x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 20

acessos 11.239

Elias Viana dos Santos Junior

Iniciante DIVISÃO 4 , Não Informado
há 12 anos Quinta-Feira | 30 agosto 2012 | 18:30

Estou pensando em abrir uma empresa com um sócio, essa empresa seria para elaboração de serviços na área de Design Gráfico.
Logo se enquadra no CNAE 7490-1/99 e no 6201-5/00.
Minha dúvida é:Qual a maneira mais econômica para a abertura dessa empresa?
Grato.

Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 31 agosto 2012 | 08:54

Não existe maneira "mais" economica para abertura.

Cada escritório cobra um valor diferente para abertura de empresas, outros cobram tabelado. Faça uma pesquisa de mercado na sua cidade. O método de abertura é um só e as taxas são fixas. A única cobrança que muda é o preço cobrado pelo contador para firmar a empresa.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055

há 12 anos Sexta-Feira | 31 agosto 2012 | 10:28

P H Gamboa, obrigado.
Mas em todos os lugares que eu vou eles citam o simples nacional e outros trezentos métodos.
Eu tentei optar pelo MEI, mas me disseram que o meu ramo não se enquadra e que não posso fazer sociedade.
Ai veio ME, e dentro disso, sociedade simples intelectual. Também me deram a opção de ser autônomo, que seria mais econômico.
Acontece que eu não entendo nada disso, e me dizem que um método é mais caro que o outro.

Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 31 agosto 2012 | 10:33

Certo vamos lá.

MEI realmente não se enquadra em sua atividade.

Você pode apostar em abrir uma sociedade e optar pelo simples nacional (já que disse que terá um sócio), você pagará impostos sobre a receita bruta mensal inicialmente de 3.8% cumulativo. E recolherá uma porcentagem de ISS variável por cada cidade, ai na prefeitura de Birigui deve ter uma tabela ou até pelo site geralmente varia de 2% a 5% (deve checar no site porque muda de cidade pra cidade) por cada nota de serviços emitido. Terá o inss empresa e fgts que são encargos trabalhistas também para recolher que varia se tiver ou não funcionários, retirada de pro-labore etc. Deverá ter os honorários contábeis que variam de escritório para escritório mensalmente para escrituração de documentos.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055
Jupira Lucas

Jupira Lucas

Prata DIVISÃO 3 , Técnico Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 31 agosto 2012 | 17:44

Elias,

O primeiro CNAE 7490-1/99 é bem generico (outros profissionais....) Evite colocar CNAEs genericos, porque dependendo de quem analisa na Receita Federal barra e faz você trocar o CNAE.Justamente por ser generico demais.Daí você vai ter que voltar lá atrás na Junta Comercial para trocar CNAE e vai ter novos custos com as taxas da Junta. Fora o tempo que vai perder.Ou seja, o "barato" sai caro. E o segundo CNAE é de (programas de computador). Sua empresa vai fazer programa para vender??? Porque esse CNAE é pelo anexo V do Simples Nacional. Ou seja, juntamente com o anexo IV é um dos mais altos que tem.

JUPIRA LUCAS ZUCCHETTI
(Contabilista em Campinas-SP)

há 12 anos Sexta-Feira | 31 agosto 2012 | 17:57

Jupira Lucas Zucchetti
.Na verdade nossa intenção é criar conteúdo gráfico digital. A partir disso o cliente tem a opção de encaminharmos a impressão ou não. Neste caso o serviço seria terceirizado para uma gráfica expressa.
Eu venho tentando enquadrar isso no MEI, como vejo muitos dizerem que conseguiram, mas não tive sucesso.

Jupira Lucas

Jupira Lucas

Prata DIVISÃO 3 , Técnico Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 31 agosto 2012 | 20:24

Elias,

Não faça isso. Se você tem intenção de crescer, abra empresa, não esse MEI .Abra empresa a visibildade é melhor no mercado e também para as instituições financeiras.Você tem muito mais portas abertas como empresa, do que com esse MEI, que mais fecha do que abre,

JUPIRA LUCAS ZUCCHETTI
(Contabilista em Campinas-SP)
Bruno Lovatto Felippini

Bruno Lovatto Felippini

Iniciante DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 22 novembro 2012 | 17:05

Elias, tdo bem?

Conseguir resolver seu problema? Como fez? Estou na mesma situação aqui na minha cidade e me informaram que não posso abrir a agência nem pelo MEI nem pelo simples. Pretendo atuar na área de design gráfico, acredito que algo semelhante a sua, por isso o interesse.

Alguma sugestão?

Abraço

Bruno Lovatto Felippini

Bruno Lovatto Felippini

há 12 anos Sexta-Feira | 23 novembro 2012 | 08:18

Complicado essa situação ein Elias. Consultei Sebrae, receita federal, procurei todos CNAES que se enquadram mas só publicidade e design não se enquadram pelo simples ou MEI, o engraçado é que design de interiores pode ser do simples, design não...vai entender.

Estou procurando alguma brecha que possa enquadrar, quem sabe os contadores aqui possam nos ajudar....se é possível colocar a atividade principal da empresa como, por exemplo, serigrafia e design como secundária...se enquadraria no simples?

VALQUIRIA ROVERI BENTO

Valquiria Roveri Bento

Prata DIVISÃO 2 , Assessor(a) Administrativo
há 12 anos Sexta-Feira | 23 novembro 2012 | 11:36

Elias / Bruno

Nem sempre abrir a empresa no Simples é mais vantajoso. No caso de vocês, devem abrir a empresa de design digital no lucro presumido, onde terá uma média de 11,33% de imposto sobre o faturamento do mês.

No simples, a atividade de vocês vai pagar cerca de 17% (atividade de
desenho de páginas para a internet - web design)

Bruno Lovatto Felippini

Bruno Lovatto Felippini

há 12 anos Sexta-Feira | 23 novembro 2012 | 14:08

Pois é Elias, estou sabendo disso também...muitas empresa nem aceitam serviço se não estiver tudo ok, complicado.

Obrigado pela dica Valquiria, porém a empresa não seria de web design, e sim de designer gráfico (criação de banner, logos, marcas, folders, talvez campanhas publicitárias para empresas, etc..), qual seria o CNAE da atividade de design digital?

O design em si, até onde pesquisei não é optante pelo simples..só não entendo o motivo de design de interiores ser optante.

Essa opção pelo presumido, não implicaria também em um pagamento maior de inss dos sócios e outras contribuições? No nosso caso, é necessária a emissão de nota fiscal eletrônica?

VALQUIRIA ROVERI BENTO

Valquiria Roveri Bento

há 12 anos Sexta-Feira | 23 novembro 2012 | 14:40

É uma questão complicada pois design gráfico está no CNAE 7490-1/99 (outras atividades de serviços), e pode ser do simples.

Este design gráfico entendo ser atividades relacionadas à agência de publicidade (e o CNAE de publicidade não pode ser do simples). Tem essa "brecha".

Se vcs abrirem como "serviços de design gráfico em geral" e não citarem no contrato social que fazem publicidade, talvez não dê problema no cnae.

Com relação à NF, consultem seu município, alguns já são NFS-e - outros não.

No lucro presumido tem sim uma porcentagem de 20% sobre o salário dos sócios (chamado pro-labore).

Bruno Lovatto Felippini

Bruno Lovatto Felippini

há 12 anos Sexta-Feira | 23 novembro 2012 | 16:17

Pois é, pelo que pesquisei essa atividade econômica (design) não se enquadra no simples, só não entendo o motivo.

Esse é o problema, publicidade e design não se encaixam. Talvez uma saída quem sabe seria alguma outra atividade.

Pelo que pesquisei, a atividade
5829-8/00 EDIÇÃO INTEGRADA À IMPRESSÃO DE CADASTROS, LISTAS E DE OUTROS PRODUTOS GRÁFICOS

não é impediditva ao simples, mas será que poderia se encaixar no meu caso?

Pelo que eu entendi pode né?

VALQUIRIA ROVERI BENTO

Valquiria Roveri Bento

há 12 anos Sexta-Feira | 23 novembro 2012 | 16:23

Em uma empresa, quando se tem 1 atividade que pode ser do simples, e outra que não pode, daí não tem jeito: exclusão do simples. A receita não permite a convivência de uma atividade permitida e outra vedada.

Este cnae 5829-8/00 vejo que não tem muito a ver com o design propriamente dito. Veja o que pode ser feito neste cnae:

- cadastros e listas para malas diretas
- listas telefônicas
- listas de produtos farmacêuticos, etc.
- calendários, cartões de felicitações e cartões postais

Bruno Lovatto Felippini

Bruno Lovatto Felippini

há 12 anos Sexta-Feira | 23 novembro 2012 | 16:58

Pois é, mas também entraria
- gravuras, reproduções de trabalhos de arte, etc.

Será que tentando isso não consigo? Complicado isso, precisa ter criatividade para criar mas o governo não colabora...

Bruno Lovatto Felippini

Bruno Lovatto Felippini

há 12 anos Quinta-Feira | 17 janeiro 2013 | 17:25

Boa tarde pessoal

Voltando ao assunto, o escritório que trabalho atualmente contratou serviço de uma empresa de design, e recebemos a nota fiscal constando como empresa optante pelo simples e na descrição do serviço como "propaganda e publicidade, inclusive promoção de vendas, planejamento de campanhas ou sistemas de publicidade, elaboração de desenhos, textos e demais materiais publicitários", sendo nota fiscal emitida por empresa optante pelo simples.

Fui consultar o cnpj da empresa pois até onde eu sei e foi discutido aqui no fórum, atividade de design e publicidade não se encaixam no simples. No CNPJ consta a cnae 18.22-9-99 - serviços de acabamento gráficos, exceto encadernação e plastificação.

Então, se não estou errado, posso abrir uma empresa de design com essa atividade que me enquadro no simples?

Aguardo opinião dos mais entendidos...hehe

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade