x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 24

acessos 1.423

Valdirene Ramos da Silva

Valdirene Ramos da Silva

Bronze DIVISÃO 5, Consultor(a) Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 11 janeiro 2013 | 11:02

Bom dia, tenho um cliente, que tem apenas uma empresas e tem 80% do capital desta mesma, agora ele quer entrar em outra sociedade de uma outra empresa que não tem nada a ver com o que ele faz. Ele terá algum problema? Onde posso verificar dentro da lei se pode ou não ser feito.

Grata.

THIAGO FERREIRA DA SILVA

Thiago Ferreira da Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 11 janeiro 2013 | 11:09

Bom Dia Valdirene.

Uma pessoa pode ter sociedade em uma ou mais empresas sem nenhum problema.

Porem se uma ou mais destas empresas for optante pelo simples nacional.

As receitas auferidas do montate dos capitais serão somados para dar a aliquota do Simples.

Podendo assim o % cobra sobre a receitas auferida ficar maior já que a base de calculo sera a soma de todas as empresas que o socio é integrante no quadro societario.

E so o faturamento detas somadas for superior a 3.600.000,00 R$ todas serão desenquadradas do Simples.

Espero ter ajudado e muito obrigado.

A ALEGRIA ADQUIRE-SE. É UMA ATITUDE DE CORAGEM. SER ALEGRE NÃO É FACIL. É UM ATO DE VONTADE.......
Wadyson Taffarel Silva Lima

Wadyson Taffarel Silva Lima

Prata DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 11 janeiro 2013 | 14:48

Boa Tarde,


Um cliente nosso tem uma empresa de Facção, onde ele faz sociedade com outra pessoa. Esses mesmos dois sócios querem abrir outra empresa com a mesma atividade...

Eles podem abrir outra empresa em que os sócios seram os mesmos???

A empresa já constituída é do simples nacional, essa nova empresa poderá ser do simples também???



Desde já agradecido pela atenção!

THIAGO FERREIRA DA SILVA

Thiago Ferreira da Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 11 janeiro 2013 | 15:01

Wadyson.

Se qualquer um deles for socio de outra empresa optante pelo simples, as receitas seão somadas para base de calculo e até mesmo exclusão do simples se o faturamento for acima do teto maximo permitido.

Acredito que o melhor para eles é buscar soluções dentro da mesma empresa, ou abrir uma filial.

Esta é minha simples visão é claro que os amigos d forum podem ter outro parecer sobre o assunto se alguem tiver algo que possa agregar conhecimentos por favor postem....

Abraço!

A ALEGRIA ADQUIRE-SE. É UMA ATITUDE DE CORAGEM. SER ALEGRE NÃO É FACIL. É UM ATO DE VONTADE.......
Wadyson Taffarel Silva Lima

Wadyson Taffarel Silva Lima

Prata DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 11 janeiro 2013 | 15:22

Thiago Ferreira, Obrigado ...


Para melhor entendimento de todos, vou exemplificar melhor:

EMPRESA XIS (JÁ CONSTITUÍDA E EM FUNCIONAMENTO DESDE 2009). Do simples

SÓCIOS: A E BÊ

Os sócios A e BÊ querem abrir outra empresa (a empresa ypsilone), com a mesma atividade da empresa XIS.

Ou seja, os sócios A e BÊ serão sócios também na empresa YPSILONE...



Thiago Ferreira, então quer dizer que por exemplo, eles irão abrir a empresa YPSILONE certo, a YPSILONE irá optar pelo simples também ... No primeiro mês que a YPSILONE for gerar a apuração ela irá somar a receita dela com a da empresa XIS (receita do mesmo mês em questão??) para apurar o DAS, é isso???

Valdirene Ramos da Silva

Valdirene Ramos da Silva

Bronze DIVISÃO 5, Consultor(a) Contabilidade
há 11 anos Sábado | 12 janeiro 2013 | 11:10

Tenho uma dividas, sem relação com o assunto acima descrito, é sobre preenchimento da FICHA CADASTRAL NACIONAL DE EMPRESAS-CNPJ, existe um campo chamado CÓDIGO DO EVENTO, não sei o que é e nem onde procurar, será que alguém pode me ajudar.
Grata.

THIAGO FERREIRA DA SILVA

Thiago Ferreira da Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 14 janeiro 2013 | 10:44

Estamente Anderson,foi o que Wadyson é melhor abrir uma filial.

E o seu intendimento Wadyson está correto o Simples somam os faturamentos medianto o quadro societario.

A ALEGRIA ADQUIRE-SE. É UMA ATITUDE DE CORAGEM. SER ALEGRE NÃO É FACIL. É UM ATO DE VONTADE.......
Wadyson Taffarel Silva Lima

Wadyson Taffarel Silva Lima

Prata DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 14 janeiro 2013 | 10:52

Thiago Ferreira, é impressão minha ou você trocou a ordem dos nomes meu e de anderson no seu texto????



Abrindo um filial é até bom para questões de créditos nos bancos, pois usaria o faturamento da matriz também, não é isso???

THIAGO FERREIRA DA SILVA

Thiago Ferreira da Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 14 janeiro 2013 | 10:57

kkkk.... Acho que sim.... acabei trocando.

Extamente uma filial o faturamento é centralizado e melhora as possibilidades de creditos sabendo que todas as receitas estão unidas para fins de creditos....

A ALEGRIA ADQUIRE-SE. É UMA ATITUDE DE CORAGEM. SER ALEGRE NÃO É FACIL. É UM ATO DE VONTADE.......
THIAGO FERREIRA DA SILVA

Thiago Ferreira da Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 14 janeiro 2013 | 12:30

lei no artigo 12 prescreve que:

V – cujo titular ou sócio participe com mais de 10% (dez por cento) do capital de outra empresa não beneficiada pela Lei Complementar nº 123, de 2006, desde que a receita bruta global ultrapasse o limite de que trata o inciso I do caput deste artigo

A ALEGRIA ADQUIRE-SE. É UMA ATITUDE DE CORAGEM. SER ALEGRE NÃO É FACIL. É UM ATO DE VONTADE.......
Wadyson Taffarel Silva Lima

Wadyson Taffarel Silva Lima

Prata DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 15 janeiro 2013 | 10:20

Bom dia,

Pessoal ainda estou com dúvidas:

2.15. Sócio de uma ME ou EPP optante pelo Simples Nacional que venha a ser sócio de outra ME ou EPP, ambas as empresas podem ser optantes pelo Simples Nacional?

Depende da receita bruta global das duas empresas. A pessoa jurídica de cujo capital participe pessoa física que seja inscrita como empresário ou seja sócia de outra empresa optante pelo Simples Nacional, não poderá optar pelo Simples Nacional se a receita bruta global ultrapassar R$ 3.600.000,00 (novo limite a partir de 1º de janeiro de 2012).
Exemplo: José possui 50% das cotas da empresa José & João Ltda - EPP cujo faturamento no ano-calendário de 2011 foi de R$ 2.300.000,00. Em janeiro de 2012 José resolve abrir outra empresa, a José & Maria Ltda ME, com expectativa de faturamento para o ano-calendário de 2012 de R$ 500.000,00. Enquanto a receita bruta global das duas empresas não ultrapassar o limite de R$ 3.600.000,00, ambas poderão permanecer como optantes pelo Simples Nacional.

Entendi essa parte da receita bruta global ...

Minha dúvida é na Base de cálculo para gerar o Das a pagar. Ou seja, no casa acima, digamos, a empresa José & Maria Ltda ME irá gerar o Das de Dezembro, pergunto, a Base de cálculo será a receita da José & Maria Ltda ME do Mês em questão ou pelo que entendi como disse o Thiago Ferreira, esse valor da receita da José & Maria Ltda ME em dezembro será somada com a receita de dezembro da José & João Ltda - EPP, para com a resultado da soma, ser a base de cálculo para gerar o DAS ... é isso mesmo?

Se for, isso quer dizer que a José & Maria Ltda ME é "como se fosse uma filial" da José & João Ltda - EPP ??????

THIAGO FERREIRA DA SILVA

Thiago Ferreira da Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 15 janeiro 2013 | 10:33

Exatamente Wadyson...

É isto que ocorre as receitas auferidas são somadas por causa dos socios.

A ALEGRIA ADQUIRE-SE. É UMA ATITUDE DE CORAGEM. SER ALEGRE NÃO É FACIL. É UM ATO DE VONTADE.......
THIAGO FERREIRA DA SILVA

Thiago Ferreira da Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 15 janeiro 2013 | 10:47

Wadyson.

Pra falar a verdade nunca tive um caso assim.

Porem esta é a regra.

Como o sistema do Simples éintegrado com certezana hora de gerar o DAS os valores serão agregados automaticamente.

A ALEGRIA ADQUIRE-SE. É UMA ATITUDE DE CORAGEM. SER ALEGRE NÃO É FACIL. É UM ATO DE VONTADE.......
Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 11 anos Terça-Feira | 15 janeiro 2013 | 16:54

Wadyson Taffarel Silva Lima

Não, pensamento completamente equivocado. A soma de empresas distintas com sócios em comum é apenas para o teto de 3.600.000,00 e não para aliquotas de base de calculo na hora da geração do imposto.

Caso ele passe o teto de 3.600.000,00 ele sai do simples, por ter sócios em comum em empresas distintas do regime do Simples.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055
THIAGO FERREIRA DA SILVA

Thiago Ferreira da Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 16 janeiro 2013 | 08:57

OK, Phillipi.

Muito importante esta sua colocação pois ao meu enterder as receitas seriam somadas em todos os sentidos.

Porem você deu uma nova visão para interpretar melhor este assunto.

Muito obrigado.

A ALEGRIA ADQUIRE-SE. É UMA ATITUDE DE CORAGEM. SER ALEGRE NÃO É FACIL. É UM ATO DE VONTADE.......

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.