x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 1.236

Abertura de Empresa

Junior

Junior

Iniciante DIVISÃO 4, Free Lancer
há 12 anos Terça-Feira | 14 fevereiro 2012 | 19:49




Ola pessoal, é o meu primeiro post nesse forum, por isso se coloquei essa duvida no lugar errado peço desculpas, e peco tb que me ajudem, obrigado desde ja.


Bom, vamos ao assunto:

Pretendo abrir uma sorveteria, em uma sociedade com outra pessoa, nao queremos envolver os bens pessoais na empresa, e a atividade seria vender sorvete e milkshake, com 2 funcionarios no atendimento, e eu meu socio ficaremos no caixa, pelo menos no inicio.

Estou desenvolvendo o plano do negocio, porem surgem varias duvidas:





1) qual o custo $$$ que terei para abrir essa firma junto a um escritorio de contabilidade?


2) Qual seria a forma juridica?


3) Qual seria o enquadramento tributario?


4) Quais seriam os tributos devidos, suas aliquotas e possiveis beneficios fiscais?


5) No inicio das atividades, eu e meu socio seremos o caixa do estabelecimento, e havera retirada de pro-labore.
Como disse antes, havera 2 funcionarios para trabalhar no atendimento.
Como calculo os gastos com o salario dos funcionarios?
E os gastos com os pro-labore?
Tem que pagar INSS? (pois sei que existem encargos sociais, mas nao sei calcular isso, se possivel com exemplos de valores)


6) Qual seria o sindicato dessa categoria?


7) Qual o custo mensal com o escritorio de contabilidade?


8) Serei obrigado a emitir nota fiscal paulista?
Qual seria o procedimento e/ou requisito, e ainda, o beneficio em se fazer isso?


9) Se alguem tiver mais alguma informação que seja importante ou benefica ao assunto, e eu nao mencionei, por gentileza fiquem a vontade para falar.





Sei que sao muitas perguntas, peço desculpas, mas serao de grande importancia sanar essas duvidas.
Muito obrigado.

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 14 fevereiro 2012 | 21:19


Junior,

Prazer tê-lo aquí no Forum Contábeis, seja bem vindo.

Mesmo me esforçando para auxiliá-lo neste primeiro contato, vejo que por tratar de planejamento tributário e operacional, voce deverá inevitavelmente entrar em contato com um(a) profissional contábil de sua confiança para que juntos, possam dirimir essas dúvidas típicas de tradicional entrevista que antecede a abertura de uma empresa.

Seus questionamentos envolvem questões que seriam divididas na maioria das salas do Fórum Contábeis, o que só reforça a necessidade de tal entrevista.

Boa sorte e esperamos contar com voce em outras postagens.


Att
Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.