x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 4

acessos 2.712

micro empresa x contador

jose carlos vilela

Jose Carlos Vilela

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Administrativo
há 11 anos Quinta-Feira | 25 outubro 2012 | 18:21

Olá, espero que alguem possa me ajudar:
Tenho empresa cadastrada como ME, com cnaes: 82.11-3/00, serviços combinados de escritorio e apoio administrativo; e 82.19-9/99, preparação de documentos e serviços de apoio administrativo, de acordo com o crc/sp não existe a obrigatoriedade de registro no CRC, para estas duas atividades, mas não responderam se para essas atividades enquadradas. o ME tem que ser contador ou tecnico de contabilidade.
Se alguem souber de alguma referencia acima, agradecerei pela ajuda.
José Carlos

Pablo H P

Pablo H P

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 25 outubro 2012 | 18:29

No meu ponto de vista as duas atividades acima não precisam que o titular tenha registro no CRC ou seja, podem ser exercidas por pessoa física comum sem que o ME seja contador ou técnico de contabilidade.

Tanto que teoricamente os cnaes acima podem precisar ter que contratar um serviço técnico contábil ou contador para assinar qualquer documento pertinente a empresa. (ex. balanços, balancetes, razão, diário, decore, envio de informações federais, estaduais ou munipais).

Fora isto não vejo necessidade que quem desenvolve as atividades propostas tenha que ser obrigatoriamente contador só não poderá exercer ou assinar documentos que somente um contador pode fazer.

No mais é isto.

Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 25 outubro 2012 | 18:43

Conforme o amigo acima disse.

Estas CNAE's ele não poderá prestar assessoria, consultoria, suporte, analisar, assinar nenhum documento pela empresa que preste serviço terceirizado em alguma área que necessite serviços técnicos (inclusive contábil).

Sobre a empresa ME, ela é obrigada a ter contador registrado e ativo com CRC para poder funcionar.

Apenas MEI é desobrigado ter um contador vinculado.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055
roberto anunciação

Roberto Anunciação

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 25 outubro 2012 | 19:47

Pelo que entendi do nosso colega acima, a sua Me não presta nenhum tipo de serviço que demande conhecimento técnico apurado de contabilidade, pelas descrições acima, ele deve ter conhecimentos de administração de empresa, porém se o mesmo for técnico em administração pode desenvolver as suas atividades tranquilarmente,pois não é exigido o CRC para as atividades que ele desenvolve.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.