x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 3.872

Comprar outra empresa ou abrir filial

Tathiana Furlan

Tathiana Furlan

Iniciante DIVISÃO 2, Administrador(a) Empresas
há 12 anos Quarta-Feira | 4 julho 2012 | 15:42

Olá!
Temos uma empresa enquadrada no Simples Nacional.
Temos interesse em adquirir outra empresa no mesmo ramo em outro Estado.
Estou na dúvida sobre como proceder e o que implica cada opção:
1. Comprar como PJ e constituir outra PJ é possível? Neste caso qual a responsabilidade da empresa compradora?
2. Comprar como PJ e constituir filial desta outra empresa, quais os benefícios de abrir uma filial ao invés de constituir nova empresa?
3. Comprar a nova empresa como PF impede a abertura da filial?

Agradeço a ajuda.
Tathiana

alex viana de souza

Alex Viana de Souza

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 12 anos Quarta-Feira | 11 julho 2012 | 16:32

boa tarde Tathiana


deixa eu ver se entendi, a duvida é se o que é mais viavel, abrir uma filial em outra UF ou comprar uma empresa de outra UF?

nesses casos existem os pós e os contra:

um lado positivo em comprar uma empresa é que voce terá um CNPJ diferente, e dependendo da empresa, tempo de mercado, no entanto pelo lado negativo, deve verificar as irregularidades constantes nesta empresa.

em abrir uma filial o faturamento desta irá somar com o faturamento da matriz, podendo excluir a empresa no simples, tendo que ficar muito atento quanto a isso, contudo deve ressaltar que se vier a comprar uma empresa distinta deve-se fazer a alteração contatual passando para os socios de fato, se tais socios forem os mesmos da empresa "matriz" tambem ira somar faturamento, mesmo sendo CNPJ distintos.

minha opinião: abra uma filial, muito mais rapido, mais simples e vai te dar menos dor de cabeça.
veja o custo beneficio.

espero ter ajudado.

abs.

Alex Viana de Souza

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.