x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 5

acessos 6.653

Duvidas após abertura de MEI

André Perusso

André Perusso

Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a) Rede
há 12 anos Quarta-Feira | 1 fevereiro 2012 | 08:58

Bom dia a todos colegas do fórum!

Após a abertura de uma MEI pelo Portal do Empreendedor me surgiram duvídas sobre os próximos passos.

As minhas duvídas são as seguintes:
- Abri a minha MEI como comércio e serviços nos CNAEs, como faço para solicitar NF´s?
- É possível alterar o nome fantasia de uma MEI? Pois, a razão social ficou como meu nome seguido de meu CPF e eu gostaria de definir um nome fantasia para poder fazer cartões de visitas e material publicitario

Fico no aguardo de um auxílio dos colegas do fórum.

Desde já agradeço.

Att.
André Perusso

Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 1 fevereiro 2012 | 09:03

André Perusso, olá vamos lá as respostas.

- Abri a minha MEI como comércio e serviços nos CNAEs, como faço para solicitar NF´s?

R - basta levar o certificado de MEI para uma gráfica e informar a quantidade que eles já fazem, informe ser talão para comércio e outro para serviço.

- É possível alterar o nome fantasia de uma MEI? Pois, a razão social ficou como meu nome seguido de meu CPF e eu gostaria de definir um nome fantasia para poder fazer cartões de visitas e material publicitario.

R - Para alterar o nome fantasia basta ir no site da Receita Federal, baixar o programa CNPJ 3.4 e marcar a opção lá do evento, transmitir pela internet, aguardar uns 30 minutos e ir no site da Receita para consultar se foi liberado, ao liberar ele libera um documento chamado DBE que deverá ser assinado e reconhecido assinatura para levar numa agência, não gera nenhuma taxa para fazer isto.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055
André Perusso

André Perusso

Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a) Rede
há 12 anos Quarta-Feira | 1 fevereiro 2012 | 09:48

Bom dia Phillipe Hugo Gamboa Silva Batista,

Grato pelas respostas, se possível gostaria de tirar mais algumas duvídas com você caso não considere abuso de minha parte.

R - basta levar o certificado de MEI para uma gráfica e informar a quantidade que eles já fazem, informe ser talão para comércio e outro para serviço.
P - Mas para solicitar o talão a gráfica eu não preciso do AIDF? Onde posso solicitar o AIDF?

- É possível alterar o nome fantasia de uma MEI? Pois, a razão social ficou como meu nome seguido de meu CPF e eu gostaria de definir um nome fantasia para poder fazer cartões de visitas e material publicitario.
R - Para alterar o nome fantasia basta ir no site da Receita Federal, baixar o programa CNPJ 3.4 e marcar a opção lá do evento, transmitir pela internet, aguardar uns 30 minutos e ir no site da Receita para consultar se foi liberado, ao liberar ele libera um documento chamado DBE que deverá ser assinado e reconhecido assinatura para levar numa agência, não gera nenhuma taxa para fazer isto.
P - Não entendi muito bem a parte da agência a que você se refere, seria a Junta Comercial ou a Secretária da Fazenda?

Desde já agradeço.

Att.

André Perusso

Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 1 fevereiro 2012 | 09:54

Agência da RECEITA FEDERAL.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055
ALAN FILIPE CALHEIROS DE ALBUQUERQUE

Alan Filipe Calheiros de Albuquerque

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 24 fevereiro 2012 | 16:53

Olá boa tarde!

Tenho um cliente que vai comercializar energéticos derivados de produtos naturais. E como ele está inciando sua operação e não tem clico de receita ainda, estou pensando em registra-lo como MEI. A minha dúvida é em qual C.N.A.E faço o cadastro dele. Tenho uma opção de cadastra-lo como COMERCIANTE DE PRODUTOS NATURAIS seria possível?

Alan Filipe

Lucas da Rocha Antunes

Lucas da Rocha Antunes

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 4 maio 2012 | 02:13

Prezado Alan,

Verifique se na relação constante no site do empreendedor individual ao registrar seu cliente se possui esta descrição para e o respectivo CNAE. Caso não tenha o CNAE Específico, pode registra-lo com um CNAE que se aproxime do realmente pretendido.

Espero ter ajudado!!

LUCAS ANTUNES - CONTADOR
LRA ASSESSORIA CONTÁBIL - O Seu Negócio Começa Aqui
(21) 3173-2758 / 99256-5728/97966-2057
[email protected]
https://www.LRACONTABIL.COM.BR

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.