x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 23

acessos 3.094

Márcia  Leite

Márcia Leite

Bronze DIVISÃO 1, Professor(a) Educação Física
há 11 anos Quarta-Feira | 3 outubro 2012 | 23:03

Por favor, se alguém puder me ajudar? : )

Estou abrindo uma empresa de prestação de serviços de ginástica laboral sem o auxílo de um contador. Já saiu meu CNPJ, mas estou com dificuldade no preenchimento da inscrição do CCM. Como não vou ter um estabelecimento de portas abertas, vou prestar serviços no cliente não sei se devo preencher a área de codificação de estabelecimento.
Meu CNAE É: 93131000

Outra coisa no momento não terei funcionários tenho que fazer minha inscrição no inss também?

Desde já muito obrigada!

William Martimiano Beraldo

William Martimiano Beraldo

Prata DIVISÃO 2, Assistente
há 11 anos Quinta-Feira | 4 outubro 2012 | 10:30

Marcia
Bom Dia...

No cadastro do CCM da Prefeitura de São Paulo especifique que a empresa não é estabelecida, quanto ao INSS mesmo se a empresa nao tem funcionarios deve cadastrar para emissão de Gfip, mesmo que seja sem movimento.

Espero ter lhe ajudado.

Att...

William M. Beraldo
Ass. Legalização
William Martimiano Beraldo

William Martimiano Beraldo

Prata DIVISÃO 2, Assistente
há 11 anos Quinta-Feira | 4 outubro 2012 | 15:27

Marcia
Boa Tarde...

Compareça perante a Receita Federal da jurisdição da empresa, caso não seja um dos sócios da empresa apresentar a seguinte documentação.:

- Original e Cópia do Contrato Social;
- Cartão do CNPJ;
- Procuração (caso não seja um dos sócios da empresa);
- Cópia autenticada de RG, CPF, e Comprovante de residencia dos sócios.

Não ha fomulario para a inscrição a empresa perante o INSS, apenas comparecendo na Receita Federal munido desta documentação e solicitando uma senha de atendimento para inscrição previdenciaria de pessoa juridica.

Espero ter sanado as suas duvidas.

Att...

William M. Beraldo
Ass. Legalização
Márcia  Leite

Márcia Leite

Bronze DIVISÃO 1, Professor(a) Educação Física
há 11 anos Quinta-Feira | 4 outubro 2012 | 15:53

Boa tarde Willian!

Obrigada, e vou abusar mas um pouco da sua gentileza e lhe fazer mais uma pergunta. Estou fazendo o cadastro da senha web no site da prefeitura. Sou enmpresaria individual, não possuo sócio. No entanto o sistema não permite que eu vá adiante sem preencher o campo de sócio. Você sabe me dizer se tenho que inserir meu nome e cpf novamente? Ou como devo proceder?

William Martimiano Beraldo

William Martimiano Beraldo

Prata DIVISÃO 2, Assistente
há 11 anos Quinta-Feira | 4 outubro 2012 | 16:38

Marcia
Boa Tarde...

Não ha necessidade de incluir 2 sócios para o cadastro da senha web, voce deve preencher o campo sócio com seu CPF e nome completo, após clique em incluir, depois no campo de baixa, que refere-se ao responsavel da empresa voce deverá colocar os seus dados novamente, ou seja, seu CPF e nome completo, após isso seguir com o passo a passo.

Qualquer duvida pode enviar mais mensagens não tem problema.

Att...

William M. Beraldo
Ass. Legalização
William Martimiano Beraldo

William Martimiano Beraldo

Prata DIVISÃO 2, Assistente
há 11 anos Quinta-Feira | 4 outubro 2012 | 17:19

Marcia
Boa Tarde...

Conseguiu solicitar a senha web ??

Disponha, qualquer duvida pode enviar mais mensagens que os colegas do forum sempre vao ajudar.

Att...

William M. Beraldo
Ass. Legalização
Márcia  Leite

Márcia Leite

Bronze DIVISÃO 1, Professor(a) Educação Física
há 11 anos Segunda-Feira | 8 outubro 2012 | 17:47

Olá Willian e usuários boa tarde!

Ando meio perdida, mais uma vez... acho que agora vem a pior parte.

Fui na receita federal para saber sobre o insss. O moço me instruiu a fazer o cadastro com o download do gfip 8.4 que eu fiz e só dá pra fazer um cadastro. na verdade estou perdida ele disse que vou ter que pagar uma multa pq não entreguei até o dia 05 deste mês. vc pode me orientar de como proceder, quero deixar tudo certinho. não tive nehuma renda, vou pagar multa do quê?

Se alguém puder me ajudar!!!
Obrigada.

William Martimiano Beraldo

William Martimiano Beraldo

Prata DIVISÃO 2, Assistente
há 11 anos Terça-Feira | 9 outubro 2012 | 13:59

Marcia
Boa Tarde...

Para efetuar o cadastro no programa da gfip a empresa tem o prazo de 30 dias a partir da data de emissão do CNPJ da empresa, verifique qual foi o dia em que a Receita Fedral disponibilizou o cartão do CNPJ assim voce pode saber qual o dia que deve ser entregue esta declaração, porem a Receita pode sim fazer o cadastro da sua empresa sem a necessidade de ser enviado os dados via Gfip que é um programa um pouco complexo de se preencher pra quem não sabe como ele funciona.

Att...

William M. Beraldo
Ass. Legalização
William Martimiano Beraldo

William Martimiano Beraldo

Prata DIVISÃO 2, Assistente
há 11 anos Terça-Feira | 9 outubro 2012 | 14:27

Marcia
Boa Tarde..

Não, esta informação não esta correta, pois toda empresa quando esta em fase de abertura tem um prazo de 30 dias para efetuar o recolhimento ou trasmissão de suas declarações ou impostos pelo fato de que o processo as vezes é mt demorado em sertos órgãos e não só o consumidor como tbm o contador precisa de certas informações para concluir o processo e fazer a emissão de tais declarações e impostos.
Tente fazer um outro agendamento e conversar com outro fiscal para que o mesmo possa lhe instruir corretamente.

Att...

William M. Beraldo
Ass. Legalização
Márcia  Leite

Márcia Leite

Bronze DIVISÃO 1, Professor(a) Educação Física
há 11 anos Terça-Feira | 9 outubro 2012 | 17:04

Olá Willian boa tarde!

Acabei de chegar da receita e fiz um novo agendamento. Eu acho que o que você me disse esta correto, no entanto não consegui falar com nenhum fiscal hj. Mas no site da receita eles falam que: Deverão efetuar a Matrícula CEI no prazo máximo de até 30 dias do início de sua atividade, esta data é a que sai na jucesp ou a do cnpj?

Obrigada.

William Martimiano Beraldo

William Martimiano Beraldo

Prata DIVISÃO 2, Assistente
há 11 anos Terça-Feira | 9 outubro 2012 | 17:39

Marcia
Boa Tarde...

Legalmente falando a empresa ja possui natureza juridica a partir da data de registro na JUCESP, ou seja quando ela obtem o seu NIRE (Numero de Identificação de Registro de Empresa), porem para efetuar a matricula perante aos demais órgãos algumas informações que são conseguidas no tempo desse tramite são necessárias, como por exemplo obtenção do numero de CNPJ, que dependendo da receita legalmente nos da um prazo de 30 dias de espera.
A data que aparece no seu CNPJ como data de abertura, repare que vai ser a mesma que a empresa foi registrada pela JUCESP, porem os tramites foram demorados e seu CNPJ foi liberado no dia 03.10.2012 como me informou anteriormente.
E para evitar de ir pessoalmente perante a Receita para fazer um agendamento para atendimento de pessoa juridica, basta entrar no site a segui.:

www.receita.fazenda.gov.br

Neste endereço voce pode solitar um agendamento sem a necessidade de se descolocar a Receita Federal.

Att...

William M. Beraldo
Ass. Legalização
Márcia  Leite

Márcia Leite

Bronze DIVISÃO 1, Professor(a) Educação Física
há 11 anos Quarta-Feira | 17 outubro 2012 | 20:09

Boa noite Willian!

Hj estive presente na receita e lá fizeram minha inscrição no inss. Amnhã estou indo até o inss para ver como terei que realizar os pagamentos.
Vc sabe me dizer qual a diferença da nota fiscal eletronica e a do talão, me disseram que é melhor a eletronica, no meu caso qual a sua opinião? tenho que fazer a solicitação da eletronica no site, se for melhor já vou fazer.
eu entendi que no simples o iss estaria embutido no pagamento do das, vou pagar o iss 2x com a nota fiscal ?
Obrigada.
ATT,
MÁRCIA

William Martimiano Beraldo

William Martimiano Beraldo

Prata DIVISÃO 2, Assistente
há 11 anos Segunda-Feira | 22 outubro 2012 | 11:48

Marcia
Bom Dia...

Realmente a nota fiscal eletronica é melhor pelo fato do custo beneficio, voce nao tera gastos com a emissão de boleto e não precisa se preocupar em ficar arquivando documentos fiscais em sua casa, mas isso vai por opção do empresário, alguns ainda preferem o talão de notas.
Quanto ao iss, pode ficar tranquila que voce não ira paga-lo 2 vezes, a informação que voce obteve de que o iss é cobrado ja no DAS esta correta.

Att...

William M. Beraldo
Ass. Legalização
Márcia  Leite

Márcia Leite

Bronze DIVISÃO 1, Professor(a) Educação Física
há 11 anos Segunda-Feira | 22 outubro 2012 | 17:49

Boa tarde ...

Entendi quase tudo. Como eu disse estou evitando pagar um contador no momento, por causa da minha situação: uma única nota de valor baixíssimo. Na verdade acho que conseguirei me virar sozinha por enquanto, se minhas únicas obrigações forem a emissão do das e da nfe. Vi no site da receita que não sou obrigada a pagar o INSS, por ser ME
logo tbm não sou obrigada a entregar a gfip, certo?
o site da receita diz:
Estão desobrigados de entregar a GFIP:

- O contribuinte individual sem segurado que lhe preste serviço;

acho que é o meu caso, empresário individual sem funcionários.
é isso mesmo?

Obrigada, mais uma vez!

William Martimiano Beraldo

William Martimiano Beraldo

Prata DIVISÃO 2, Assistente
há 11 anos Segunda-Feira | 22 outubro 2012 | 17:57

Marcia
Boa Tarde...

Esta correto, é isto mesmo, não tem a necessidade de pagar o INSS, porem acho melhor efetuar o recolhimento do mesmo pois vai se tratar do recolhimento de sua previdencia, mas ai ja fica ao seu critério.
De resto voce ja entendeu tudo certinho Marcia, acho que vc realmente vai conseguir se virar sem o auxilio de um contador por enquanto, qualquer coisa voce pode prestar pelo auxilio do SEBRAE tambem, que tem uma consultoria gratuita para MEI's, entre em contato com eles quando voce tiver um tempo disponivel e cadastre a sua empresa no sistema deles, acho interessante para voce que esta abrindo agora uma empresa e tem duvidas em certos aspectos.

Att...

William M. Beraldo
Ass. Legalização

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.