x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 4

acessos 5.143

Entrada e saída de administrador

yuri santos

Yuri Santos

Bronze DIVISÃO 1, Não Informado
há 11 anos Quarta-Feira | 31 outubro 2012 | 12:04

Bom dia a todos.

Eu preciso fazer a exclusão de um sócio/administrador (mas continuando como sócio) e a inclusão de um novo que não seja sócio na empresa. Creio que seja um procedimento bem simples, porém estou completamente perdido pois não sou contador e estou apanhando um pouco pra montar essa peça.


Alguém pode me auxiliar ou alguém tem um modelo disso para me ajudar??


Muito grato antecipadamente.

Júnior Santos

Júnior Santos

Bronze DIVISÃO 2, Auditor(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 31 outubro 2012 | 17:20

Olá Colega Yuri!

Deverá fazer uma alteração contratual retificando a cláusula da Administração, por exemplo:

"A administração da sociedade passará a ser exercida pelo não sócio FULANO DE TAL, (qualificação completa), com todos os poderes para executar ... "

De acordo com o Manual de Atos de Registro Mercantil - Sociedade Limitada (IN Nº 98, DE 23/12/2003 do DNRC) em seu item 1.2.23.3 - A sociedade só poderá ser administrada por não sócio se houver cláusula permissiva no contrato, portanto deverá criar uma cláusula antes da cláusula da Administração conforme exemplo abaixo:

"A sociedade permite e admite administrador não sócio."

Além disso deverá preencher um DBE informando a alteração da qualificação do sócio (que não é mais administrador) para Sócio, e acrescentando administrador não sócio com a qualificação Administrador.

Para acessar o Manual de Atos de Registro Mercantil - Sociedade Limitada clique aqui

Um Abraço.

Júnior Santos
------------------------------------------
- Auditor de Controle Interno Municipal
- Pós-graduando em Gestão Pública pela Faculdade São Braz/PR
- Bacharel em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário da Grande Dourados - UNIGRAN/MS

Júnior Santos

Júnior Santos

Bronze DIVISÃO 2, Auditor(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 1 novembro 2012 | 01:00

Yuri,

Lembrando que quando se altera a administração da sociedade (como é o caso), a cláusula de desimpedimento do administrador deve compor a Alteração, exemplo:

"O administrador não sócio declara, sob as penas da lei, que não está impedido..."

Júnior Santos
------------------------------------------
- Auditor de Controle Interno Municipal
- Pós-graduando em Gestão Pública pela Faculdade São Braz/PR
- Bacharel em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário da Grande Dourados - UNIGRAN/MS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.