloco e em relação ao contrato eu coloco somente a diferença do capital a integralizar.

Ex: Minha empresa possui um capital já integralizado no valor de R$ 500,00 e as empresas EIRELI tem que ter um capital de no minimo de 100 x o salário minimo vigente certo, sendo assim eu irei colocar somente o que falta integralizar no capital social?

Desde já agradeço pela informação.

ALEXANDRE PEREIRA DE OLIVEIRA

Alexandre Pereira de Oliveira

Bronze DIVISÃO 2, Professor(a) Universitário
há 10 anos Quarta-Feira | 14 agosto 2013 | 15:23

Dejanira, boa tarde!
O capital do meu cliente Empresario Individual era 30.000,00.

Tive que realizar o seguinte procedimento para transformá-lo em EIRELI:

1 - Arquivar uma alteração de aumento de capital - evento 021;
2 - Arquivar uma transformação - evento 046;
3 - Arquivar um ato constitutivo por Transformação de Empresario em Eireli

O aumento de capital para 100 Salario minimos(hoje 67.800,00) deve ser feito antes da Transformação (2 e 3);

Os arquivamentos 2 e 3 têm que ser feitos simultâneamente.

Alexandre Oliveira

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.