x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 17.420

Fechar MEI com débitos pessoais.

Diego

Diego

Iniciante DIVISÃO 2, Não Informado
há 11 anos Sábado | 27 outubro 2012 | 02:08

eu tenho um cnpj como empreendedor individual. Fiz alguns emprestimos bancarios, e por imprevistos pessoais e familiares não poderei arcar com meus compromissos. Já está tudo atrasado, já estou recebendo cartas e telefonemas. Não tenho nenhum bem em meu nome. Tenho as seguintes duvidas:

1 - Não tenho a minima chance de pagar agora. O que é melhor fazer, deixar assim ou tentar algum pedido de falencia.
2 - Meu cpf ficará sujo?
3 - Isso prescreve algum dia? Não tenho bens, mas se daqui a 20 anos tiver, posso perder? Se eu falecer, meu descendentes, podem pagar por isso se tiverem herança a receber?
4 - Essa é minha principal duvida. Não penso em fazer isso agora, mas algum dia eu poderei ser sócio de uma nova empresa? Ou se eu não pagar minhas dividas atuais, nunca mais poderei ter um negocio em meu nome?

Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 11 anos Domingo | 28 outubro 2012 | 00:07

1 - Não tenho a minima chance de pagar agora. O que é melhor fazer, deixar assim ou tentar algum pedido de falencia.

- Se deixar virará uma bola de neve e quanto mais dias passa mais juros correm.

2 - Meu cpf ficará sujo?

- Sim.

3 - Isso prescreve algum dia? Não tenho bens, mas se daqui a 20 anos tiver, posso perder? Se eu falecer, meu descendentes, podem pagar por isso se tiverem herança a receber?

- Não. os débitos federais entram em divida ativa. Em caso de falencimento quem obter a responsabilidade, terá de arcar na justiça também com os débitos. A receita federal não tira do sistema ela passa para herdeiros ou para novos sócios que entrarem na empresa.


4 - Essa é minha principal duvida. Não penso em fazer isso agora, mas algum dia eu poderei ser sócio de uma nova empresa? Ou se eu não pagar minhas dividas atuais, nunca mais poderei ter um negocio em meu nome?

- Poderá ser sócio, mais a empresa em que você entrar não obterá nenhum crédito em nenhuma instituição financeira. Um sócio "sujo" de outra carrega para as demais que ele entrar.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055
Pablo H P

Pablo H P

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Domingo | 28 outubro 2012 | 01:53

O pedido de falência deve levar em conta a natureza dos débitos.
Se forem débitos fiscais (governo) não compensa a falência.
Mas se forem débitos com PJ (tipo bancos) a falência poderá ser útil.
Não há problema em dar baixa no CNPJ para empresas com dívidas desde que estas estejam enquadradas no simples nacional. O CNPJ será baixado, a dívida não. Se chamar sua esposa de bem o governo irá confiscar. Para burlar a lei, poderá registrar seus bens em nome de seus filhos, mas quando morrer o governo irá tomar deles. Procure sempre negociar suas dívidas. O valor minimo de um parcelamento fiscal é de R$ 500,00 portanto, vai pagando aos poucos. Boa sorte.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.