x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 4

acessos 2.949

Impostos de empresa de Representante e Comercio

Plinyo Francys Lima Moreira

Plinyo Francys Lima Moreira

Iniciante DIVISÃO 2, Proprietário(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 9 maio 2012 | 17:55

Olá,

Tenho uma empresa de representação comercial e mantive inativa por um período, a poucos meses movimentando me surgiram varias duvidas quantos aos impostos a serem pagos.

1º Quais são todos os impostos que tenho que pagar?
Até o presente momento faço o recolhimento de imposto de renda por trimestre, pago o Avará e o imposto para emitir a nota fiscal eletrônica de serviço.

2º Os mostruários e brindes recebidos dos fabricantes, devo pagar imposto sobre eles, onde e como?

3º Acrescentei o código de comercio e estou abrido uma filial em outro estado, com essa mudança quais impostos incidem sobre minha empresa?

4º Quando um fabricante emite uma nota fiscal de venda e venda consignada, qual imposto devo pagar, onde e como?

Sei que preciso de um contador para gerenciar a contabilidade de minha empresa, porém como estou iniciando ainda não posso arcar com um contador fixo e pago apenas para realizar serviços que eu mesmo não posso fazer, estou me virando com apenas algumas disciplinas de contabilidade do curso de Adm que tenho. Grato a que puder me ajudar!

SUPERVISÃO CONTABIL

Supervisão Contabil

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 10 maio 2012 | 08:15

Certeza que é PJ?pois, O representante comercial que exerce exclusivamente mediação para a realização de negócios mercantis, conforme definido na Lei nº 4.886/1965, art. 1º, terá seus rendimentos tributados na pessoa física do beneficiário, uma vez que não a tenha praticado por conta própria.
Irrelevante a existência de registro como empresário (antiga firma individual) na Junta Comercial e no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) .
(Lei nº 4.886/1965; RIR/1999, art. 150, III; Parecer Normativo CST nº 15/1986; Ato Declaratório Normativo CST nº 25/1989)

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço."
Plinyo Francys Lima Moreira

Plinyo Francys Lima Moreira

Iniciante DIVISÃO 2, Proprietário(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 11 maio 2012 | 19:19

Olá Guto, sim sou PJ.
Entendo que a lei dis que não é preciso, porém para um fabricante de pequeno para medio porte já exige o PJ, mas não é esse o merito da questão e sim saber quais os todos impostos que devo pagar! Obrigado

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.