x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 1

acessos 837

Paralisação de Empresa

Jucelei Rodrigues de Lima

Jucelei Rodrigues de Lima

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 11 janeiro 2013 | 15:53

Boa Tarde,

Minha dúvida é a seguinte: sou a contadora responsável por um CNPJ de venda de mercadorias em geral (mini mercado) e o proprietário fechou o estabelecimento não me procurou para comunicar que fechou e nem acertou os honorários restantes. O que devo fazer para paralisar minha responsabilidade como contadora neste CNPJ? Pois a empresa deixou dívidas...
Grata,

Jucelei

Leandro Gonçalves Rodrigues

Leandro Gonçalves Rodrigues

Prata DIVISÃO 5, Coordenador(a) Contabilidde
há 11 anos Sexta-Feira | 11 janeiro 2013 | 16:02

Jucelei,

Nesse caso, acredito que você tenha um contrato com o cliente e esse cliente provavelmente quebrou o contrato.

Notifique-o, se possível via cartório, informando que em função da quebra de contrato por parte dele, o contrato encontra-se cancelado e os documentos dele devem ser retirados no endereço do seu escritório. Mencione que ele é devedor das mensalidades em atraso e no mesmo documento solicite a regularização. Caso no contrato tenha previsão de multa, então coloque a multa prevista também no documento. Por mais que ele não acerte o valor, é importante mencionar para caso você queira mover algum tipo de ação contra ele.

Sugiro um oficio para o CRC da sua jurisdição, mencionando o acontecido e anexando o documento, para que o CRC não tenha surpresa em eventual reclamação do seu cliente.

Vale lembrar que embora não tenha recebido o valor, você tem a responsabilidade pela contabilidade do cliente até a data da sua comunicação de cancelamento.

Abs

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.