x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 1.625

PF ou PJ - Transportador de cargas

Hrtr

Hrtr

Iniciante DIVISÃO 1, Autônomo(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 25 maio 2012 | 15:02

Caros amigos,

Estou com uma dúvida sobre quais são os impostos devidos para transportador de cargas que ganha bruto R$6000 mensal (frete), sendo o mesmo o próprio motorista, possuindo um único caminhão (dependendo exclusivamente dessa renda para sobreviver) e trabalhando com um ajudante.

Gostaria de saber quais seriam os impostos caso essa pessoa fosse autônoma e caso fosse PJ?

Muito obrigado.

APARECIDA MOTA

Aparecida Mota

Ouro DIVISÃO 2, Consultor(a) Contabilidade
há 12 anos Sábado | 26 maio 2012 | 18:03

1. Como autônomo pagaria mais imposto - 11% de INSS, mais o ISS da Prefeitura Local, onde o serviço é realizado, sobre a Receita.
2. Como PJ, poderá optar pelo Simples e pagar pelo ANEXO III, o que inicia-se com 6% incluindo todos os impostos.
3. Algumas empresas usuárias de Frete não querem mais contratar PF, pois tem que pagar 20% de INSS(Patronal).

APARECIDA MOTA
Hrtr

Hrtr

Iniciante DIVISÃO 1, Autônomo(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 28 maio 2012 | 13:58

Olá. Ainda tenho algumas dúvidas, se puderem responder:

1. No caso de autônomo, além desses 11% de INSS preciso pagar imposto de renda sobre o ganho?
2. Precisaria instalar o programa do Carnê Leão e pagar mensalmente o Darf com o valor estipulado pelo software, correto?
3. Esse valor seria abatido no final do ano, na declaração anual de imposto, certo?
4. No caso o que tornaria uma pessoa minha dependente?

Muito obrigado a todos e a Aparecida Mota pela atenção.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.