x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 7

acessos 2.168

Alteração Contratual

Stefani Thaysi Pscheidt

Stefani Thaysi Pscheidt

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Escrita Fiscal
há 11 anos Segunda-Feira | 30 julho 2012 | 14:31

Boa tarde,

Em uma alteração contratual onde há retirada de sócio e venda onerosa de quotas, como seria correto expressar na clausula de alteração este evento?
Sempre utilizamos da seguinte forma;

"Retira-se da sociedade neste ato o Sr., pago e satisfeito de seus haveres sem ágio, relativos as suas quotas em moeda corrente do Pais, pelo que da pela quitação, referente as atividades até a presenta data, o mesmo cede e transfere a totalidade de suas quotas da seguinte forma:"

Porem os processos sempre voltam em exigência.

Stefani Thaysi Pscheidt

Stefani Thaysi Pscheidt

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Escrita Fiscal
há 11 anos Segunda-Feira | 30 julho 2012 | 15:04

Boa tarde Wesley,

Sim, claro que posso, veio da seguinte forma;

"3.3 - Outras exigências a especificar e fundamentar
Descrição: deixar expresso a venda onerosa das cotas.
Fudamentação: in98"

Engraçado é que sempre fiz as alterações desta forma e nunca tive problemas.







Termy Ferreira de Lima

Termy Ferreira de Lima

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Domingo | 5 agosto 2012 | 07:46

Eu estou com um problema aqui também e gostaria de receber ajuda de meus colegas: Uma determinada empresa possui em seu quadro societário 2 sócios, um majoritário com 99% das quotas e outro com 1%. Ocorre que o majoritário faleceu. Não estou conseguindo fazer essa alteração na Receita Federal. A esposa do sócio falecido ficou como inventariante, já tudo organizado na Junta Comercial, contrato já registrado como inventariante e administardora não sócia. No QSA do CNPJ não consigo fazer a alteração devida, onde entendo que o sócio não poderá ser excluído, ele deve ficar até o final do inventário. Alguém pode me ajudar?

Skype termy.ferreira
Isis Laura Saré

Isis Laura Saré

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Administrativo
há 11 anos Segunda-Feira | 6 agosto 2012 | 11:51

Bom dia.
Trabalho em uma empresa que precisa passar por alteração retirando os 2 sócios minoritários e ficando apenas o majoritário, sendo que este não quer ficar sozinho na sociedade. O ramo e construção civil. Qual a orientação para esse caso?
Grata.

Termy Ferreira de Lima

Termy Ferreira de Lima

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 6 agosto 2012 | 12:55

Olha Isis até onde eu conheço, ou ele fica sozinho e transforma em EIRELI ou admite outro ou outros sócios. Lembrando-se que ele poderá retirar os sócios e terá um prazo de 180 dias pra alterar esse contrato social na sua junta respectiva.

Skype termy.ferreira
Wesley Maykson

Wesley Maykson

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 7 agosto 2012 | 08:52

Isis Laura Saré, bom dia,

Neste caso, se o sócio Majoritário não deseja administrar sozinho a sociedade, ele pode optar por sua empresa ser Unipessoal por até 180 dias, dando assim o prazo para que ele encontre outro sócio, ou transforme em empresário individual ou retirar estes dois sócios que desejam sair e assim admitir na sociedade um novo sócio.

Atenciosamente.
Wesley Bastos

" Molduras boas não salvam Quadros ruins"

Wesley Maykson
Cachoeiro de Itapemirim-ES


Lucyana Figueira

Lucyana Figueira

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 14 agosto 2012 | 10:55

Bom dia Colegas!

Como elaborar uma alteração contratual onde um sócio participante em 50% das quotas, retira-se da sociedade cedendo suas quotas à novos sócios ingressantes?? O caso seria o seguinte: Uma empresa foi vendida com o acordo de os sócios ingressantes, como forma de parte de pagamento no momento da aquisição, assumirem as dívidas que ora eram existentes até a data de venda/compra. Esse acordo deverá constar na Alteração Contratual?? Se sim, de que forma?? Ou apenas constar-se-á em um contrato particular à parte?? Neste caso, a Alteração Contratual deverá reger alguma cláusula em específico?? Como fica a situação do sócio cessionário? Ele poderá fazer parte de QSA em uma nova empresa???


Pela atenção, Obrigada!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.