x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 1

acessos 564

Diversificação de Negócio

Maria Cristina de Almeida Prado

Maria Cristina de Almeida Prado

Bronze DIVISÃO 2, Gerente Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 5 abril 2012 | 21:54

Olá colegas!

estou precisando de uma ajuda, aliás, super ajuda!

Tenho uma agencia de viagens e estou querendo atuar na área de eventos corporativos. Quanto ao contrato social já está ok, faço uma inclusão desta atividade no negócio da empresa.
A dúvida é com relação ao serviço prestado, por exemplo, contrato um buffet para servir no evento, faço o contrato e emito nota fiscal para o cliente Ok. Agora quero eu mesma comprar as bebidas para serem servidas no evento, posso fazer isso? se puder no repasse ao cliente emito nota fiscal mercantil ou somente a de serviço mesmo? se emito somente a nota de serviço as bebidas são discriminadas somente no contrato ou na nota fiscal também? Quando compro bebidas recebo a nota fiscal mercantil (entrada) como dou a saída das bebidas se eu não precisar emitir a nota mercantil? O contratante dos meus serviços é um consumidor final?
Vou ter uma pessoa trabalhando neste segmento, sendo esta autonoma/free lancer como funciona isso? retençõs conforme a tabela progressiva do IR ou posso pagar apenas o comissionamento com retenção de 1,5% do IR, ou posso mesclar as duas coisas?
Fico no aguardo. Obrigada!

Bruna Vieira

Bruna Vieira

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Sábado | 7 abril 2012 | 12:54

Vc pode comprar e vender as bebidas, mas terá que emitir notas fiscais das mercadorias, além das notas de serviço.

Não vejo problema em mesclar as funções. Eu trabalhava no escritório de uma empresa que faz assistência técnica em copiadoras, eu emitia notas fiscas de serviços para as manutenções e consertos. Mas para as peças novas emitia a nfe de produtos, da mesma forma esta empresa também trabalha com quase todo tipo de mercadoria que pose ser comercializada, mas é claro, tudo previsto no objeto social, que como se pode imaginar é bem extenso.

Att, Bruna

"... vença pelo esforço."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.