x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 10

acessos 2.669

Registro Radar Ordinário

Fernando Rafael Gutstein Nunes

Fernando Rafael Gutstein Nunes

Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 9 maio 2012 | 20:17

Olá a todos!
Sou novo no fórum e já li muita coisa no fórum de pessoas com problemas semelhantes ao meu mas não consegui a informação que preciso.

Tenho uma empresa importadora com habilitação simplificada no Radar. Hoje, quando fui registrar uma importação tive a mensagem que estou bloqueado já que excedi o limite de pequena monta determinado pela habilitação simplificada.

A opção, pelo que li, é de alterar para Habilitação Ordinária, todavia, como já estou com a carga em Santos - e várias outras em transito para o Brasil, gostaria de saber dos amigos que já solicitaram a Habilitação Ordinária, qual o prazo que conseguiram a habilitação. Existe alguma outra opção para meu caso?

Cada dia que passa agora pago armazenagem e ainda corro o risco de perder a mercadoria, portanto, por favor me ajudem!

Fernando Nunes

Luciano Nogueira

Luciano Nogueira

Iniciante DIVISÃO 4, Diretor(a) Comercial
há 12 anos Quarta-Feira | 9 maio 2012 | 22:31

Olá Fernando, boa noite.

Vamos aos comentários.

O Radar simplificado de pequena monta da o direito de importar USD 150.000,00 CIF por semestre. Você atingiu este valor e automaticamente o sistema (siscomex) trava as outras nacionalizações.

Para se habilitar na modalidade simplificada de radar, a documentação é simples, básica e leva em média 15 dias. Já a habilitação na modalidade ordinária, atualmente está levando aproximadamente 120 a 180 dias sem contar a vasta documentação necessária, burocracia infinda sem a garantia de deferimento pela receita federal.

Sugiro que você levante junto ao seu depachante, em que data você terá novamente limite suficiente para nacionalizar esta carga que já se encontra no porto.

Outra forma de solucionar o problema talvez seja endossar o BL a uma Trading Company e alterar o seu radar para a modalidade ENCOMENDA, onde o limite de importação estará vinculada diretamente ao lastro da trading e vc conseguirá nacionalizar.

Quantos aos embarques que estão vindo, vc terá que trabalhar rápido para não te gerar mais problemas, ok?

Abraços.

Luciano Nogueira

Fernando Rafael Gutstein Nunes

Fernando Rafael Gutstein Nunes

Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 9 maio 2012 | 23:01

Luciano,
Muito obrigado pelas informações.

Vou verificar a solução da trading amanhã e ver se resolvo desta forma.

Para as cargas que ainda estão em trânsito, pensei em abrir uma nova importadora e habilitá-la na modalidade simplificada e endossar os documentos a esta nova importadora. O problema é o prazo para entrar com a empresa na junta e o prazo para liberar a habilitação simplificada. Você tem idéia destes prazos? acha viável?

Obrigado mais uma vez!

Fernando Nunes

Luciano Nogueira

Luciano Nogueira

Iniciante DIVISÃO 4, Diretor(a) Comercial
há 12 anos Quarta-Feira | 9 maio 2012 | 23:21

Caro Fernando.

Não acho viável. Acredito que você estará agregando mais um problema. Os prazos, em média para abertura de uma nova empresa e habilitá-la, correndo tudo bem levará cerca de 60 a 70 dias, e pelo o que você falou você está com embarque no mar. Digamos que dê tudo certo, você terá custos de 2 empresas, 2 contadores, 2 alugueis enfim e da mesma forma terá o crescimento da sua empresa limitada novamente, tudo bem que com o dobro de hoje, mas limitado.

Meu conselho é para que você resolve pontualmente este seu problema, altere seu radar para simplificado ENCOMENDA e opere via Trading. Com a Trading, você garante que suas operações não ficarão paradas por falta de lastro e te dará a tranquilidade para operar.

Abraços.

Luciano Nogueira

Fernando Rafael Gutstein Nunes

Fernando Rafael Gutstein Nunes

Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 15 maio 2012 | 20:44

Luciano!
Segui seu conselho de operar com a trading, o problema é o seguinte: já havia fechado o câmbio pela minha empresa, e a trading precisa que o câmbio esteja no nome dela. Você tem mais alguma luz para me ajudar?

Obrigado!
Fernando Nunes

Luciano Nogueira

Luciano Nogueira

Iniciante DIVISÃO 4, Diretor(a) Comercial
há 12 anos Quarta-Feira | 16 maio 2012 | 16:28

Fernando.

Você tem duas saídas neste caso, porém, ambas necessitam da boa vontadade do fornecedor chinês.

1. Repatriar o cambio fechado pela sua empresa como se fosse cancelar a operação e no mesmo instante fecha-lo via trading.
2. A trading fecha normalmente o cambio, porém, seu fornecedor tem que trocar o documental do que já está vindo e passar para o nome da trading. O dinheiro do seu fechamento, pode ficar como aver para uma próxima operação.

Abraços e espero ter ajudado.

Att.

Luciano Nogueira

Fernando Rafael Gutstein Nunes

Fernando Rafael Gutstein Nunes

Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 16 maio 2012 | 16:38

Luciano, Muito obrigado por suas informações! Estão me ajudando muito.

Já estava considerando esta possibilidade, todavia não consegui entender como conseguiria repatriar este câmbio que já foi fechado (inclusive já foi sacado pelo exportador). Você poderia me dizer como faria isto?

Obrigado,

Fernando nunes

Luciano Nogueira

Luciano Nogueira

Iniciante DIVISÃO 4, Diretor(a) Comercial
há 12 anos Quarta-Feira | 16 maio 2012 | 17:31

Caro Fernando.

O processo de repatriar o cambio é um pouco moroso, mas não é complicado.

A trading que está prestando serviços pra você pode te exclarecer quanto ao procedimento e auxiliá-lo no que for preciso. Acredito que eles tenham conhecimento técnico suficiente para te ajudar. Repito apenas que vc vai depender da boa vontade do seu fornecedor, mas qualquer dificuldade, me envie um e-mail e vamos conversar por lá, ok? - acho que suas dúvidas não cabem mais no fórum, mas terei o maior prazer em te ajudar neste início.

Abraços.

Luciano Nogueira

Luciano Nogueira

Luciano Nogueira

Iniciante DIVISÃO 4, Diretor(a) Comercial
há 12 anos Quarta-Feira | 16 maio 2012 | 17:32

Caro Fernando.

O processo de repatriar o cambio é um pouco moroso, mas não é complicado.

A trading que está prestando serviços pra você pode te exclarecer quanto ao procedimento e auxiliá-lo no que for preciso. Acredito que eles tenham conhecimento técnico suficiente para te ajudar. Repito apenas que vc vai depender da boa vontade do seu fornecedor, mas qualquer dificuldade, me envie um e-mail e vamos conversar por lá, ok? - acho que suas dúvidas não cabem mais no fórum, mas terei o maior prazer em te ajudar neste início.

Abraços.

Luciano Nogueira

Luciano Nogueira

Luciano Nogueira

Iniciante DIVISÃO 4, Diretor(a) Comercial
há 12 anos Quarta-Feira | 16 maio 2012 | 17:33

Caro Fernando.

O processo de repatriar o cambio é um pouco moroso, mas não é complicado.

A trading que está prestando serviços pra você pode te exclarecer quanto ao procedimento e auxiliá-lo no que for preciso. Acredito que eles tenham conhecimento técnico suficiente para te ajudar. Repito apenas que vc vai depender da boa vontade do seu fornecedor, mas qualquer dificuldade, me envie um e-mail e vamos conversar por lá, ok? - acho que suas dúvidas não cabem mais no fórum, mas terei o maior prazer em te ajudar neste início.

Abraços.

Luciano Nogueira

Luciano Nogueira

Luciano Nogueira

Iniciante DIVISÃO 4, Diretor(a) Comercial
há 12 anos Quarta-Feira | 16 maio 2012 | 17:33

Caro Fernando.

O processo de repatriar o cambio é um pouco moroso, mas não é complicado.

A trading que está prestando serviços pra você pode te exclarecer quanto ao procedimento e auxiliá-lo no que for preciso. Acredito que eles tenham conhecimento técnico suficiente para te ajudar. Repito apenas que vc vai depender da boa vontade do seu fornecedor, mas qualquer dificuldade, me envie um e-mail e vamos conversar por lá, ok? - acho que suas dúvidas não cabem mais no fórum, mas terei o maior prazer em te ajudar neste início.

Abraços.

Luciano Nogueira

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.