x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 1.473

Diversas dúvidas sobre Empresario Individual

Luis Filipe Rossi

Luis Filipe Rossi

Iniciante DIVISÃO 4, Não Informado
há 12 anos Sexta-Feira | 13 julho 2012 | 20:16

Boa noite. Estou interessado em abrir uma empresa de consultoria e projetos e tenho algumas dúvidas quanto ao procedimento quanto a abertura e tributação. Acredito que a melhor opção seja optar por ser empresário individual. Segundo o que eu pesquisei eu não poderia optar pelo simples por ser um serviço de consultoria.
Agora as perguntas. Considerando o cenário de eu me tornar um empresário individual, quais seriam as tributações fixas, ou seja independentes do faturamento (eu moro em São Paulo caso essa informação seja necessária)?
Qual seria o procedimento para a abertura de uma empresa? De modo geral quais são as taxas que devem ser pagas para abertura de uma empresa e onde que eu posso encontrar o valor das mesmas?

Muito obrigado,

Atenciosamente,

Luis Filipe Rossi

cesar serrati da costa toledo

Cesar Serrati da Costa Toledo

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 12 anos Sábado | 14 julho 2012 | 00:46

Prezado Luis Filipe- boa noite e ficamos gratos por confiar e lançar suas perguntas para análise de inúmeros colegas que certamente terão acesso mas, na minha opinião, fica muito difícil lhe dizer sobre tais despesas pois há várias situações envolvidas ou perguntas a serem feitas. Acredito que a melhor sugestão seria procurar um profissional de contabilidade aí em sua região, próximo de vc. e levantar tais dados. Outra sugestão é,se possível, fazer seu negócio caminhar primeiro, se não houver necessidade do registro imediato pois é facil abrir uma empresa mas o pior é fechar e, se não for o que queria ou pretendia, vai lhe dar muita dor de cabeça. Quando vamos fechar uma empresa, alguns órgãos só faltam pedir análise das roupas sujas e aí é que muitas empresas ficam sem fechar e milhares continuam abertas gerando variadas situações, multas, formulários ou declarações anuais, etc..etc.. Estou sendo sincero contigo pois sabemos que de 100 empresas abertas mais de 50% querem fechar logo nos primeiros meses e assim se possível, colocar os negócios em andamento prá vê se funciona nos primeiros vezes, é a melhor opção. Apesar destas informações, fique a vontade para perguntar e esclarecer suas dúvidas pois estamos à disposição.
Felicidades.

cesar serrati
Luis Filipe Rossi

Luis Filipe Rossi

Iniciante DIVISÃO 4, Não Informado
há 12 anos Sábado | 14 julho 2012 | 11:58

Cesar muito obrigado pelo seu comentário. Eu realmente gostaria de fazer meu negócio caminhar primeiro para poder avaliar melhor o mercado. Eu já fiz algumas pesquisas iniciais, mas segundo algumas experiencias passadas existe um ponto que apenas tendo "algo em mãos" eu poderei ter uma certeza real do mercado. Antes disso é pura especulação. Mas dai que vem o problema, sem ter um negócio formado eu nunca vou poder emitir nenhum documento fiscal, o que possivelmente será um problema para 99% dos clientes. Existem alguma saída quanto à isso? Ser empreendedor independente não seria possível pois eu estou em vias de ser sócio em outra empresa, o que é um impedimento segundo a legislação. Eu realmente agradeceria qualquer dica quanto à seguir este caminha inicial.
Quanto às tributações, quando a coisa for mais para frente eu pretendo realmente contratar o serviço de um contador, porém eu queria ter pelo menos uma noção, mesmo que imprecisa, dos tributos existentes para microempresas de serviços que não sejam atrelados ao faturamento. Este número em especifico é muito importante para avaliar o montante que será investido antes das primeiras entradas de caixa e assim avaliar melhor os riscos.

Muito obrigado por se disponibilizar para nos ajudar.

Atenciosamente,

Luís Filipe Rossi

cesar serrati da costa toledo

Cesar Serrati da Costa Toledo

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 12 anos Sábado | 14 julho 2012 | 23:17

Caro Luis Filipe - percebi que entendeu a questão. Quanto ao profissional em contabilidade é justamente para lhe dar um posicionamento mais preciso quanto aos gastos ou tributos envolvidos. De qualquer forma fica aí lançada sua pergunta sobre as tributações e certamente algum colega no fórum fornecerá estes dados lhe ajudando nesta área. Vamos aguardar algum pronuncioamento ok?
Felicidades.

cesar serrati

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.