x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 5

acessos 5.475

Abertura de microempresa - engenharia

Renato de Campos

Renato de Campos

Iniciante DIVISÃO 3, Engenheiro(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 25 junho 2012 | 11:52

Estou em processo de abertura de uma microempresa para prestação de serviços de engenharia e tenho algumas dúvidas.

Meu caso é o seguinte: somente eu trabalho na empresa, e tenho faturamentos maiores do que R$5000,00 mensais realizados para uma única empresa (portanto PIS/COFINS são retidos na fonte).

Minhas dúvidas:
1- O imposto pago trimestralmente referente ao IR e CSLL é pago em que dia? Qual programa da receita devo baixar para gerar a DARF e qual o número do imposto que devo colocar nela?

2- Em qual dia é pago o ISS? Qual o número referente ao ISS que devo colocar na DARF?

3- Gostaria também de saber como ficaria o pagamento do INSS. A principio o que me informaram é que devo pagar 20% referente a tributação sobre a empresa e mais 11% sobre a tributação como pessoa física, isso está correto? Como realizo este pagamento? Qual programa baixo para gerar a guia para pagamento também? E como emito o prolabore?

Muito obrigado
Renato de Campos

Carlos Alberto Barbosa Muller

Carlos Alberto Barbosa Muller

Prata DIVISÃO 4, Proprietário(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 25 junho 2012 | 17:01

Boa tarde Renato.

Dado a enorme gama de assuntos abordados por seus questionamentos, concito o companheiro a procurar um contabilista de sua confiança, a fim de dirimir todos esses pontos.

O contabilista é o profissonal apto a esclarecer e orientar todos os passos para o estabelecimento correto de sua empresa.

E, alem de tudo isso que voce questiona, é necessario saber valor de capital social, tipo de empresa, etc., etc., etc..

Atenciosamente,

Carlos Muller

MULLER - Assessoria Contabil e Sistemas
Rua Clara Camarão, 549 - Jd Amazonas
13044-390 - Campinas - SP
Fone:(19)2121-2593 - Cel:(19)8142-8004
Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 25 junho 2012 | 17:13

Todos questionamentos seus são dirimidos pelo contador de sua confiança conforme Carlos Alberto Barbosa Muller falou.

Por que ? Primeiro a apuração de impostos só pode ser feita por um profissional habilitado e usando certificado digital após ser escolhido o regime tributário e o lançamento das nf's de entrada e saida. Isto vale para uso do SICALC (programa emissor dos darf's). Bem como do ISS.

Mesmo vale para o recolhimento do INSS que só pode ser feita com certificado digital da empresa e após informar gefip's, Rais e demais obrigações a receita previdênciária.

Mesmo que um cidadão aprenda a fazer tudo isto, caso seja pego atuando na área acarretará em processo contra o mesmo, por isso a empresa é obrigada a ter um contador com CRC ativo para ficar a cargo das obrigações independente do regime tributário que optar.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055
Saulo Silva de Mello

Saulo Silva de Mello

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 20 julho 2012 | 10:00

ola Bom, dia,

Gostaria de saber se tem como registrar a sede de uma empresa na área de consultoria e treinamento em Engenharia como home office. Não temos ponto comercial e nossas atividades serão todas desenvolvidas em casa no início. Já os cursos e treinamentos serão ministrados em faculdades, escolas, hotéis, etc..

Carlos Alberto Barbosa Muller

Carlos Alberto Barbosa Muller

Prata DIVISÃO 4, Proprietário(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 20 julho 2012 | 10:24

Bom dia Saulo.

É possivel, sim, sem problema algum.

Atenciosamente,

Carlos Muller

MULLER - Assessoria Contabil e Sistemas
Rua Clara Camarão, 549 - Jd Amazonas
13044-390 - Campinas - SP
Fone:(19)2121-2593 - Cel:(19)8142-8004
Junior Borges

Junior Borges

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 12 setembro 2012 | 18:27

Boa Tarde Amigos
Estou abrindo uma empresa de desenhos tecnicos relacionados a engenharia e arquitetura estou usando o cnae 7119703 que é permitido no simples, minha duvida é posso usar a razão ex. NOME TAL SERVIÇOS DE ENGENHARIA LTDA ME?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.