x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 33

acessos 11.712

Nome Fantasia MEI

Daniel Gouveia de Souza

Daniel Gouveia de Souza

Iniciante DIVISÃO 1, Sócio(a) Proprietário
há 12 anos Terça-Feira | 14 fevereiro 2012 | 09:47

Sou registrado como MEI e faço manutenção de sistemas de PABX.

Minhas CNAE primaria e secundaria são respectivamente: "95.12-6-00 - Reparação e manutenção de equipamentos de comunicação" e "95.11-8-00 - Reparação e manutenção de computadores e de equipamentos periféricos ".

Não pretendo realizar serviços de consultoria mas gostaria de registrar meu nome fantasia com o termo Consulting (ex.: XPTO Consulting) pois acho que causa uma boa impressão.

Minha preocupação é com relação ao "Consulting" já que atividades de consultoria são vedadas ao MEI. Gostaria de saber se teria algum problema por registrar um nome fantasia do tipo XPTO Consulting.

MARCIO ZAFFANI

Marcio Zaffani

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 15 junho 2012 | 09:33

Fiz por duas vezes o pedido de alteração do nome fantasia e minha solicitação é deferida, porém o nome fantasia não é inserido no CNPJ.

Alguem já conseguiu alterar?

Márcio Zaffani
Contador
Gestor Empresarial
Corretor de Imóveis
Corretor de Seguros
Jornalista
Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 15 junho 2012 | 09:35

Se foi deferido aguarde até 48 horas para emitir um novo cartão de CNPJ pelo site com o nome fantasia, caso mesmo assim não apareca é bom ir numa agência da Receita Federal.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055
FRANCIELE CRISTINE CORDEIRO

Franciele Cristine Cordeiro

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 15 junho 2012 | 09:40

Se não está aparecendo é porque não foi preenchido o campo nome fantasia no programa do cnpj. Não precisa esperar nada, assim que está deferido ele já aparece no site, tanto que aparece um link no final da consulta do dbe que gera direto a imagem do cnpj atualizado com o que você adicionou ou alterou.

Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 15 junho 2012 | 10:55

Se não está aparecendo é porque não foi preenchido o campo nome fantasia no programa do cnpj. Não precisa esperar nada, assim que está deferido ele já aparece no site, tanto que aparece um link no final da consulta do dbe que gera direto a imagem do cnpj atualizado com o que você adicionou ou alterou.


Conforme o Sr.Marcio Zaffani falou acima ele preencheu corretamente e foi deferido o processo de alteração de nome fantasia, mais não apareceu.

Por isso deverá ir numa agência da Receita afim de verificar o ocorrido apesar do sistema ser automatizado, mais ela pode deferir ele na hora. Vez por outra ocorre estes probleminhas no sistema deles.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055
Fausto Ortiz

Fausto Ortiz

Prata DIVISÃO 2
há 12 anos Quinta-Feira | 26 julho 2012 | 23:42

Marcio Zaffani, boa noite.
Me desculpe te incomodar sobre a questão do nome fantasia no MEI. Só gostaria de saber se realmente depois de ter conseguido alterar, o nome fantasia prevalece na hora que vc consulta o cartão CNPJ no site da Receita. Se permanece, seria incomodo informar o CNPJ para consultarmos ? E na Junta Comercial tb prevalece o nome fantasia ? Com este nome, vc acha que poderíamos utilizar para colocar em contratos de prestação de serviço, site, cartão de visita (por exemplo) ?
Obrigado.
Abç.

Fausto Ortiz

Fausto Ortiz

Prata DIVISÃO 2
há 12 anos Sexta-Feira | 27 julho 2012 | 00:06

Bom dia Heloisa, agradeço sua orientação. Na prática vc teria algum caso para vermos como ficou depois de alterado o nome fantasia ? Sobre a questão que coloquei para o Márcio se com esse nome fantasia, poderíamos utilizar para os contratos de prestação de serviços, cartões, sites, etc... ?
Fausto.

Fausto Ortiz

Fausto Ortiz

Prata DIVISÃO 2
há 12 anos Sexta-Feira | 27 julho 2012 | 07:09

Bom dia Maria de Lourdes, entendo, vc é MEI e alterou no cartão CNPJ para que saia seu nome fantasia ? Poderia me enviar para ver como ficou ? Obrigado.
Abç.

FRANCIELE CRISTINE CORDEIRO

Franciele Cristine Cordeiro

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 27 julho 2012 | 08:26

Resumindo a história: Quando você abre o MEI nao dá pra colocar nome fantasia.
Depois numa alteração do CNPJ com DBE você adiciona o nome fantasia e precisa atualizar seu cadastro no município e no estado (dependendo se é serviço ou comércio).
Após isso, o nome fantasia que estiver no ~CNPJ é usado para a "publicidade" e marketing da empresa.
Não existe nome fantasia que prevalece, é apenas um. Se quiser alterar pode ser feito quantas vezes quiser...
O interessante, porém caro e demorado é sempre registrar a marca (nome fantasia) para que ninguém veja a utiliza-lo.

Fausto Ortiz

Fausto Ortiz

Prata DIVISÃO 2
há 12 anos Sexta-Feira | 27 julho 2012 | 08:36

Franciele, bom dia.
Na prática deixe eu ver se entedi, então abro o MEI normalmente, depois disto faço um DBE alterando/incluindo o nome fantasia para a Receita e faço o mesmo na Prefeitura (por se tratar de serviços), é isso ?
Depois de tudo pronto, posso utilizar este nome fantasia para cartões, sites, nos contratos de prestação de serviços, etc.., correto ?
Abç.

Flor Cerqueira Vianna

Flor Cerqueira Vianna

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 25 setembro 2012 | 14:01

Dei entrada num DBE para inclusão de nome fantasia na Receita Federal e 2 meses depois recebi esta resposta:

DATA - HORA ÓRGÃO STATUS
[24/07/2012 - 14:38:26] RFB Sua solicitação foi submetida a verificação automatizada.
[24/07/2012 - 14:38:26] RFB Foi gerado DBE/Protocolo para a solicitação.
[15/08/2012 - 18:28:48] RFB A documentação encaminhada referente à sua solicitação foi recebida pela RFB e
encontra-se em análise.
[21/09/2012 - 12:24:40] RFB A documentação encaminhada referente à sua solicitação foi analisada pela RFB.
Sua solicitação não foi atendida pelo(s) motivo(s) abaixo indicado(s):
ÓRGÃO MOTIVO
RFB Ato constitutivo/alterador que comprova a data de entrada na sociedade informada no QSA não encaminhado.

Eu enviei junto com o DBE uma cópia do CCMEI.

Não entendo qual documento está sendo solicitado?

Algum colega já passou por situação parecida?

Flor Cerqueira 
21 96702-1076 - whatsapp
[email protected]
instagram @florcontabilidade
Flor Cerqueira Vianna

Flor Cerqueira Vianna

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 25 setembro 2012 | 14:48

Preenchi assim (lógico, preservando aqui os dados do cliente, ok?):

MINISTÉRIO DA FAZENDA
Secretaria da Receita Federal do Brasil FCPJ - FICHA CADASTRAL DA PESSOA JURÍDICA
EVENTOS

Evento Data
221 Alteração do título do estabelecimento (nome de fantasia) 24/07/2012

IDENTIFICAÇÃO

Número do CNPJ Número do CNPJ do Estabelecimento Matriz
00.000.000/0000-00
Nome Empresarial (Firma ou Denominação)

Natureza Jurídica Capital Social
213-5 Empresário (Individual)
Título do Estabelecimento (Nome de Fantasia)
xxxxxxxxxxxxxxx
Tipo de Órgão
1 Junta Comercial
NIRE Número de Registro no Cartório Número do CNPJ do Órgão de Registro
xxxxxxxxxxx
Ente Federativo

Tipo de Estatal (Dependência Orçamentária)

Opção pelo convênio com a Junta Comercial
NÃO


Flor Cerqueira 
21 96702-1076 - whatsapp
[email protected]
instagram @florcontabilidade
FRANCIELE CRISTINE CORDEIRO

Franciele Cristine Cordeiro

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 25 setembro 2012 | 15:01

ishh... então acho que não sei ajudar não! as hipóteses que pensei foram essas, de tu ter selecionado outro código ou preenchido o QSA, pq eu acabei de fazer isso essa semana e deu certo. A receita aqui em Blumenau não demora tanto mas deu tudo certo. Estranho...

Flor Cerqueira Vianna

Flor Cerqueira Vianna

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 25 setembro 2012 | 15:11

pois é... acho que dei o azar de um fiscal 'desinformado' ter analisado meu processo....

entendo que não fujo da necessidade de enviar novo processo!!!

você então fez exatamente como eu fiz certo?

agradeço a atenção!!!

Flor Cerqueira 
21 96702-1076 - whatsapp
[email protected]
instagram @florcontabilidade
Página 1 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.