x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 11

acessos 21.083

Baixa de empresa na receita sem o socio administra

Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador

Mário Gilberto Barros de Melo

Moderador , Sócio(a) Proprietário
há 12 anos Segunda-Feira | 16 julho 2012 | 20:27

Boa noite Paula,


Se o distrato social já esta registrado na Junta Comercial, e caso tenha acesso ao outro sócio, neste caso, no Cadastro Sincronizado, realize a alteração da pessoa física responsável perante o CNPJ (Evento 202) e gere o DBE para efetuar a alteração, após aprovado pela Receita Federal,
acesse o cadastro sincronizado novamente para efetuar o evento de baixa e neste caso, já com os dados do novo responsável.

"O conhecimento é a única riqueza que quando é dividida, automaticamente se multiplica"
paula satiko ueda santos

Paula Satiko Ueda Santos

Iniciante DIVISÃO 4, Não Informado
há 12 anos Terça-Feira | 17 julho 2012 | 07:44

Olá Mario,
Muito obrigada pela resposta, mas o grande problema é que nao tenho acesso ao outro sócio, e a contabilidade que fez a baixa na junta na epoca em 2007, me informa q so consigo fazer isso se o outro socio assinar o dbe com firma reconhecida. Isso procede? Como posso fazer sem o outro socio?

Obrigada e espero que vc possa me ajudar

Wesley Maykson

Wesley Maykson

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 17 julho 2012 | 08:01

Paula, bom dia,

Não existe alguma procuração assinada pelos sócios?
Você não tem acesso a nenhum dos dois?

Att.

" Molduras boas não salvam Quadros ruins"

Wesley Maykson
Cachoeiro de Itapemirim-ES


PAVAN RC

Pavan Rc

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 17 julho 2012 | 08:15

Paula, Bom dia

Não procede a informação da contabilidade, pois a partir do momento que gerar um DBE com evento 202, conforme já explicado pelo nosso amigo Mario, quem irá assinar esse novo DBE será o socio que a Senhora está informando como responsavel pelo CNPJ. .. Pois pelo que eu entendi no seu caso, seria o socio que a senhora teria contato.

Boa sorte...

Att
Pavan

PAVAN
paula satiko ueda santos

Paula Satiko Ueda Santos

Iniciante DIVISÃO 4, Não Informado
há 12 anos Terça-Feira | 17 julho 2012 | 08:21

Olá Pavan!
Somos em 2 socios, eu e o socio administrador. O sócio administrador sumiu, que seria a pessoa que deveria assinar o dbe e reconhecer firma certo. Esse é meu problema entende. Conforme o sr Mario falou acima, eu consigo alterar o responsavel pelo cnpj para gerar o dbe sem a presença do outro sócio?

Obrigada pela atenção,

Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador

Mário Gilberto Barros de Melo

Moderador , Sócio(a) Proprietário
há 12 anos Terça-Feira | 17 julho 2012 | 08:23

Bom dia a todos,


Conforme já citado acima, promova a alteração do responsável perante a Receita Federal do Brasil e após aprovada, entre com o DBE de baixa.


Para o evento 202, não precisa da assinatura do outro sócio.

"O conhecimento é a única riqueza que quando é dividida, automaticamente se multiplica"
paula satiko ueda santos

Paula Satiko Ueda Santos

Iniciante DIVISÃO 4, Não Informado
há 12 anos Terça-Feira | 17 julho 2012 | 09:01

Olá Sr Mario!
Desculpe o incomodo, uma ultima duvida, existealgum problema se a baixa na junta foi realizada no ano de 2007 e alteração do responsavel p baixa na receita será feita agora 5 anos depois?
Desde ja agradeço !!

Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador

Mário Gilberto Barros de Melo

Moderador , Sócio(a) Proprietário
há 12 anos Terça-Feira | 17 julho 2012 | 09:20

Paula,


Não é incomodo algum.

Pode sim ser feita a alteração agora do responsável, até porque, sem efetuar esta alteração, não conseguira proceder a baixa.


O que deve ficar atenta é quanto ao prazo para solicitação da baixa na Receita Federal.


Artigo 25 da Instrução Normativa RFB nº 1.183 de 19 de agosto de 2011
DOU de 22.8.2011.



CAPÍTULO VI

DA BAIXA DA INSCRIÇÃO

Art. 25. A baixa da inscrição no CNPJ, da entidade ou do estabelecimento filial, deve ser solicitada até o 5º (quinto) dia útil do segundo mês subsequente ao da ocorrência de sua extinção, nas seguintes situações, conforme o caso:

I - encerramento da liquidação voluntária, judicial ou extrajudicial, ou do processo de falência;

II - incorporação;

III - fusão;

IV - cisão total;

V - transformação em matriz de órgão público inscrito como filial, e vice-versa.

§ 1º Caso a extinção da entidade ocorra em mês no qual não esteja disponível o aplicativo para entrega da Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ) , Declaração Anual do Simples Nacional (DASN) ou Declaração Simplificada da Pessoa Jurídica (DSPJ) - Inativa do respectivo ano-calendário, conforme o regime de tributação adotado, a baixa de sua inscrição no CNPJ deve ser solicitada até o 5º (quinto) dia útil do 2º (segundo) mês subsequente ao da disponibilização do referido aplicativo.

§ 2º A baixa da inscrição no CNPJ, da entidade ou do estabelecimento filial, produz efeitos a partir de sua extinção, considerando-se esta ocorrida nas datas constantes do Anexo VIII a esta Instrução Normativa.

§ 3º Não são exigidas declarações relativas a período posterior à data de extinção da entidade no CNPJ.

§ 4º A baixa da inscrição do estabelecimento matriz no CNPJ implica a baixa de todas as inscrições dos estabelecimentos filiais da entidade.

§ 5º Deferida a baixa da inscrição, a RFB disponibiliza em seu sítio na Internet, no endereço citado no caput do art. 13, a Certidão de Baixa de Inscrição no CNPJ, conforme modelo constante do Anexo IV a esta Instrução Normativa.





[IN RFB nº 1.183/2011]

"O conhecimento é a única riqueza que quando é dividida, automaticamente se multiplica"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.