x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 42

acessos 10.497

Inclusão do nome de fantasia do MEI

Osmar Lopes Ferreira

Osmar Lopes Ferreira

Iniciante DIVISÃO 3, Não Informado
há 12 anos Segunda-Feira | 28 maio 2012 | 02:14

Olá a todos. Esta é minha primeira pergunta neste fórum. Na semana passada fiz minha inscrição do MEI no site do portal do empreendedor. Tenho uma dúvida com relação a inclusão do nome de fantasia do MEI. Pesquisando neste fórum descobri que a inclusão do nome de fantasia pode ser realizada pelo programa CNPJ da receita federal. Se eu fizer a inclusão do nome de fantasia através deste programa a tarefa já estará toda concluída, ou eu preciso ir a outro órgão além da Receita Federal?
*Obs Sou do estado de São Paulo.

Osmar Lopes Ferreira

Osmar Lopes Ferreira

Iniciante DIVISÃO 3, Não Informado
há 12 anos Quarta-Feira | 30 maio 2012 | 14:04

Obrigado pela resposta Patricia, instalei o programa CNPJ 3.4 e estou com uma dúvida no preechimento do FCPJ para fazer a inclusão do nome de fantasia. Quando eu crio um novo documento no programa CNPJ 3.4, na telea do novo documento eu deve marcar a opção Inscrição ou alteração cadastral?

Osmar Lopes Ferreira

Osmar Lopes Ferreira

Iniciante DIVISÃO 3, Não Informado
há 12 anos Quarta-Feira | 30 maio 2012 | 17:37

Ok, Patricia. na primeira tela pede para selecionar a opção de alteração,tem quatro opções, estou em duvida em qual delas eu seleciono.

1- Dados cadastrais / Situações especiais

2- Dados cadastrais especificos dos estado

3- Dados cadastrais comuns a estads e municípios

4- Quado de sócios e administradores - QSA

ADALGISA RUFINO CAETANO GRILO

Adalgisa Rufino Caetano Grilo

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 30 maio 2012 | 17:42

Boa tarde, Osmar!
Vejo que voce está no estado de SP. Me responda: Na sua atividade tem Comércio ou apenas Prestação de Serviço? Se tiver comércio, voce precisará de senha do Posto Fiscal para conseguir fazer a inclusão do nome fantasia. Faça na primeira opção: "1- Dados cadastrais / Situações especiais".

Osmar Lopes Ferreira

Osmar Lopes Ferreira

Iniciante DIVISÃO 3, Não Informado
há 12 anos Quarta-Feira | 30 maio 2012 | 17:53

Boa tarde Adalgisa, obrigado em responder. Sim sou do estado de São Paulo. Vou trabalhar apenas com Comércio eletrônico através de uma loja virtual. É facil conseguier essa senha no posto fical, é sem burocracia?

ADALGISA RUFINO CAETANO GRILO

Adalgisa Rufino Caetano Grilo

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 31 maio 2012 | 13:17

Boa tarde, Osmar.
Não é difícil.
1º) Voce entra na página do posto fiscal http://www.fazenda.sp.gov.br/ 2º)download
3º) requerimento de senha.
Preenche o requerimento e leva no posto fiscal de sua cidade, deixa para assinar o pedido na frente do atendente. Sai na hora a senha. Aí sim voce pode fazer a inclusão do nome fantasia no CNPJ, ok? Qualquer dúvida poste novamente.

Marcos Silva

Marcos Silva

Iniciante DIVISÃO 3, Não Informado
há 12 anos Terça-Feira | 5 junho 2012 | 21:52

Boa Noite
fiz minha inscrição do MEI no site do portal do empreendedor.
Percebi que teria que mudar o nome fantasia, então baixei o programa da receita federal, usei a opção, codigo do evento é 221 alteração de titulo de estabelecimento(nome fantasia)
Automaticamente gerol um documento DBE (DOCUMENTO BASICO DE ENTRADA NO CNPJ) encaminhei esse documento para o Cartório onde reconheci firma, e em seguida encaminhei para a Receita Federal.
E agora? tenho que fazer mais alguma coisa?
Qual site faço essa pesquisa para saber se já houve alteração no nome fantasia?
Desde já, agradeço.

CARLOS  SILVA

Carlos Silva

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 6 junho 2012 | 15:40

Boa tarde Marcos,

Faça o seguinte:
Entre no site da Receita Federal, na página principal clique em Empresas, depois clique em Consultas, clique em Consulta da Situação do pedido de CNPJ Enviado pela internet, digite o nº do recibo e o nº identificação e cosulte. Abrirá uma tela dizendo se sua solicitação foi atendida ou não.

Att,

Carlos

"Quando se olha para o futuro, não faz mal deixar o passado para trás"
CARLOS  SILVA

Carlos Silva

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 6 junho 2012 | 15:47

Boa tarde Marcos,

Complementando a postagem anterior, entre no site da RFB, clique em Empresas/Consultas/Emissão de Comprovante e Situação Cadastral. Digite seu CNPJ. Abrirá uma tela com o CNPJ, é só verificar se o nome fantasia consta no CNPJ.

Att,

Carlos

"Quando se olha para o futuro, não faz mal deixar o passado para trás"
Marcos Silva

Marcos Silva

Iniciante DIVISÃO 3, Não Informado
há 12 anos Quarta-Feira | 6 junho 2012 | 16:18

Obrigado Claudio
Obrigado Carlos
Pela rapidez na resposta, fiz todo o procedimento indicado por vcs, porem ainda não mudou a situação cadastral,vcs sabem qnt tempo custuma demorar para essa atualização????
Desde de já agradeço novamente.

Marcos Silva

Marcos Silva

Iniciante DIVISÃO 3, Não Informado
há 12 anos Quarta-Feira | 27 junho 2012 | 10:39

Bom Dia
Já se passaram 40 dias e minha situação cadastral continua a mesma
não foi alterada o nome fantasia.
Tenho que ir pessoalmente na Receita Federal?
Cnpj:15.559.756/0001-42

Cláudio Cardoso da Silva

Cláudio Cardoso da Silva

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 27 junho 2012 | 11:07

Bom dia Marcos,

- Estive hoje pela manhã na agência da receita federal, aqui de Suzano, e estão completamente "abarrotados" de serviços. Solicitando paciência a todos quanto ao atendimento.

- Caso você esteja com o DBE em mãos, compareça pessoalmente (não deixe de agendar o atendimento) para obter informação mais precisa quanto ao prazo que possivelmente estarão acolhendo sua solicitação.

Rinaldo Neves

Rinaldo Neves

Iniciante DIVISÃO 2, Economista
há 12 anos Terça-Feira | 17 julho 2012 | 15:52

Boa Tarde,

Sou MEI e estou tentando incluir nome fantasia e de posse disso gerei DBE via CNPJ 3.4 e dei entrada na JUCEPA e no retorno da consulta do processo diz a seguinte mensagem:

Descrição:
Sr., cumpra a exigência anterior. Cancele o DBE transmitido. Transmita novo DBE, com opção pelo convênio com a Junta Comercial, para que possa ser analisado por esta.

Reforçando que ja gerei nova DBE pelo CNPJ 3.4 e dei entrada na data de ontem 16-07-2012.

O que está faltando fazer, ou o que eu não fiz correto?

Helpppp

Marcos Silva

Marcos Silva

Iniciante DIVISÃO 3, Não Informado
há 12 anos Quarta-Feira | 18 julho 2012 | 13:33

Boa Tarde
Tudo bem Cláudio?
Poxa cara ainda não mudaram minha situação sobre o nome fantasia.
O que o Sr. sujere para eu consiguir agilizar esse processo?
Desde de agradeço.

William Martimiano Beraldo

William Martimiano Beraldo

Prata DIVISÃO 2, Assistente
há 12 anos Quarta-Feira | 18 julho 2012 | 16:43

Rinaldo
Boa Tarde...

Ao solicitar alterações cadastrais pelo programa do CNPJ antes de transmitir o seu pedido o programa pergunta se a junta comercial tem convenio com a Junta Comercial da Jurisdição, quando ele lhe fizer esta pergunta voce deve responder com sim, então o pedido de alteração do CNPJ sera analisado juntamente com a Junta Comercial de sua jurisdição.

Espero ter lhe ajudado.

Att...

William M. Beraldo
Ass. Legalização
William Martimiano Beraldo

William Martimiano Beraldo

Prata DIVISÃO 2, Assistente
há 12 anos Quarta-Feira | 18 julho 2012 | 16:47

Marcos
Boa Tarde...

Caso o Sr. ja tenha comparecido perante a Receita Federal e o peido ainda continua em analise, a unica saida que lhe resta é esperar, porem voce pode optar em cancelar o pedido que o Sr. fez e efetuar outro pedido protocolando pessoalmente perante a Receita Federal de Suzano.

Att...

William M. Beraldo
Ass. Legalização
Cláudio Cardoso da Silva

Cláudio Cardoso da Silva

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 18 julho 2012 | 17:31

Boa Tarde Marcos Silva,

- Apenas corroborando o orientado acima pelo colega William Martimiano Beraldo; caso já tenha comparecido a agencia da receita federal, como lhe orientei em 27/06/12, e o processo ainda não tenha sido atendido, proceda conforme as novas orientações acima dispostas; mas não deixe de acompanhar periódicamente o processo.

Saudações

Samuel José de Oliveira

Samuel José de Oliveira

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 2 outubro 2012 | 14:10

Caros colegas, boa tarde,

Estou no estado da Bahia e tenho uma dúvida: Gostaria de saber se para inclusão do nome Fantasia no MEI (Prestador de Serviços), devo adotar o mesmo procedimento acima descrito ou esse procedimento é apenas para alguns estados?
A minha pergunta é por que de acordo ao site do SEBRAE (http://www.mundosebrae.com.br/empreendedor-individual/), esse procedimento não é permitido para alguns estados como AL, BA, PA, MA SP, RN...

Muito obrigado,


Samuel Oliveira

Rinaldo Neves

Rinaldo Neves

Iniciante DIVISÃO 2, Economista
há 11 anos Quinta-Feira | 4 outubro 2012 | 12:26

Prezado,William Martimiano Beraldo,

A situação que está ocorrendo é a seguinte:

Faço todo processo de preenchimento dos dados pelo CNPJ 3.5, só que o mesmo não me faz a pergunta se tem convênio com a junta comercial, reforçando que a Junta Comercial do Estado do Pará,possui convênio com a Receita, e isso está me causando idas e vindas a Junta, já que é indeferido e o processo já está em exigência.
Reforçando que no MEI fui enquadrado como prestador de serviços.
Help Por Favor para equacionar esses detalhes.
Mais uma vez grato

William Martimiano Beraldo

William Martimiano Beraldo

Prata DIVISÃO 2, Assistente
há 11 anos Segunda-Feira | 15 outubro 2012 | 14:18

Edlaine Karine Stabele
Boa Tarde...

Na maioria dos casos é obrigatório, porem o mais correto a se fazer é entrar em contato com a Junta Comercial da jurisdição de onde quer abrir a empresa e averiguar se é ou não obrigatório fazer a busca de nome.

Att...

William M. Beraldo
Ass. Legalização
Página 1 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.