x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 681

Abertura de empresa e Sociedade

Diego Meneses

Diego Meneses

Iniciante DIVISÃO 3, Designer Gráfico
há 11 anos Segunda-Feira | 1 outubro 2012 | 10:05

Bom dia.

Eu não consegui encontrar outro tópico com as dúvidas que preciso, então criei este aqui. Desculpem se o assunto já existe outro lugar, realmente não achei.

Bem, eu e um amigo queremos abrir uma empresa de design gráfico juntos: fazemos artes para impressos em geral e dentro de algum tempo começaremos a mexer com sites - ou seja, publicidade e propaganda. Como estamos com dificuldade em tirar algumas dúvidas, agradecemos muito se alguém nos ajudasse.

1) Vamos começar uma sociedade. Não vamos ter funcionários por hora, apenas eu e ele. Qual é a modalidade de empresa que melhor se encaixa neste tipo de situação (parece que o SIMPLES ou o MicroEmpreendedor seriam as melhores, de acordo com o que consegui entender)?

2) Moro em Minas Gerais. Qual seria o custo inicial com toda a parte de formalização dessa empresa? E em quanto tempo ficaria pronto?

3) De acordo com as infos acima, qual seria o custo médio de manutenção mensal desta empresa (impostos e encargos)?

4) Se optássemos para fazer o MEI, qual seria o custo para podermos mudar a categoria de empresa? Sei que neste caso a sociedade não é possível, mas dessa forma eu o colocaria como meu funcionário, mas na verdade apenas dividiríamos os gastos.

Obrigado desde já pela atenção.

Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 1 outubro 2012 | 10:11

1) Vamos começar uma sociedade. Não vamos ter funcionários por hora, apenas eu e ele. Qual é a modalidade de empresa que melhor se encaixa neste tipo de situação (parece que o SIMPLES ou o MicroEmpreendedor seriam as melhores, de acordo com o que consegui entender)?

R - Simples Nacional, MEI não tem abrange criação de sites.

2) Moro em Minas Gerais. Qual seria o custo inicial com toda a parte de formalização dessa empresa? E em quanto tempo ficaria pronto?

R - O custo é variável de cidade a cidade, de escritório a escritório e não é tabelado, geralmente leva 20 dias se não tiver nenhum problema. Lembrando que o contador é obrigatório ter para este regime.

3) De acordo com as infos acima, qual seria o custo médio de manutenção mensal desta empresa (impostos e encargos)?

R - Recolher os encargos federais, municipais e previdenciários, os federais (receita de serviços) é calculado encima de seu faturamento bruto mensal e tirado a aliquota que varia.

4) Se optássemos para fazer o MEI, qual seria o custo para podermos mudar a categoria de empresa? Sei que neste caso a sociedade não é possível, mas dessa forma eu o colocaria como meu funcionário, mas na verdade apenas dividiríamos os gastos.

R - MEI não abrange sua atividade citada, o custo de mudança de regime é gratuito.

Obrigado desde já pela atenção.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.