x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 9

acessos 1.278

Encerramento de empresa

Cristina Baptista

Cristina Baptista

Iniciante DIVISÃO 5, Assistente Administrativo
há 12 anos Terça-Feira | 31 janeiro 2012 | 08:39

Bom dia, meu marido tem uma empresa aberta porque precisava ser PJ na empresa onde trabalhava, agora virou CLT e pedimos para a contadora encerrar a empresa, e apesar de já temos pagado 50% pelo serviço, ainda não assinamos nada, isso já faz um ano e pesquisei na junta e receita federal e a empresa consta como ativa, mas ela diz que o processo é lento para fechar a empresa, minha pergunta é: o que posso fazer para saber se ela realmente deu entrada para fechamento da empresa? sempre pagamos tudo muito certinho, meu medo é que ela não tenha dado nem entrada para fechamento e tb não esteja entregando as obrigações acessórias. Me ajudem por favor? Grata.

Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 12 anos Terça-Feira | 31 janeiro 2012 | 10:03

Primeiramente para se dar baixa na empresa, é necessário assinar o Requerimento de empresário (para o caso de empresa individual) ou Distrato Social (para o caso de empresa Ltda.) para a Junta Comercial e o DBE para Receita Federal se não chegaram documentos para assinar então a baixa nem sequer foi dado entrada muito menos elaborada no escritório.

Para se dar baixa na empresa é necessário que todos débitos ou pendências de entrega de declarações sejam pagas ou feitas, para verificar se a empresa está quite basta ir na agência da Receita Federal e da Sefaz munido do número do CNPJ.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055
Cristina Baptista

Cristina Baptista

Iniciante DIVISÃO 5, Assistente Administrativo
há 12 anos Terça-Feira | 31 janeiro 2012 | 10:53

Muito obrigada Phillipe, mas e agora, o que faço, realmente o distrato não foi feito, ela disse que precisava tirar primeiramente as certidões nos órgãos competentes, mas isso procede???? devo confiar o fechamento à outro contador? mas e a documentação que está com ela??? as obrigações caso ela não tenha entregue vou pagar multa por elas??? Desde já agradeço !

Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 12 anos Terça-Feira | 31 janeiro 2012 | 11:32

Olá Cristina

- ela disse que precisava tirar primeiramente as certidões nos órgãos competentes, mas isso procede????

R - No caso das certidões sim procede, é necessário juntar certidões da Receita Federal, INSS, Caixa, Sefaz, elas só são liberadas caso esteja tudo certo de pagamentos e declarações.

- devo confiar o fechamento à outro contador?

R - Isto é uma decisão pessoal do empresário.

- mas e a documentação que está com ela?

R - Você pode solicitar a ela os documentos para checar se está tudo certo, para ver se há pendência basta ir na agência da Receita Federal e da Sefaz.

- as obrigações caso ela não tenha entregue vou pagar multa por elas?

R - Caso tenha deixado de transmitir alguma declaração gera multas sim, quem vai pagar ai cabe a acordo entre cliente e contador.



-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055
Cristina Baptista

Cristina Baptista

Iniciante DIVISÃO 5, Assistente Administrativo
há 12 anos Terça-Feira | 31 janeiro 2012 | 11:47

Oi Phillipe, então as certidões vem antes do distrato ou tanto faz? essas certidões costumam demorar a sair? eu como pessoa física e sócia da empresa posso ir a qualquer posto da Receita verificar se existem pendências? Grata

Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 12 anos Terça-Feira | 31 janeiro 2012 | 11:55

As certidões tem de sair antes do extrato, se a empresa não tiver problemas sai no mesmo instante pela própria internet, se tiver problemas demora pois tem que pagar caso tenha débitos e declarar se tiver algo em aberto.

Sim poderá ir a qualquer posto da Receita Federal com o número do CNPJ e verificar as pendências e veja também na Sefaz, Inss e Caixa também é necessário para reunir as certidões saber se está tudo OK.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055
Fabio Ferreira

Fabio Ferreira

Bronze DIVISÃO 3, Autônomo(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 1 fevereiro 2012 | 11:02

Bom dia a todos!!!


Meu caso é parecido com a colega acima, tenho uma empresa em meu nome junto com um socio, ela esta inativa a cerca de 10 anos, mais todo ano faço impostos pessoa juridica inativa. Gostaria de saber quais os procedimento de tomar para encerrar a empresa, pois o meu socio deixou de mão e o meu cpf é que consta como titular.

Obrigado.

Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 1 fevereiro 2012 | 20:10

Olá deverá chegar na Junta Comercial se ela já não se encontra cancelada automaticamente, caso negativo deverá redigir um DISTRATO SOCIAL e encaminhar para Junta Comercial, os 2 sócios devem assinar.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055
Fabio Ferreira

Fabio Ferreira

Bronze DIVISÃO 3, Autônomo(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 1 fevereiro 2012 | 21:09

Muito Obrigado Phillipe.

Preciso tirar as certidões antes de ir a Junta, a empresa não tinha funcionários.


Por Gentileza poderia me passar quais os passo para o encerramento da empresa.



Grato,

Fábio

Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 1 fevereiro 2012 | 21:54

Reunir todas certidões negativas, redigir um Distrato Social (modelo você encontra no site da Junta Comercial de seu estado), preencher CNPJ para gerar um DBE com evento de Baixa (o programa CNPJ 3.4 você encontra no site da Receita Federal) fazer uma declaração de inatividade do ano corrente até a data que redigiu o contrato com evento de baixa marcado, e encaminhar tudo para Junta Comercial. Em alguns casos o DBE é entregue depois diretamente na Receita Federal (muda a cada estado).

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.