x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 7

acessos 1.185

Abertura de empresa

Daniela Arantes

Daniela Arantes

Bronze DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 30 agosto 2012 | 17:00

Olá, pessoal, já trabalhei com contabilidade, porém nuna abri uma empresa, e a pouco tempo estou atendendo sozinha em meu próprio escritório, e apareceu uma empresa para eu abrir, já fiz o contrato social, está na mão do cliente para assinar, enquanto isso o que dá pra ir adiantando? E depois que eu levar na junta para registrar, pois trata-se de ME, quanto tempo que costuma demorar este registro?

Renato Contabilidade

Renato Contabilidade

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 30 agosto 2012 | 17:26

Olá Daniela, aqui na minha cidade o registro na JUCESP é feito de 24 a 48 horas, enquanto ele assina o contrato você poderia ir adiantando a viabilidade do local junto a Prefeitura.

Jupira Lucas

Jupira Lucas

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 30 agosto 2012 | 18:14

Daniela,

Você fez o contrato e o cadastro digital com enquadramento de ME??? Porque não pode esquecer que é o contrato, o cadastro digital de constituição e o cadastro digital do enquadramento. Sendo que esse cadastro digital você tem que fazer com o certificado digital. E não esquece de pedir ao cliente para assinar igual ao RG, senão dependendo do assessor que analisar o processo, ele dá como exigência para reconhecer firma das assinaturas. Justamente pela assinatura estar divergente do RG.

JUPIRA LUCAS ZUCCHETTI
(Contabilista em Campinas-SP)
Daniela Arantes

Daniela Arantes

Bronze DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 30 agosto 2012 | 22:10

Colegas, muito obrigada!!!, mas gostaria de pedir para o colega Jupira Lucas me ajudar no seguinte: Não informei no contrato sobre a empresa ser ME, está correto né, pois pesquisei que não deve-se mencionar isso no contrato social, está correto? Você poderia me explicar melhor sobre o cadastro digital com enquadramento de ME, e se é feito no site da receita, etc, com mais detalhes, pois tenho muito medo de esquecer alguma coisa?

Jupira Lucas

Jupira Lucas

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 31 agosto 2012 | 17:23

Daniela,

Quando você abrir uma empresa os procedimentos são os seguintes: 01) Pedir cópia autenticada de CPF e RG dos sócios, e uma cópia simples do comprovante de residências dos sócios e da empresa; 02) Elaborar o contrato social, se for sociedade ltda; 03) Fazer o cadastro digital no site da Junta Comercial. Para fazer o cadastro digital você acessa com o certificado digital. E ele é acessado por qualquer certificado digital válido. No cadastro digital vai sair dois documentos para o cliente assinar: a constituição da empresa e o enquadramento de ME (se caso você enquadrou a empresa como ME). Então para passar para o cliente assinar serão três documentos: 01)O contrato social; a constituição feito pelo cadastro digital da Junta e o enquadramento de ME (no caso) também feito pelo cadastro digital.

E quanto ao ME no contrato, é isso mesmo, não coloca na constituição, mas apenas numa futura alteração contratual, daí que ele vai aparecer.

E quando for enviar na Junta Comercial não esquece de anexar as cópias autenticadas do RG.

JUPIRA LUCAS ZUCCHETTI
(Contabilista em Campinas-SP)
Tiago  Vecchi

Tiago Vecchi

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 11 setembro 2012 | 23:43

Vou aproveitar para tirar uma dúvida, em qual momento eu faço o enquadramento da empresa?

Tiago Vecchi - Contador
------------
Regularização de empresas, abertura, encerramento, certidões e alterações contratuais.
Email : [email protected]
------------
" Vitória sem luta é o triunfo sem glória."
Tiago  Vecchi

Tiago Vecchi

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 12 setembro 2012 | 00:02

Eu consigo a inscrição estadual depois que eu tenho o CNPJ E O NIRE?

Tiago Vecchi - Contador
------------
Regularização de empresas, abertura, encerramento, certidões e alterações contratuais.
Email : [email protected]
------------
" Vitória sem luta é o triunfo sem glória."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.