x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 19

acessos 3.296

Gisele Andrade

Gisele Andrade

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 18 fevereiro 2013 | 11:17

Olá pessoal.
Tenho um cliente que tem uma empresa ME, são 2 sócios, ele e o pai dele, porém, ele quer abrir uma EIRELI e tirar o pai dele da sociedade e colocar a EIRELI como sócia da empresa que ele tem, pergunto, ele pode fazer isso? e qual o embasamento legal? afinal ele vai ser sócio pessoa fisica e dono da EIREILI que será sócia da mesma empresa que ele é sócio como pessoa fisica.
Obrigada.

Amanda Figueredo

Amanda Figueredo

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 18 fevereiro 2013 | 11:25

Olá pessoal,

Tive um caso desses esta semana, aqui no Estado do Goiás, fui na JUCEG, eles me orientaram que não é possível. Duas empresas individual com a mesma pessoa. No entanto, se a PF tem uma firma individual, pode sem impedimento algum abrir outras sociedades limitadas (com sócios).

Não tentes ser bem sucedido, tenta antes ser um homem de valor.
Albert Einstein
Gisele Andrade

Gisele Andrade

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 18 fevereiro 2013 | 11:41

Até onde li caro Juarez uma EIRELI pode ser sócia de outras empresas. Mas, quero saber: se 2 sócios José com seu irmão Pedro abriram uma empresa chamada José ME Ltda, porém, José quer tirar Pedro da sociedade, abrindo uma EIRELI em seu nome (José) e a EIRELI ficar no lugar de Pedro na empresa José ME Ltda?

Jadir Murara Machado Lopes

Jadir Murara Machado Lopes

Prata DIVISÃO 4, Analista Administrativo
há 11 anos Segunda-Feira | 18 fevereiro 2013 | 11:52

Pelo que vc colocou tem uma empresa ltda, tem que tirar um dos sócios e deixar a mesma unipessoal, após fazer a transformação para EIRELI, ou seja, o sócio José sai da sociedade e o sócio Pedro transforma em EIRELI, depois o sócio José abre outra EIRELI pra ele, ou vice/versa.

Valéria

Valéria

Prata DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 7 maio 2013 | 14:23

Fizemos uma alteração de empresa no Lucro Presumido para Eireli em S.P
Agora quando consulto esta empresa na junta, aparecem DUAS. Com data de constituição, inicio de atividade e NIRE diferentes.
Isso está correto?
Como faço com o livro diário visto que a empresa que era no lucro presumido tem seu inicio em 08/02/2012 e a nova, a Eireli tem seu inicio de atividade em 09/12/2012?

Carlos Eduardo Gomes da Silva

Carlos Eduardo Gomes da Silva

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 28 maio 2013 | 11:52

Bom dia!

Uma empresa LTDA onde possui dois sócios... exemplo: Ives e Antonio.... seria possível colocar uma pessoa que não faz parte da sociedade e transformar em EIRELI?

Tipo, o IVES que tem a maior cota na sociedade LTDA... quer sair e também tirar o ANTONIO e por sua vez colocar sua esposa que se chama THAIS... seria possível fazer isso? Os dois sócios sairem e entrar uma pessoa que nunca fez parte da sociedade LTDA e se transformar em EIRELI?

Grato pela ajuda!

Termy Ferreira de Lima

Termy Ferreira de Lima

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 28 maio 2013 | 12:03

Carlos Eduardo, pode sim. O que vai acontecer primeiro faz-se uma alteração na Junta, um dos sócios vende suas quotas pra Thais, em uma outra alteração a Thaís compra as quotas do outro sócio. veja que já foram 2 alterações na Junta, na terceira alteração transforma a LTDA em EIRELI, nesse caso faz-se uma nova comunicação de enquadramento se for o caso. Lembrando que todo o processo, tem que preencher DBE da Receita Federal. Espero ter ajudado.

Skype termy.ferreira
Marcelo B. Sakamoto

Marcelo B. Sakamoto

Ouro DIVISÃO 3
há 11 anos Terça-Feira | 28 maio 2013 | 12:03

Carlos Eduardo Gomes da Silva
Pode sim, faça a alteração societaria e depois faça a transformação

Carlos Eduardo Gomes da Silva

Carlos Eduardo Gomes da Silva

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 28 maio 2013 | 12:12

Termy Ferreira de Lima e Marcelo B. Sakamoto muito obrigado pelas respostas!!!

O primeiro passo então seria: Alterar a sociedade... exemplo, tirar o ANTONIO e colocar a THAÍS em seu lugar... e na próxima alteração seria: Tirar o IVES e transformar a empresa em EIRELI mantendo a THAÍS como empresária única.

Abraços e obrigado!

Gisele

Gisele

Bronze DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 6 junho 2013 | 17:24

Boa Tarde!!
Gostaria de uma informação pois estou com uma empresa nova que ele quer mudar de LTDA para EIRELI, já foi feito com o outro escritório a primeira parte de deixar unipessoal por 180 dias, gostaria de saber o que tenho que fazer agora?? Alguém pode me ajudar??
Agradeço

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.