x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 6

acessos 1.611

Constituição de Empresa

Diego Ferrer Capelo

Diego Ferrer Capelo

Bronze DIVISÃO 3, Não Informado
há 12 anos Segunda-Feira | 13 fevereiro 2012 | 17:43

Olá amigos Contadores,

Estou com uma dúvida a que tipo de tributação uma empresa se enquadra. Serei muito grato a quem ajudar.

A empresa compra produtos ( camisas, canecas, canetas, placas, troféus etc), os personaliza e revende. É um tipo de empresa de comunicação visual e também fabrica placas e letreiro para estabelecimentos.

Eu acredito que esta tipo de negocio se enquadre como serviço, mas como há a revenda de mercadoria, fiquei nessa dúvida.

Algum contador experiente pode me ajudar?

Obrigado

R.obson

R.obson

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 14 fevereiro 2012 | 08:44

Há probabilidade de que seja enquadrado nas duas atividades. O que você precisa fazer é avaliar qual das duas atividades é a principal para enquadrar a empresa.
Quanto a personalização de produtos, a meu ver, para ser classificado como serviço, sua empresa precisaria receber os produtos dos clientes e apenas prestar o serviço da personalização. Quando há compra, beneficiamento e venda, vejo como um processo industrial.

alex viana de souza

Alex Viana de Souza

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 12 anos Quarta-Feira | 22 fevereiro 2012 | 17:39

Ola

há duas possibilidades, veja se estou correto

1º a empresa compra canecas, faz a personalização e revende a mesma, se for a pedido de algum cliente e a empresa somente fizer a personalização da caneca ela deverá cobrar pelo serviço emitindo uma nota fiscal de servico tributando pelo anexoIII do simples nacional e fazendo uma nota fiscal de venda de mercadoria cobrando o valor da caneca, tributando no anexo I do simples nacional.

2º a outra possibilidade é a empresa receber um pedido de canecas e a mesma fazer o beneficiamento na caneca, ou seja, a personalização poderá ser entendida como beneficiamento tributando no Anexo II do simples nacional.

Minha Opinião, eu aceitaria a 2º possibilidade, menor tributação e pelo o que eu entendi é a situação mais aceitavel, agora veja com o seu cliente exatamente o que ele irá fazer, para quem irá revender, se sera para consumidor final.

espero ter ajudado

ABS

Alex

Alex Viana de Souza
ALAN DELON LOURENÇO MARRA

Alan Delon Lourenço Marra

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 23 fevereiro 2012 | 08:37

Bom dia!
Trabalho em um escritório de contabilidade em MG e temos um cliente que está constituindo uma empresa em CAMPINAS - SP, estou precisando de alguém que possa nos orientar e cuidar desta parte de constituição desta empresa para nós.
Se tiver alguém interessado, favor me comunicar e passar contato.

grato
Alan

alex viana de souza

Alex Viana de Souza

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 12 anos Quinta-Feira | 23 fevereiro 2012 | 09:24

André

Conforme voce havia informado a sua empresa tributa pelo simples nacional, portanto se voce prestar servico que tenha retenção o tomador deverá reter a aliquota de ISS de acordo com o Anexo III em que voce, prestador estiver, exemplo:

de acordo com o seu acumulado, se a sua empresa estiver na primeira aliquota de 6% o tomador deverá reter 2%, nao podera reter conforme a aliquota do municipio da prestação e sim reter conforme a aliquota em que a empresa prestadora se encontra no simples, e assim por diante, se o seu acumulado ultrapasar aliquota faca conforme a tabela do Anexo III, isso deve-se a hierarquia das Leis, uma Lei Federal, como a do simples vigora sobre a Municipal, no entanto voce deverá SEMPRE informar a aliquota no corpo da nota, pois uma vez nao informado o tomador podera reter a aliquota cheia.

Espero ter ajudado

Abs

Alex

Alex Viana de Souza
DINA GHENOV
Articulista

Dina Ghenov

Articulista , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 24 fevereiro 2012 | 14:06

Alguem saberia responder se um contabilista que tem empresa constituida e precisa do registro no CCM PMSP pode ser empregado CLT ao mesmo tempo. A renda obtida no escritorio quando houver como devera ser lancada no Imposto de Renda PF
Obrigada
Dina

" O temor ao Senhor, é o princípio da Sabedoria"




'

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.