x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 5

acessos 1.479

Alteração Contratual antes do CNPJ

leila duarte costa

Leila Duarte Costa

Ouro DIVISÃO 1, Não Informado
há 12 anos Quinta-Feira | 10 maio 2012 | 14:41

Caros Colegas,

Fui procurada por um cliente que realizou a abertura de uma empresa junto a Junta Comercial no RJ, porém o contador não realizou o cadastro do CNPJ. O fato ocorreu no ano de 2010. Hoje preciso regularizar a abertura desta empresa, porém o endereço constante no instrumento de abertura não é mais o mesmo. É possível realizar uma alteração contratual, sem estar de posse do CNPJ?
Há outra forma de solucionar essa pendência?
Agradeço.

Leila

Leila
Jacyara Alves da Silva

Jacyara Alves da Silva

Ouro DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 10 maio 2012 | 19:42

Leila,

Caso queira prosseguir com a empresa já aberta, terá que registrá-la na RFB c/o endereço que consta no ato Constitutivo. Não sei se existe por parte da Receita Federal, um prazo estabelecido entre o registro na JComercial e a obtenção do CNPJ - acredito que não, mas, não tenho certeza.

As Jcomerciais não permitem que alterações sejam efetivadas, sem que conste no ato alterador, o nº do CNPJ, portanto, só depois de obtê-lo - informando o endereço original, é que poderá arquivar a Alteração na JComercial solicitando a mudança do endereço comercial.

Caso haja algum empecilho (na Receita Federal), considere a possibilidade de encerrar essa empresa que só está aberta na JComercial e abra outra. É bom avaliar outras possibilidades. Em tudo na vida.

Recomendações

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.