x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 17

acessos 40.897

LOCADORA DE VEICULOS

Valdinei Pinto Gonçalves

Valdinei Pinto Gonçalves

Bronze DIVISÃO 1, Coordenador(a) Contabilidde
há 16 anos Quinta-Feira | 20 setembro 2007 | 16:30

Ola pessoal, veja se alguém pode me dar algumas dicas, a saber:

QUAL A CARGA TRIBUTÁRIA PARA ABERTURA DE UMA LOCADORA DE VEICULOS?

EU POSSO ALTERAR MINHA ATIVIDADE ECONOMICA QUE JÁ É VENDA DE AUTOMÓVEIS, INCLUINDO ALÉM DA VENDA A LOCAÇÃO DE VEÍCULOS NO MESMO CNPJ?

AS LOCADORAS PODEM UTILIZAR DO BENEFÍCIO DA DEPRECIAÇÃO ACELERADA?

Aguardo respostas.

Abraço.


Valdinei

Valdinei Gonçalves - Consultor, Coordenador Cooporativo Contabil, fiscal e controladoria
Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 16 anos Sexta-Feira | 19 outubro 2007 | 19:53

P - QUAL A CARGA TRIBUTÁRIA PARA ABERTURA DE UMA LOCADORA DE VEICULOS?

R - A mesma de qualquer outra empresa, não existe nenhum beneficio que se possa utilizar.

P - EU POSSO ALTERAR MINHA ATIVIDADE ECONOMICA QUE JÁ É VENDA DE AUTOMÓVEIS, INCLUINDO ALÉM DA VENDA A LOCAÇÃO DE VEÍCULOS NO MESMO CNPJ?

R - Pode, sem problema, desde que faça uma alteração no objeto social da empresa acrescentado a atividade desejada, se ainda não constar.

P - AS LOCADORAS PODEM UTILIZAR DO BENEFÍCIO DA DEPRECIAÇÃO ACELERADA?

R - Não pode, por não existir nada que justique a adoção desse beneficio.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 16 anos Sexta-Feira | 4 janeiro 2008 | 20:18

Boa noite Maria.


Não tem diferença nenhuma, o problema que existe dois tipos de depreciação, a Linear e Acelerada. A Depreciação Acelerada consiste na rápida diminuição dos valores de ativos como resultado do desgaste pelo uso em regime de operação superior ao normal, geralmente é usada em industrias onde o desgaste das maquinas é muito maior que no comercio, por exemplo. Numa locadora de veiculos, com certeza o método adotado é o Linear, que consiste em dividir o valor total do bem de Ativo em partes iguais, contabilizando uma parte por mês até a total desvalorização do bem de Ativo. Por isso chamamos de Depreciação Linear.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
vanderlei melo

Vanderlei Melo

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 9 setembro 2009 | 15:48

Luiz José

Boa tarde,


Sou contador, mas nunca fiz contabilidade de uma empresa Locadora de veiculos, voce saber informar qual a forma de tributação ? Real ou Presumido? Quais impostos incidem sobre a NF de locação? o Cliente desta empresa tem que reter 4,65% ? existe incidencia de ISS ?

Grato

ERCILIA MARA TRANOSO

Ercilia Mara Tranoso

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 6 janeiro 2010 | 21:23

OLÁ! BOA NOITE!

Também tenho um cliente cujo objeto social é locação de veículos, em uma pesquisa rápida tomei conhecimento que a empresa pode ser optante pelo simples nacional e como não incide ISS o documento hábil pode ser uma nota de debido com o respectivo contrato de serviço, com uma ressalva que não incide ISS pelo advento da Lei Complementar 116/03, mais gostaria de mais informações.

Obrigada.

Antônio Jorge de LIma Guimarães

Antônio Jorge de Lima Guimarães

Iniciante DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 29 janeiro 2010 | 04:09

Bom dia amigos,


O dono de uma locadora de automóveis informal quer regularizar a situação alterando os dados de uma empresa que ele já tinha ( representação comercial e agente de comércio de produtos alimentícios, bebidas e fumo ) e estava inativa, para exercer a atividade de locação de véculos. Quais os passos que devo seguir até regularizar toda a situação da empresa de forma que ela consiga emitir suas notas de Prestação de Serviços?

wellington batista da silva

Wellington Batista da Silva

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Administrativo
há 11 anos Quarta-Feira | 17 outubro 2012 | 10:56

bom dia amigos,
tenho um cliente para abertura de empresa....como devo proceder? ele só tem um veiculo que ultilizar como locação.esse só vai emitir nota de locação desse veiculo!! sendo assim,devo abrir firma com qual classificação? ele pode entrar no MEI? quais os procedimentos necessarios?
Obrigado pela ajudar!

Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 17 outubro 2012 | 14:23

Wellington Batista da Silva

Dependendo do que ele for realmente fazer, locação com ou sem condutor poderia por no MEI.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055
Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 17 outubro 2012 | 14:57

Wellington Batista da Silva

Veja a lista aqui - http://www.portaldoempreendedor.gov.br/modulos/perguntas/empreendedor.htm

Caso não conste ele deverá optar pelo Simples Nacional. Em uma breve olhada vi que "sem condutor" não pode ser MEI.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055
Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 22 outubro 2012 | 18:14

Wellington Batista da Silva

TAXISTA seria basicamente isto.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.