x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 18

acessos 4.892

Dúvidas sobre empresa inativa

Daniela Monteiro

Daniela Monteiro

Bronze DIVISÃO 2, Dentista
há 12 anos Quinta-Feira | 3 maio 2012 | 17:16

Olá!! Gostaria de tirar umas dúvidas a respeito de empresa inativa.Estou querendo dar baixa no cnpj da empresa que foi aberta em setembro do ano passado e nunca entrou em atividade. Já tenho a declaração de inatividade,a certidão conjunta negativa de débitos da PGFN e RF, a certidão negativa de débitos relativos às contribuiões previndenciárias e às de terceiros e a RAIS negativa do ministério do trabalho e emprego. O que mais é necessário para conseguir dar baixa dessa empresa?
Aguardo um retorno em breve.
Obrigada, Daniela.

Saulo Martinez Terra dos Santos

Saulo Martinez Terra dos Santos

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Escrita Fiscal
há 12 anos Sábado | 5 maio 2012 | 22:37

Daniela! Para encerramento é necessario elaborar o distrato da sociedade e registrar na JUnta Comercial de MG, caso seja na junta, ou cartorio se for o caso. Feito isso e registrado é só entrar com o pedido de baixa pela Receita Federal através do PGD e aguardar respostas da Receita para que vc envie o distrato autenticado para baixa. Espero ter ajudado. Abraços

Daniela Monteiro

Daniela Monteiro

Bronze DIVISÃO 2, Dentista
há 12 anos Quarta-Feira | 4 julho 2012 | 15:01

Encaminhei a documentação na JUCEMG e o processo esta pendente,pois há "Outras exigências a especificar e fundamentar indicar sobre a distribuição de deveres".
O que devo fazer, pois não houve abertura de conta jurídica e não há valores reais a serem distribuídos. Devo informar a divisão do capital (que se encontra em forma de equipamentos)? Pois, dinheiro não há nenhum, a empresa desde aberta em setembro do ano passado se encontra inativa.
Aguardo por alguma ajuda.

Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 4 julho 2012 | 16:04

na dissolução da empresa deve ser informada a distribuição do capital corretamente, bem como os deveres de quem ficará com a documentação da empresa.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055
Daniela Monteiro

Daniela Monteiro

Bronze DIVISÃO 2, Dentista
há 11 anos Segunda-Feira | 13 agosto 2012 | 11:44

Outra pendência para a baixa do cnpj. .."indicar sobre a distribuição dos poderes". Este ítem se refere a quem ficará a guarda (posse) dos documentos? Se alguém puder esclarecer,fico grata.

Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador

Mário Gilberto Barros de Melo

Moderador , Sócio(a) Proprietário
há 11 anos Segunda-Feira | 13 agosto 2012 | 11:50

Bom dia Daniela,


Refere-se a indicação de quem (qual sócio) ficara responsável pelo Ativo e Passivo da empresa, bem como pelos documentos e livros contábeis.


No site da JUCEMG, tem modelo de Distrato.

"O conhecimento é a única riqueza que quando é dividida, automaticamente se multiplica"
Daniela Monteiro

Daniela Monteiro

Bronze DIVISÃO 2, Dentista
há 11 anos Segunda-Feira | 27 agosto 2012 | 11:56

Bom dia!

O processo de extinção foi aprovado pela JUCEMG, agora devo buscar a documentação para realizar a DBE, já que não tenho acesso a data de extinção somente pela consulta na internet?
Aguardo ajuda para o próximo passo a ser realizado para baixa de CNPJ de sociedade limitada inativa.

Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 27 agosto 2012 | 14:09

Daniela Monteiro

A data é a do "selo" da Junta comercial, data que foi deferido o processo de distrato.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055
Daniela Monteiro

Daniela Monteiro

Bronze DIVISÃO 2, Dentista
há 11 anos Quarta-Feira | 3 outubro 2012 | 10:44

Bom dia!
meu pedido de baixa (evento 517) foi indeferido pela RFB. Segundo informaram "Para a empresa em questão, não é permitida a baixa por Extinção - Tratamento diferenciado dado às ME e EPP, pois a empresa foi constituída há menos de doze meses. A regra atual restringe a baixa.

Existem mensagens de incompatibilidade relativas a sigilo fiscal que somente poderão ser visualizadas mediante certificação digital ou procuração eletrônica.
Caso possua, por favor acesse o portal e-cac da RFB para visualizá-las"

E me pedem para enviar nova solicitação de baixa (evento 517).

O que devo fazer para resolver mais essa pendência?

Aguardo contato em breve.

Obrigada!

Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 3 outubro 2012 | 11:25

Daniela Monteiro

Marque - Extinção pela liquidação voluntária.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055
Daniela Monteiro

Daniela Monteiro

Bronze DIVISÃO 2, Dentista
há 11 anos Quarta-Feira | 16 janeiro 2013 | 14:33

Estou com meus dados sendo analisados pels RFB desde 11 de outubro de 2012. É normal essa demora (pois já passou o prazo de 60 dias)? Devo tomar alguma medida ou continuo aguardando uma resposta? Enquanto isso, a empresa é obrigada a realizar as declarações ou estou isenta desses compromissos?

Daniela Monteiro

Daniela Monteiro

Bronze DIVISÃO 2, Dentista
há 11 anos Terça-Feira | 19 fevereiro 2013 | 16:55

Minha solicitação de baixa encontra-se em análise na RFB desde outubro de 2012...ainda sou obrigada a realizar a declaração de inatividade?
Desde já, obrigada.

Jadir Murara Machado Lopes

Jadir Murara Machado Lopes

Prata DIVISÃO 4, Analista Administrativo
há 11 anos Terça-Feira | 19 fevereiro 2013 | 17:05

Aconselho a você entrar em contato com RFB e ver o porque de tanta demora na análise, digamos que eles venham a indeferir novamente o pedido. Tive um caso semelhante, mais de 60 dias em análise, eu entrei em contato com a RFB e eles fizerão no outro dia.
Eu entregaria a declaração de inatividade.

Daniela Monteiro

Daniela Monteiro

Bronze DIVISÃO 2, Dentista
há 11 anos Terça-Feira | 21 maio 2013 | 11:52

Necessito de uma GFIP para prosseguir o processo de baixa da ME inativa desde a sua constituição (09/2011),mas não tenho mais o certificado digital (expirou).Como realizo e entrego a mesma? É possível realizar via Caixa Econômica Federal como me informaram na Unidade da receita?
A declaração de encerramento de atividades é a mesma da inatividade do respectivo ano de baixa na junta comercial, como também dito na unidade da receita?

Aguardo melhores esclarecimentos.

Atenciosamente, Daniela.


Fonte: Site da Receita
"Não será necessária a utilização da certificação digital emitida no modelo ICP-Brasil para a transmissão da Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social - GFIP na hipótese de ausência de fato gerador - sem movimento, para as empresas inativas, com menos de 12 meses, que visem, exclusivamente, realizar a baixa do respectivo CNPJ. "

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 21 maio 2013 | 12:40

Boa tarde, prezada Daniela Monteiro


Para esclarecer sua dúvida com maior objetividade recomendo-lhe inicialmente fazer uma pesquisa e se isto for infrutífero, analisar as salas de Departamento Pessoal e/ou Tecnologia.


Boa sorte

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Edson Bezerra da Silva

Edson Bezerra da Silva

Prata DIVISÃO 1, Consultor(a)
há 11 anos Terça-Feira | 21 maio 2013 | 13:58

Daniela, boa tarde!

Pelas pendências que eu entendi estarem faltando para o cancelamento de sua empresa, vamos trata-las por parte:

GFIP negativa, recomendo você procurar um escritório de contabilidade para entrega deste documento, e solicitar na contratação do serviço que quer o documento em mãos;

Declaração de encerramento, é como uma DIPJ normal mas fora do prazo devido ao evento, como sua empresa não teve movimentação seria inativa, NÃO ENTREGUE NENHUMA OUTRA DECLARAÇÃO SEM SER A DE CANCELAMENTO.

Certificação digital, aconselho você comprar um e-CPF em nome do sócio responsável junto a Receita Federal, assim poderá assinar eletronicamente todos os documentos referente ao encerramento.

Feito a entrega das obrigações, aconselho você a tirar uma CND do INSS para fins de cancelamento e depois disso entrar com o pedido de baixa do CNPJ junto a Receita Federal.

Att

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.