x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 1.349

declaração de imposto de renda 2013

Robson Pereira

Robson Pereira

Iniciante DIVISÃO 4, Coordenador(a) TI
há 11 anos Quinta-Feira | 11 outubro 2012 | 09:16

Prezados,

Bom dia meu nome é Robson e estou em uma situação que quero me preparar para o próximo ano.
Atualmente trabalho com TI e um amigo faz a nota fiscal e me repassa o valor direto para minha conta corrente
Atualmente a empresa dele só faz nota pra mim, ele não usa mais a empresa, porém eu pago todos os impostos e contador, de certa forma ele me "emprestou" a empresa.

Agora eu devo me tornar sócio da empresa, para evitar problemas futuros, porém ano que vem eu gostaria de declarar o imposto de renda corretamente e gostaria de saber se tem como declarar esse dinheiro que ele me repassou sem tributar, até pq o imposto de renda já foi retido na fonte e deveria ser uma renda não tributável, correto?

Eu tenho uma outra empresa e ela está em processo de fechamento, quais documentos o contador tem que me repassar para eu me certificar que a empresa foi fechada corretamente?

Fico no aguardo de informações e sugestões de qual seria a melhor ação a ser tomada no meu caso.

Desde já agradeço a ajuda de todos!


Robson P.



VALQUIRIA ROVERI BENTO

Valquiria Roveri Bento

Prata DIVISÃO 2, Assessor(a) Administrativo
há 11 anos Sexta-Feira | 19 outubro 2012 | 09:58

Robson, para declarar em 2013 você precisa ser admitido na sociedade ainda em 2012 (registrar alteração de contrato social) .

E aí, em 2013 você deve declarar o quanto recebeu de pro-labore e distribuição de lucros por esta empresa em 2012.

Quanto à sua empresa antiga, o contador deve lhe entregar, basicamente:

- distrato social registrado
- CNPJ, Inscrição Estadual e Municipal baixados
- certidões negativas da Receita, Estado, Município, INSS e FGTS

Robson Pereira

Robson Pereira

Iniciante DIVISÃO 4, Coordenador(a) TI
há 11 anos Sexta-Feira | 19 outubro 2012 | 10:12

Valquiria,

Muito obrigado pelo retorno!

tem alguma forma de eu declarar os retroativos( meses anteriores à inclusão na empresa) sem ser tributado?

Ou qual o melhor caminho a ser tomado?

Atenciosamente,

Viviane Gomes

Viviane Gomes

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 11 anos Domingo | 10 março 2013 | 16:30

Boa tarde!
Tenho a seguinte situação:
1 - Posso incluir dependentes (pai e mãe) maiores de 65 anos em minha declaração. A dúvida é: devo informar os rendimentos deles (aposentados por auxílio doença e áuxílio idoso) na declaração? Em quais campos: Rendimentos tributáveis ou Rendimentos Não tributáveis?
2 - Uma pessoa aposentada (recentemente em 2012), de 49 anos, que continua trabalhando registrada, também deve informar os rendimentos provinientes da aposentadoria por tempo de serviço?

Se puderem me ajudar, agradeceria muito!
abraços

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.