x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 4

acessos 1.566

Abertura de escritório de contabilidade

CLEBER LEAL DE OLIVEIRA

Cleber Leal de Oliveira

Iniciante DIVISÃO 2, Vigilante
há 11 anos Quinta-Feira | 20 setembro 2012 | 09:15

Bom dia.
Estou cursando o ensino superior em contabilidade, tendo como objetivo abrir um escritório de contabilidade logo após terminar este curso.
Como não tenho experiência alguma na área contábil, gostaria de saber se é possível abrir este escritório apenas com base nos estudos feitos durante a faculdade. Estou procurando fazer vários cursos na área contábil, além daquilo que estou aprendendo na faculdade. Além disso, estou aprimorando meus conhecimentos aqui no Fórum e procurando ler livros, as leis que tratam da área fiscal, tributária, trabalhista e conversando com pessoas que já trabalham na área adquirindo conhecimento com as mesmas.
Portanto, peço a ajuda de vocês para saber se é possível abrir um escritório somente com estudo ou realmente é necessário adquirir experiência trabalhando na área?
Alguém aqui conseguiu abrir um escritório sem experiência?

Maria Clara Lima

Maria Clara Lima

Bronze DIVISÃO 3, Chefe Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 20 setembro 2012 | 09:22

Bom dia Cleber, eu também estou cursando a faculdade e estou trabalhando no escritório do meu pai. Pelo que eu aprendo no escritório e na faculdade, eu diria que só quem me ensina - de verdade - é o escritório!!!
Mas quanto a abrir um escritório, sem experiência, deve ficar a seu critério; se você acha que é capaz então vai enfrente!
Espero ter ajudado um pouco!

alfredo azoia ferreira

Alfredo Azoia Ferreira

Ouro DIVISÃO 2, Encarregado(a) Fiscal
há 11 anos Quinta-Feira | 20 setembro 2012 | 09:23

na teoria he uma coisa outra coisa eh na pratica, talves fosse melhor cv arrumar um tipo de serviço ligado diretamente a area contabil, somente assim vc adquiriria um pouco de conhecimento da imensidao de situações que envolve a contabilidade, eu por exemplo ja labuto na area desde a idade de 12 anos, hoje tenho 67 e a cada dia aprendo novas coisas, principalmente ligadas a legislação fiscal, federal, estadual e municipal., boa sorte, se pecisar de algo, disponha, abraços

Antonio Arlindo Gomes

Antonio Arlindo Gomes

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 20 setembro 2012 | 09:33

Bom dia Cleber,

O melhor a se fazer antes de abrir um escritório seria trabalhar na área para conhecer a real rotina de trabalho, mas também pode-se aprender muito sozinho.

Se houver interesse de sua parte, você poderá pesquisar sobre as obrigações acessórias, fazer downloads dos programas usados para entrega de declarações e simular movimentos para que obtenha conhecimentos práticos.

Só entendendo a rotina do escritório contábil para se sentir seguro de abrir um.

"Corrija o sábio e o fará mais sábio. Corrija o tolo e o fará seu inimigo."
CLEBER LEAL DE OLIVEIRA

Cleber Leal de Oliveira

Iniciante DIVISÃO 2, Vigilante
há 11 anos Quinta-Feira | 20 setembro 2012 | 10:23

Obrigado pessoal pela contribuição.
Realmente até acredito que seja muito importante adquirir experiência na área contábil para abrir um escritório.
Penso que seria uma forma de encurtar tempo quando digo que apenas estudando poderia ser o suficiente para abrir um escritório.
E para quem trabalha num escritório, como é a rotina no escritório? As situações que aparecem no dia a dia é sempre bem difícil de se resolver?
Outra questão importante, para quem esta começando nesta área, atuar como profissional liberal seria a melhor forma de começar nesta área? Executando poucos tipos de serviços, como abertura e fechamento de empresas, IRPF, IRPJ, etc?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.