x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 1

acessos 1.177

Dúvidas sobre encerramento de empresa

Wallace Silva

Wallace Silva

Iniciante DIVISÃO 1, Administrador(a) Materiais
há 12 anos Segunda-Feira | 14 maio 2012 | 10:14

Bom dia a Todos.
Tenho uma empresa Débito/Crédito, e estou querendo fechá-la. No entanto tenho matéria-prima em seu estoque, cerca de 160000,00. Como devo proceder com essa matéria prima para que eu possa pagar menos importos, pois meu contador me disse que teria de vender toda a matéria prima, o que me geraria 18% de icms (venda MG para MG), isso ficaria em quase 29000,00.
Alguém poderia me informar o melhor procedimento para fechar a empresa?

Outra dúvida, estou a 3 meses sem faturar nada nesta empresa, mesmo sem faturar nada sou obrigado a emitir a NF de frete mensal?
Obrigado e aguardo retorno.

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 4 junho 2012 | 14:12

Bom dia,

Se não houve atividade de transporte de mercadoria, consequentemente não ocorrerá a cobrança de frete.

Quanto ao estoque de matéria prima, segue o procedimento que poderá ser realizado.

Emitir NF para os sócios com CFOP 5.928 - Lançamento efetuado a título de baixa de estoque decorrente do encerramento da atividade da empresa. Respeitando o limite do Capital social de cada sócio.

"100% focado onde houver 1% de chance"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.