x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 4

acessos 1.274

Aumento de capital sua integralização

Camila  Silva

Camila Silva

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar
há 12 anos Quarta-Feira | 23 maio 2012 | 16:56

Boa tarde gente..
Estou batendo a cabeça aqui, pois estou ainda aprendendo..
Tenho uma empresa que está aumento o seu capital de 75 mil, para 180 mil reais.
Quero que me ajudem me dizendo o que esta errado na minha redação, meu chefe disse que estava errado, mas não disse onde. segue:
"O capital social no valor de R$ 75.000,00 (setenta e cinco mil reais), doravente será no valor de R$ 180.000,00 (cento e oitenta mil reais), divididos em 180.000 (cento e oitenta mil) quotas, no valor nominal de R$ 1,00 (um real) cada uma, subscrito e integralizado em moeda corrente nacional, permanecerá assim distribuído entre os sócios:
a) Fulano, fica com 178.200 (cento e setenta e oito mil) quotas no valor total de R$ 178.200,00 (cento e setenta e oito mil reais) e;
b) Ciclano, fica com 1.800 (um mil e oitocentas) quotas no valor total de R$ 1.800,00 (um mil e oitocentos reais). "
Me ajudem.
Muito Obrigada!!

Jacyara Alves da Silva

Jacyara Alves da Silva

Ouro DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 23 maio 2012 | 18:59

Camila,

Examine esse teor:

"O capital da sociedade representado pela importância de R$ 75.000,00 ( ) divididos em 75.000 ( ) cotas de R$ 1,00 ( ) cada, é neste ato elevado para R$ 180.000,00 ( ) divididos em 180.000,00 ( ) cotas de R$ 1,00 ( ) cada, cujo aumento é integralizado neste ato em moeda corrente do País, assim distribuído entre os sócios:
Fulano ....
Sicrano ...."

Há de se verificar, se a proporção da cada sócio no capital anterior já era essa que se apresenta: 90% / 10%. Caso sim, fica a sugestão da cláusula.

Recomendações

Camila  Silva

Camila Silva

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar
há 12 anos Quinta-Feira | 24 maio 2012 | 08:00

"cujo aumento é integralizado neste ato em moeda corrente do País", assim entendo que estou integralizando somente o valor que foi aumentado..e não o total contando com os 75 mil que ja estavam integralizados.

Obrigada!

Jacyara Alves da Silva

Jacyara Alves da Silva

Ouro DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 24 maio 2012 | 20:01

Camila,

Querendo enfatizar que a integralização ora realizada é tão somente da parte correspondente ao aumento, coloque "...já integralizados...", antes de "...é neste ato elevado..."

Só um lembrete: não sei se percebeu, mas, no modelo que postou, tanto a quantidade de cotas quanto o valor a elas correspondente (178.200) do sócio "Fulano" quando por extenso, está incorreto - cento e setenta e oito mil, e não, cento e setenta e oito mil e duzentas, como deve ser. Parece prosaico, mas, vc não imagina como a gente se desapercebe desses detalhes...

Recomendações

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.