x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 20

acessos 11.159

Elias Viana dos Santos Junior

Elias Viana dos Santos Junior

Iniciante DIVISÃO 4, Não Informado
há 11 anos Quinta-Feira | 30 agosto 2012 | 18:30

Estou pensando em abrir uma empresa com um sócio, essa empresa seria para elaboração de serviços na área de Design Gráfico.
Logo se enquadra no CNAE 7490-1/99 e no 6201-5/00.
Minha dúvida é:Qual a maneira mais econômica para a abertura dessa empresa?
Grato.

Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 31 agosto 2012 | 08:54

Não existe maneira "mais" economica para abertura.

Cada escritório cobra um valor diferente para abertura de empresas, outros cobram tabelado. Faça uma pesquisa de mercado na sua cidade. O método de abertura é um só e as taxas são fixas. A única cobrança que muda é o preço cobrado pelo contador para firmar a empresa.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055
Elias Viana dos Santos Junior

Elias Viana dos Santos Junior

Iniciante DIVISÃO 4, Não Informado
há 11 anos Sexta-Feira | 31 agosto 2012 | 10:28

P H Gamboa, obrigado.
Mas em todos os lugares que eu vou eles citam o simples nacional e outros trezentos métodos.
Eu tentei optar pelo MEI, mas me disseram que o meu ramo não se enquadra e que não posso fazer sociedade.
Ai veio ME, e dentro disso, sociedade simples intelectual. Também me deram a opção de ser autônomo, que seria mais econômico.
Acontece que eu não entendo nada disso, e me dizem que um método é mais caro que o outro.

Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 31 agosto 2012 | 10:33

Certo vamos lá.

MEI realmente não se enquadra em sua atividade.

Você pode apostar em abrir uma sociedade e optar pelo simples nacional (já que disse que terá um sócio), você pagará impostos sobre a receita bruta mensal inicialmente de 3.8% cumulativo. E recolherá uma porcentagem de ISS variável por cada cidade, ai na prefeitura de Birigui deve ter uma tabela ou até pelo site geralmente varia de 2% a 5% (deve checar no site porque muda de cidade pra cidade) por cada nota de serviços emitido. Terá o inss empresa e fgts que são encargos trabalhistas também para recolher que varia se tiver ou não funcionários, retirada de pro-labore etc. Deverá ter os honorários contábeis que variam de escritório para escritório mensalmente para escrituração de documentos.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055
Jupira Lucas

Jupira Lucas

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 31 agosto 2012 | 17:44

Elias,

O primeiro CNAE 7490-1/99 é bem generico (outros profissionais....) Evite colocar CNAEs genericos, porque dependendo de quem analisa na Receita Federal barra e faz você trocar o CNAE.Justamente por ser generico demais.Daí você vai ter que voltar lá atrás na Junta Comercial para trocar CNAE e vai ter novos custos com as taxas da Junta. Fora o tempo que vai perder.Ou seja, o "barato" sai caro. E o segundo CNAE é de (programas de computador). Sua empresa vai fazer programa para vender??? Porque esse CNAE é pelo anexo V do Simples Nacional. Ou seja, juntamente com o anexo IV é um dos mais altos que tem.

JUPIRA LUCAS ZUCCHETTI
(Contabilista em Campinas-SP)
Elias Viana dos Santos Junior

Elias Viana dos Santos Junior

Iniciante DIVISÃO 4, Não Informado
há 11 anos Sexta-Feira | 31 agosto 2012 | 17:57

Jupira Lucas Zucchetti
.Na verdade nossa intenção é criar conteúdo gráfico digital. A partir disso o cliente tem a opção de encaminharmos a impressão ou não. Neste caso o serviço seria terceirizado para uma gráfica expressa.
Eu venho tentando enquadrar isso no MEI, como vejo muitos dizerem que conseguiram, mas não tive sucesso.

Jupira Lucas

Jupira Lucas

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 31 agosto 2012 | 20:24

Elias,

Não faça isso. Se você tem intenção de crescer, abra empresa, não esse MEI .Abra empresa a visibildade é melhor no mercado e também para as instituições financeiras.Você tem muito mais portas abertas como empresa, do que com esse MEI, que mais fecha do que abre,

JUPIRA LUCAS ZUCCHETTI
(Contabilista em Campinas-SP)
Bruno Lovatto Felippini

Bruno Lovatto Felippini

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 22 novembro 2012 | 17:05

Elias, tdo bem?

Conseguir resolver seu problema? Como fez? Estou na mesma situação aqui na minha cidade e me informaram que não posso abrir a agência nem pelo MEI nem pelo simples. Pretendo atuar na área de design gráfico, acredito que algo semelhante a sua, por isso o interesse.

Alguma sugestão?

Abraço

Bruno Lovatto Felippini

Bruno Lovatto Felippini

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 23 novembro 2012 | 08:18

Complicado essa situação ein Elias. Consultei Sebrae, receita federal, procurei todos CNAES que se enquadram mas só publicidade e design não se enquadram pelo simples ou MEI, o engraçado é que design de interiores pode ser do simples, design não...vai entender.

Estou procurando alguma brecha que possa enquadrar, quem sabe os contadores aqui possam nos ajudar....se é possível colocar a atividade principal da empresa como, por exemplo, serigrafia e design como secundária...se enquadraria no simples?

VALQUIRIA ROVERI BENTO

Valquiria Roveri Bento

Prata DIVISÃO 2, Assessor(a) Administrativo
há 11 anos Sexta-Feira | 23 novembro 2012 | 11:36

Elias / Bruno

Nem sempre abrir a empresa no Simples é mais vantajoso. No caso de vocês, devem abrir a empresa de design digital no lucro presumido, onde terá uma média de 11,33% de imposto sobre o faturamento do mês.

No simples, a atividade de vocês vai pagar cerca de 17% (atividade de
desenho de páginas para a internet - web design)


Bruno Lovatto Felippini

Bruno Lovatto Felippini

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 23 novembro 2012 | 14:08

Pois é Elias, estou sabendo disso também...muitas empresa nem aceitam serviço se não estiver tudo ok, complicado.

Obrigado pela dica Valquiria, porém a empresa não seria de web design, e sim de designer gráfico (criação de banner, logos, marcas, folders, talvez campanhas publicitárias para empresas, etc..), qual seria o CNAE da atividade de design digital?

O design em si, até onde pesquisei não é optante pelo simples..só não entendo o motivo de design de interiores ser optante.

Essa opção pelo presumido, não implicaria também em um pagamento maior de inss dos sócios e outras contribuições? No nosso caso, é necessária a emissão de nota fiscal eletrônica?

VALQUIRIA ROVERI BENTO

Valquiria Roveri Bento

Prata DIVISÃO 2, Assessor(a) Administrativo
há 11 anos Sexta-Feira | 23 novembro 2012 | 14:40

É uma questão complicada pois design gráfico está no CNAE 7490-1/99 (outras atividades de serviços), e pode ser do simples.

Este design gráfico entendo ser atividades relacionadas à agência de publicidade (e o CNAE de publicidade não pode ser do simples). Tem essa "brecha".

Se vcs abrirem como "serviços de design gráfico em geral" e não citarem no contrato social que fazem publicidade, talvez não dê problema no cnae.

Com relação à NF, consultem seu município, alguns já são NFS-e - outros não.

No lucro presumido tem sim uma porcentagem de 20% sobre o salário dos sócios (chamado pro-labore) .

Bruno Lovatto Felippini

Bruno Lovatto Felippini

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 23 novembro 2012 | 16:17

Pois é, pelo que pesquisei essa atividade econômica (design) não se enquadra no simples, só não entendo o motivo.

Esse é o problema, publicidade e design não se encaixam. Talvez uma saída quem sabe seria alguma outra atividade.

Pelo que pesquisei, a atividade
5829-8/00 EDIÇÃO INTEGRADA À IMPRESSÃO DE CADASTROS, LISTAS E DE OUTROS PRODUTOS GRÁFICOS

não é impediditva ao simples, mas será que poderia se encaixar no meu caso?

Pelo que eu entendi pode né?

VALQUIRIA ROVERI BENTO

Valquiria Roveri Bento

Prata DIVISÃO 2, Assessor(a) Administrativo
há 11 anos Sexta-Feira | 23 novembro 2012 | 16:23

Em uma empresa, quando se tem 1 atividade que pode ser do simples, e outra que não pode, daí não tem jeito: exclusão do simples. A receita não permite a convivência de uma atividade permitida e outra vedada.

Este cnae 5829-8/00 vejo que não tem muito a ver com o design propriamente dito. Veja o que pode ser feito neste cnae:

- cadastros e listas para malas diretas
- listas telefônicas
- listas de produtos farmacêuticos, etc.
- calendários, cartões de felicitações e cartões postais

Bruno Lovatto Felippini

Bruno Lovatto Felippini

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 23 novembro 2012 | 16:58

Pois é, mas também entraria
- gravuras, reproduções de trabalhos de arte, etc.

Será que tentando isso não consigo? Complicado isso, precisa ter criatividade para criar mas o governo não colabora...

Bruno Lovatto Felippini

Bruno Lovatto Felippini

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 17 janeiro 2013 | 17:25

Boa tarde pessoal

Voltando ao assunto, o escritório que trabalho atualmente contratou serviço de uma empresa de design, e recebemos a nota fiscal constando como empresa optante pelo simples e na descrição do serviço como "propaganda e publicidade, inclusive promoção de vendas, planejamento de campanhas ou sistemas de publicidade, elaboração de desenhos, textos e demais materiais publicitários", sendo nota fiscal emitida por empresa optante pelo simples.

Fui consultar o cnpj da empresa pois até onde eu sei e foi discutido aqui no fórum, atividade de design e publicidade não se encaixam no simples. No CNPJ consta a cnae 18.22-9-99 - serviços de acabamento gráficos, exceto encadernação e plastificação.

Então, se não estou errado, posso abrir uma empresa de design com essa atividade que me enquadro no simples?

Aguardo opinião dos mais entendidos...hehe

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.