x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 1

acessos 797

Abertura de empresa para pagar menos IR

Jose Ivai Daru

Jose Ivai Daru

Iniciante DIVISÃO 2, Não Informado
há 12 anos Domingo | 24 junho 2012 | 12:45

Tenho alguns imóveis de aluguel (declaro pessoa física) só que estou pagando muito IR (imóveis administrados por uma imobiliária), se eu abrir uma empresa e passar estes imóveis para a empresa e fazer a declaração como pessoa jurídica a incidência de IR não seria menor? (os imóveis continuarão sendo administrados pela imobiliária). Se sim como devo proceder? Quais os custos? Quais impostos tenho que pagar? Qual a porcentagem de IR que eu pagaria, enfim qto posso economizar? Acima de que valor (mensal de aluguel) valeria a pena usar desse artifício? Obrigado

Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 12 anos Domingo | 24 junho 2012 | 14:43

Olá Jose Ivai Daru

A atividade que você citou de aluguel não pode ser do simples nacional então fica enquadrada no Lucro presumido que tem como impostos :

IRPJ - Base 32% alíquota 15% (*)
CSLL - Base 32% alíquota 9%
PIS - Base receitas alíquota 0,65%
COFINS - Base receitas alíquota 3,00%

A presunção de lucros pode ser reduzida para 16% desde que a empresa seja exclusivamente prestadora de serviços não caracterizadamente de profissão regulamentada e cuja receita bruta anual não ultrapasse R$ 120.000,00.

A pessoa jurídica, cuja receita bruta anual acumulada até determinado trimestre do ano-calendário exceder o limite anual de R$120.000,00 (cento e vinte mil reais), deverá determinar nova base de cálculo do imposto com a aplicação do percentual de 32% (trinta e dois por cento), de acordo com o disposto no § 4° do art. 36 da IN SRF n° 93, de 1997, e apurar a diferença do imposto postergado em cada trimestre transcorrido, no trimestre em que foi excedido o limite.

Esta diferença deverá ser paga em quota única, por meio de Darf separado, no código 2089, até o último dia útil do mês subseqüente ao trimestre em que ocorrer o excesso. Após este prazo, a diferença será paga com os acréscimos legais (IN SRF n° 93, de 1997, art. 36, §§ 5° e 6°).

Fonte : www.receita.fazenda.gov.br

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.