x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 1

acessos 6.302

CNAE para farmácia comunitária

Tiago Procópio

Tiago Procópio

Iniciante DIVISÃO 1, Estagiário(a)
há 11 anos Terça-Feira | 13 novembro 2012 | 15:34

Preciso de maiores esclarecimentos sobre o código CNAE utilizado para farmácia comunitária, que recebe doações de medicamentos e realiza doações dos mesmos. Fiz algumas pesquisas sobre o assunto, mas não consegui chegar em uma resposta definitiva.

Nestas pesquisas, apesar de não encontrar nenhuma legislação específica, a CONCLA (Comissão Nacional de Classificação) não apresenta nenhuma subdivisão que se enquadre especificamente na descrição apresentada na natureza da operação apresenta nenhuma subdivisão que se enquadre especificamente na descrição apresentada na natureza da operação e atividade , a mais próxima seria o CNAE
4771-7/01 C O MÉRCIO VAREJISTA DE PRODUTOS FARMACÊUTICOS, SEM MANIPULAÇÃO DE FÓRMULAS, porém no campo "Notas Explicativas" são fornecidas as seguintes informações sobre a divisão 47 - Comércio Varejista: "Esta divisão compreende as atividades de revenda (venda sem transformação significativa) de bens de consumo novos e usados para o público em geral, preponderantemente para o consumidor final. O comércio varejista é organizado para vender mercadorias em pequenas quantidades ao consumidor final, representando, portanto, o último elo da cadeia de distribuição"

A partir dessas informações, esta correto o entendimento de que a atividade exercida não se caracteriza com o comercio, pois não existe a relação de compra e venda de mercadorias, ou seja, a troca e a
comercialização de bens, e sim , apenas a de atividades de associações de defesa de direitos sociais. E por fim indaga: Existe algum tipo de tratamento especial para e sta atividade, e qual o código CNAE correto a ser utilizado?

Lucas Gondim

Lucas Gondim

Bronze DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 14 novembro 2012 | 16:55

Boa tarde Tiago.

A atividade de farmácia, constituída por uma sociedade de direito privado, necessáriamente deverá possuir o CNAE 4771,7/01. A diferenciação não se resume somente a parte que visa lucro sobre a venda a varejo, mas sim a forma de como se dará esse fornecimento ao contribuinte.
Digo isso porque as farmácias cadastradas no SIFAP (Sistema de Farmacia Popular) possuem o código CNAE supracitado.
Segue abaixo o linck do manual de cadastro do SIFAP, onde discrimina nos modelos de empresas registradas suas informações de atividade econômica.

http://www.sinprofar.com.br/farmapop/farmapop_manual.pdf

Att,

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.