x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 9.725

capital intelectual

marcia Ferreira

Marcia Ferreira

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 6 abril 2012 | 14:36

Boa tarde

Ao integralizar o capital social cada socio deve ter sua participação dividida considerando o valor ingresso, porém um dos sócios esta entrando com o capital humano/intelectual. como calcular este valor, porque este sócio é quem esta desenvolvendo todo o projeto. Trata-se de uma industria química.

Paulo Cleomar Araujo

Paulo Cleomar Araujo

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 6 abril 2012 | 22:25

Marcia,

Entendo que não há como contabilizar capital intelectual, devido à dificuldade de se mensurar monetariamente.

A Lei 11.638/2007 trata dos ativos intangíveis, sendo estes os ativos incorpóreos, mas fala da necessidade de se avaliar estes ativos.

Caso algum colega tenha conseguido fazer o registro contábil do capital intelectual, tenho muito interesse em saber a forma utilizada, pois trata-se de assunto que muito me interessa.

Atenciosamente,

Paulo Cleomar Araujo
Pca - Contabilidade do Terceiro Setor
https://www.pcabh.com.br
Fabi Oliveira

Fabi Oliveira

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Domingo | 8 abril 2012 | 19:31

correto Paulo,
não há como agregar valor ao capital social, através de capital intelectual. o capital só pode ser integralizado em dinheiro, bens, ou aquilo que pode ser avaliado e venha a gerar benefício futuro. o capital intelectual ainda não pode ser mensurado. há grande discussão em torno do assunto, mas nao é considerado um bem, por nao poder ser depreciado e/ou avaliado monetariamente, como vc mesmo mencionou.

portanto Marcia,
os sócios precisarão entrar em acordo quanto a forma de integralização do capital. uma idéia interessante, seria que fosse realizado um estudo, pra verificar quanto vale o conhecimento de um dos socios, e o outro sócio, pagar por este conhecimento. entao ambos poderão integralizar valores equivalentes ao capital social.

"A Escrita, Compreendi, foi invenção não de um poeta, mas de um Contador, na necessidade de fazer registros".

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.