x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 4

acessos 25.071

EIRELI sócia de empresa limitada

Rosilene Oliveira

Rosilene Oliveira

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 4 junho 2012 | 16:24

Boa tarde a todos!
Gostaria de saber se uma empresa EIRELI pode ser sócia de outra empresa, como uma limitada. Não consigo encontrar na lei 12441/2011 algo que impeça isso, mas o pessoal da Jucesp informou que a EIRELI não pode ser sócia de uma limitada.
Obrigada.

“Tenho pensamentos que, se pudesse revelá-los e fazê-los viver, acrescentariam nova luminosidade às estrelas, nova beleza ao mundo e maior amor ao coração dos homens.”
Fernando Pessoa
ALCILENE RODRIGUES COSTA

Alcilene Rodrigues Costa

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 15 junho 2012 | 09:23

Bom dia Rosilene de acordo com o Código civel ele diz que não posso ser sócio de outra Eireli, mas e nenhum momento diz que não posso ser sócio em uma empresa limitada, na realidade deve obdecer a mesma regra da empresa individual que o titular não pode ter duas empresas individuais segue o artigo do Código Civeil: art.980 § 2º A pessoa natural que constituir empresa individual de responsabilidade limitada somente poderá figurar em uma única empresa dessa modalidade.
Espero ter ajudado.

Rosilene Oliveira

Rosilene Oliveira

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 15 junho 2012 | 11:11

Olá Alcilene!!

Ajudou bastante, viu!!
Muito obrigada!!

“Tenho pensamentos que, se pudesse revelá-los e fazê-los viver, acrescentariam nova luminosidade às estrelas, nova beleza ao mundo e maior amor ao coração dos homens.”
Fernando Pessoa
Paulo Rosa

Paulo Rosa

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 14 setembro 2012 | 09:23

Olá,

Tenho duas empresa: Uma empresa LTDA e uma EIRELI. ..
O sócio da empresa LTDA deseja se retirar da sociedade, no seu
lugar eu gostaria de colocar a EIRELI...
Entrei em contato com a JUCEPAR e fui informado por telefone que não
é permitido que a EIRELI faça parte do quadro societário de uma Limitada, porém não souberam me informar uma base legal para isso, sendo assim fico em dúvida se fui informado corretamente!!

Alguém já passou por caso parecido???

Pablo

Pablo

Bronze DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 8 outubro 2012 | 21:40

Pessoal,
Eu já li em vários locais que uma EIRELI pode ser socia de outra EIRELI.

Uma PF pode ser socia de uma EIRELI
Uma PJ pode criar uma EIRELI

oque vocês acham???

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.