x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 709

CARLOS ROBERTO DE OLIVEIRA

Carlos Roberto de Oliveira

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 17 outubro 2012 | 15:35

Boa tarde a todos os usuários do Forum.

Preciso da ajuda de vocês mais uma vez.

Tenho um cliente que quer abrir uma empresa para beneficiar eucalipto transformado a madeira em briquetes (cavacos) para vender. A palntação é própria. Minhas dúvudas são: 01) Essa atividade pode ser considerada uma Agroindústria? 02) Ela poderá optar pelo Simples nacional? e 03) Quais benefícios fiscais ela terá se se enquadrar como Agroindústria e quais legislações a disciplinam?

Antecipadamente, muito obrigado a todos.

Carlos Roberto de Oliveira - Nítida Consultoria Contábil Ltda
Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Sábado | 20 outubro 2012 | 22:34

Carlos, boa noite.

Caso a empresa preencha os requisitos para enquadrar-se no simples nacional, não haveria outros impedimentos.

Quanto aos outros regimes, o que posso lhe adiantar é que na esfera estadual (aí falando por Goiás), a BC do ICMS fica reduzida para 3% nas operações internas.

Na área previdenciária, a tributação patronal fica em torno dos 24%.

Não deixa de ser uma atividade diferenciada, pois enquanto o eucalipto estiver sendo produzido, deverá ser lançado no ativo da empresa - estoque, onde os custos deverão ser apropriados quando da venda mediante laudo do Engenheiro responsável.

Os demais impostos federais são aqueles que já conhecemos.

Maiores dúvidas, favor postar nas salas próprias.

Att,
Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.