x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 13

acessos 3.730

Encerramento MEI

Sônia Ap da Silva Ferreira

Sônia Ap da Silva Ferreira

Bronze DIVISÃO 2, Secretária
há 11 anos Terça-Feira | 8 janeiro 2013 | 15:41

Boa tarde. Meu filho abriu um MEI mas nunca pagou nada e nem utilizou a firma nem deu notas fiscais. Eu fiz as declarações para ele da DASN até o ano passado para não gerar mais multa. Ele quer encerrar o MEI. Vendo várias informações entrei na JUCESP , no cadastro WEB e ele só me dá opção de fazer alteração de senha e fazer busca de lista e acompanhamento de processos, o que não é o caso pois não demos entrada de nada.Portanto, não sei que passos dar, já que as informações que vi aqui e em outros sites se refere apenas a quem utilizou o MEI, pagou as mensalidades e emitiu notas. Agradeço a ajuda.

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 8 janeiro 2013 | 15:46

Sônia Ap da Silva Ferreira,
Boa tarde!

Para solicitar a baixa de seu registro como MEI, acesse a página de Solicitação de Baixa do MEI e siga os passos abaixo:

1- É necessário um código de acesso. Caso não tenha um ou tenha se esquecido, gere um novo Código de Acesso no Portal do Simples Nacional no endereço:

www8.receita.fazenda.gov.br (será aberta uma nova janela).

Para gerar o novo código, será necessário informar o CNPJ, o CPF, o Titulo de Eleitor ou o recibo da Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física dos anos de 2011 ou 2012 e a Data de Nascimento.

2- Com o Código de Acesso em mãos, vá para a página de Solicitação de Baixa e informe o CNPJ, o CPF e o Código de Acesso e clique no botão "Prosseguir";

3- Uma vez apresentado o formulário de Baixa, verifique os dados, leia a declaração e confirme.

4- Confirme a solicitação de baixa clicando no botão "Continuar".

5- Em seguida vai aparecer a Tela de Conferência de Dados. Confira os dados apresentados e clique em "Confirmar";

Obs. Caso identifique alguma incorreção, retorne para o formulário de alteração clicando no botão "Cancelar".

6- Confirme a solicitação de baixa de sua inscrição como Microempreendedor Individual clicando no botão "Enviar".

ATENÇÃO: A solicitação de baixa é permanente e não pode ser revertida!

7- Em seguida será apresentado o Certificado da Condição de Empreendedor Individual - CCMEI informando a baixa do seu registro. Imprima o CCMEI imediatamente e guarde para futura referência.

Observação: É importante ressaltar que, após a Baixa da Inscrição do MEI, é obrigatória a entrega da DASN-Simei de extinção (será aberta uma nova janela) relativa ao período do ano em que o MEI esteve ativo. Também é obrigatório efetuar o pagamento dos valores fixos de todos os meses entre a abertura e a baixa do MEI. As guias (DAS) que são utilizadas para o pagamento dos valores fixos mensais devem ser geradas no PGMEI.

Fonte: Portal do Empreendedor

Sds...

"100% focado onde houver 1% de chance"
Sônia Ap da Silva Ferreira

Sônia Ap da Silva Ferreira

Bronze DIVISÃO 2, Secretária
há 11 anos Terça-Feira | 8 janeiro 2013 | 16:17

fábio, deu a seguinte mensagem quando entrei no mei, pedindo baixa. "sua solicitação de baixa não pode ser atendida em virtude de dados incompletos/divergentes. por favor primeiro atualize seus dados cadastrais para posteriormente efetuar a baixa.". entrei lá para ver que tipo de alteração há, mas não tem nada para alterar e no rodapé há a seguintes opções, que não sei se opto ou não:

declaração de desimpedimento:

declaro, sob as penas da lei, ser capaz, não estar impedido de exercer atividade empresária e que não possuo outro registro de empresário.

declaração de opção pelo simples nacional e termo de ciência e responsabilidade com efeito de alvará de licença e funcionamento provisório:

declaro que opto pelo simples nacional e pelo simei (arts. 12 e 18-a da lei complementar nº 123/06), que não incorro em quaisquer das situações impeditivas a essas opções (arts. 3º, 17, 18-a e 29 da mesma lei). termo de ciência e responsabilidade com efeito de alvará de licença e funcionamento provisório. declaro, sob as penas da lei, que conheço e atendo os requisitos legais exigidos pelo estado e pela prefeitura do município para emissão do alvará de licença e funcionamento, compreendidos os aspectos sanitários, ambientais, tributários, de segurança pública, uso e ocupação do solo, atividades domiciliares e restrições ao uso de espaços públicos. o não-atendimento a esses requisitos acarretará o cancelamento deste alvará de licença e funcionamento provisório.

declaração de enquadramento como microempresa(me):

declaro, sob as penas da lei, que me enquadro na condição de microempresa, nos termos da lei complementar nº 123, de 14/12/2006.

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 8 janeiro 2013 | 16:25

Sônia Ap da Silva Ferreira,

Acesse o Portal do Empreendedor, e veja o roteiro de baixa na íntegra, inclusive com detalhamento sobre essas mensagens que você recebeu.

Para ter acesso, clique aqui

Espero ter ajudado.

Sds...

"100% focado onde houver 1% de chance"
Sônia Ap da Silva Ferreira

Sônia Ap da Silva Ferreira

Bronze DIVISÃO 2, Secretária
há 11 anos Terça-Feira | 8 janeiro 2013 | 18:04

Desisti de fazer tudo. Entrei em todos os lugares possíveis e imagináveis. Não consigo fazer nada. Não sei se é meu navegador (IE 9). No Chrome tb não dá. Vou mandar meu filho fazer ou mandar pra um Contador, não estou a fim de quebrar mais a cabeça sem resultados. E olha que não sou assim tão ignorante em questão de internet e programas da Receita. Obrigada pela ajuda de vocês. Até.

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 8 janeiro 2013 | 18:07

Sônia Ap da Silva Ferreira,

Alguns serviços até o dia de hoje, infelizmente estão com deficiência.

Esbarrei em alguns erros e problemas em ferramentas do MEI.

Nos cabe infelizmente, aguardar a normalização dos sistemas.

Sds...

"100% focado onde houver 1% de chance"
Breno Duarte

Breno Duarte

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 8 janeiro 2013 | 18:31

Boa tarde,

Abri uma firma do MEI com atividade ref a serviços de contabilidade. Alguns dias atras fiz a alteração do endereço (Mudança de cidades dentro do mesmo estado) no portal do MEI.

Tudo ok!!! Mudei o endereço do MEI de uma cidade do interior para a capital (Natal/RN) tudo numa boa. Imprimi o CNPJ com novo endereço, na sequencia imprimi tb o Certificado do MEI com o novo endereço. Show de bola.

Alguns dias depois ao tentar fazer a isncrição municipal para emitir NF eletronica avulta na SEMUT Natal RN, ainda consta que meu CNPJ não consta no cadastro de endereços da Cidade. Fui a tributação municipal e me informaram que o sistema da prefeitura não importa os dados do portal para MEI que sofreram mudanças de endereço.

Fui orientado a baixar o MEI e abrir novamente um novo cadastro, ou aguardar a boa vontade da Tributação municipal de Natal de Resolver essa pendencia de sicronização entre o portal e a prefeitura.

PERGUNTA:
Será que da alguma ''zica'' ou problema que impossibilite que eu, após efetuar a baixa do MEI (Se é que o portal está realmente em condições de efetuar a baixa) possa conseguir na sequencia criar outro MEI?

Estou entre a crus e a espada.. Aguarad a tributação, ou baixo e tento criar outro MEi com risco de não poder. Alguem já passou por isso??






Sds,
_______________________________________________________________________
Breno Eduardo G. Duarte
Contador
Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 9 janeiro 2013 | 08:14

Breno Duarte,
Bom dia!

Verifique se no seu município não é possível cadastrar a empresa que já tem seu registrado como MEI nos sistemas da administração municipal.

Aqui em Brusque-SC, após concluído o processo de constituição/alteração no Portal do Empreendedor, faz-se no sistema da prefeitura municipal, o que chamamos de FAC - Ficha de Atualização Cadastral, ela nos permite: incluir, alterar ou baixar uma pessoa jurídica.

Cada município acaba adotando regras e procedimentos diferentes, verifique a sistemática em Natal/RN.

Sds...

"100% focado onde houver 1% de chance"
Breno Duarte

Breno Duarte

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 9 janeiro 2013 | 10:15

Obrigado, Paulo

Já enviei um e-mail pra tributação sobre essa possibilidade. Vamos aguardar um retorno.

Obrigado pela dica.






Sds,
_______________________________________________________________________
Breno Eduardo G. Duarte
Contador

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.