x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 27

acessos 14.225

Sefip e Certificado Pri

Lílian Queiroz

Lílian Queiroz

Iniciante DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 11 anos Sábado | 12 janeiro 2013 | 13:34

Estou fechando uma empresa que esteve inativa desde 2007 e nunca possuiu empregados.
Para baixa da empresa é necessário entregar algumas certidões negativas, uma delas é o CRF (Certificado de Regularidade do FGTS, emitido pela Caixa Econômica Federal), ocorre que não consegui emitir o CRF porque a empresa não declarou o SEFIP como ausência de movimentação e estou precisando declarar o SEFIP (com ausência de movimentação) retroativo de 2000.
Para a empresa efetuar esta declaração SEFIP tenho que ter o Certificado Pri, que nenhuma agência da Caixa está emitindo. Já liguei para os 0800 da Caixa e eles não sabem me orientar de forma precisa.
Vocês podem me ajudar?
O que eu preciso fazer para resolver esta certificação? A empresa está sendo baixada, nunca possuiu empregados.

Desde já agradeço
Lílian

APARECIDA MOTA

Aparecida Mota

Ouro DIVISÃO 2, Consultor(a) Contabilidade
há 11 anos Domingo | 13 janeiro 2013 | 13:02

Para emitir Gfip com ausência de movimento, pode enviar com qualquer certificado digital ou Pri, pode ser de pessoa física ou pessoa jurídica.
É só cadastrar essa empresa direto na SEFIP na qual esteja cadastrado o certificado que será usado.
Vá fazendo as Gfips desde o mês de abertura da empresa, sempre faço a primeira como o mês e ano de início da empresa e depois é só ir fazendo com o mês de Janeiro de cada ano. Após uns 05 dias já sai o CND.

APARECIDA MOTA
Lílian Queiroz

Lílian Queiroz

Iniciante DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 11 anos Domingo | 13 janeiro 2013 | 13:43

Obrigada Aparecida.
O Certificado Pri (por ser gratuito) não estou conseguindo obter na Caixa Econômica do meu bairro, os 0800 da caixa não sabem me informar a agência que ainda dispõe deste serviço. Você tem alguma dica para a obtenção do Certificado Pri?
Outra dúvida: A empresa nunca teve funcionário (somente 2 sócios), foi aberta em 12/1994, quando tentei tirar a Certidão Negativa o relatório acusou ausência de recolhimento deste 08/2000 até 05/2005. Minha dúvida: Eu tenho que declarar ausência de movimentação pelo SEFIP do período em que o relatório da caixa acusou? Ou desde 12/1994 até agora 2013? Muito obrigada

APARECIDA MOTA

Aparecida Mota

Ouro DIVISÃO 2, Consultor(a) Contabilidade
há 11 anos Domingo | 13 janeiro 2013 | 22:48

Pode enviar as Gfips em um certificado de outra pessoa ou empresa, não precisa tirar um só pra isso. Veja com alguém que já tem.
Pode enviar somente o que o relatório acusou. OK.

APARECIDA MOTA
APARECIDA MOTA

Aparecida Mota

Ouro DIVISÃO 2, Consultor(a) Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 14 janeiro 2013 | 10:09

Isso não tem nada haver, pode enviar qualquer Gfip em nome de outra pessoa ou empresa, isso eu faço muito, o que não pode é fazer movimentação de trabalhadores, que deverá ser da própria empresa. OK
A identificação de envio ficará de quem enviou, mas os dados da empresa, que é o que importa, serão os que constam no cadastro da empresa - CNPJ.

APARECIDA MOTA
Lílian Queiroz

Lílian Queiroz

Iniciante DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 15 janeiro 2013 | 07:38

Muito obrigada Aparecida, sua ajuda está sendo de grande valia.
Preenchi todos os dados que a consulta impedimentos a certificação de regularidade informou (Ausência de recolhimento) como código 115 ausência de movimento por a empresa nunca ter possuído funcionário, foram 55 ocorrências, só que notei que ele só registra (ou pelo menos só é visualizado) na guia movimento o último registro informado. É isso mesmo? Na guia de relatórios o mesmo está inativo (não consigo visualizar a movimentação mês a mês).

APARECIDA MOTA

Aparecida Mota

Ouro DIVISÃO 2, Consultor(a) Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 15 janeiro 2013 | 10:44

É assim mesmo, o importante e que tenha todos os protocolos de envio, que ficam na conectividade - Consulta de RE - caso não tenha imprimido ou precise imprimir novamente.
Depois de enviado é só aguardar em torno de 05 dias, caso não sai o CND é só ir pessoalmente até uma agência com os protocolos de envio. Boa Sorte.

APARECIDA MOTA
Lílian Queiroz

Lílian Queiroz

Iniciante DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 28 janeiro 2013 | 17:41

Obrigada Aparecida pelas dicas, já obtive a CRF negativa pela Caixa Econômica, porém a CND agora consta ausência do movimento de 2008 até agora, como posso regularizar já que as SEFIps já foram enviadas a Caixa Econômica?

APARECIDA MOTA

Aparecida Mota

Ouro DIVISÃO 2, Consultor(a) Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 28 janeiro 2013 | 22:48

A CND Previdenciária? Se for basta enviar o período não enviado, o que já foi enviado, vai entrar no sistema. Demora uma pouco mais, mas logo entra no sistema da RFB. Faça isso, envie o que não enviou. Mas mesmo que envie novamente algum período já informado, não tem problema, apenas vai constar 2 vezes a mesma informação, que no seu caso será a ausência de movimento. Boa Sorte!

APARECIDA MOTA
APARECIDA MOTA

Aparecida Mota

Ouro DIVISÃO 2, Consultor(a) Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 29 janeiro 2013 | 12:46

1. Sim, é da mesma forma que fez para a caixa. A RFB pede que se faça uma no início da abertura da empresa e nos anos seguintes uma no mês de janeiro de cada ano ex: 01/2013 -
2. Mas o que você já fez deve entrar no sistema, é que como é enviado para a Caixa, ela recebe primeiro, depois a Caixa envia para a RFB para controle do INSS, por isso demora mais para chegar na Receita.
3. Como foi solicitado enviar a partir de 2008 - pode enviar conforme solicitado.

APARECIDA MOTA
Lílian Queiroz

Lílian Queiroz

Iniciante DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 2 abril 2013 | 07:21

Fiz o Distrato Social na Junta Comercial, de uma empresa que está inativa desde 2007 (tudo OK deferido), ela tem Alvará como ponto de referência sem prestação de serviços no local, a minha dúvida é: Na prefeitura como faço para solicitar a baixa de alvará e será necessário o memorando de baixa do ISS? Como obtenho este memorando? Quais os outros passos para encerrar a empresa? A mesma nunca teve funcionários, tem apenas 2 sócios (Ltda) e é prestação de serviços (consultoria em informática) já obtive o CND Certidão negativa de todos os órgãos (Tudo OK).
No aguardo de uma orientação! Obrigada!

APARECIDA MOTA

Aparecida Mota

Ouro DIVISÃO 2, Consultor(a) Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 2 abril 2013 | 18:56

1. Cada Prefeitura tem um critério próprio, pois tem autonomia para legislar por si mesma.
2. Mas no geral, é só levar todos os documentos de baixa, como citou que já tem e solicitar a baixa.
3. Desde que a empresa não esteja devendo nada na Prefeitura sempre a baixa é deferida. Caso deva alguma coisa, deverá quitar primeiro.

APARECIDA MOTA
Dirceu Floriano da Costa

Dirceu Floriano da Costa

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 10 junho 2013 | 15:32

Boa tarde a todos, preciso de uma ajuda, estou tentando enviar uma SEFIP sem movimento com o Certificado Pri, e não estou conseguindo, pois quando tento configurar o conectividade social da a seguinte mensagem: "o certificado informado não foi encontrado ou está com formato inválido. Configure o caminho do certificado."

Já fiz de tudo e não estou conseguindo, alguém pode me ajudar?

Desde já muito obrigado.

Luciana Dias Barros

Luciana Dias Barros

Ouro DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 10 junho 2013 | 15:37

Ola Dirceu.

A chave PRI está realmente no computador que você está tentando enviar o arquivo?
Se estiver, você tem que procurar onde ele está instalado.

At.

Luciana Dias Barros Martins
Contabilista
Empresária Contábil


Dias & Dias Contabilidade
diasdiascontabilidade.com.br
[email protected]
diasdiascontabilidade.blogspot.com
Dirceu Floriano da Costa

Dirceu Floriano da Costa

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 10 junho 2013 | 16:07

Obrigado a todos pela resposta, mas Luciana o certificado está no computador sim, que estava no pen-drive e salvei no not, realmente não sei o que está acontecendo, o caminho esta certo. Será que pelo o 0800 eu consiga solucionar este erro?

Um abraço.

Harly Carreiro Varão

Harly Carreiro Varão

Iniciante DIVISÃO 5, Programador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 12 agosto 2013 | 11:44

Olá, estou precisando enviar GFIP sem movimento para dar baixa em uma empresa, o caso é semelhante ao da Lilian.

A empresa está sem movimentações há anos, mas está sem GFIP desde 01/2008 e não é optante pelo simples. Nesse caso consigo enviar com a certificação antiga?

Caso sim, gostaria de saber se ainda é gerada essa chave PRI e o que preciso fazer para gerar ela.

A Aparecida disse que o envio via certificado digital pode ser realizado por qualquer pessoa. Tenho um certificado digital (PF), mas ao acessar o site do Conectividade Social ICP, aparece o seguinte erro:

Forbidden
Your client is not allowed to access the requested object.

Harly Carreiro Varão

Harly Carreiro Varão

Iniciante DIVISÃO 5, Programador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 13 agosto 2013 | 12:08

Aparecida, deu certo o acesso ao Conectividade Social ICP. Porém quando informo o CNPJ da empresa, aparece a seguinte mensagem:

Não foi localizada procuração outorgada/substabelecida para este usuário. Solicite à empresa a concessão de procuração eletrônica no Conectividade Social para acesso às funcionalidades. (CNS-0051)


Como a empresa não tem certificado digital, não tem como eu enviar a GFIP sem procuração? Nesse caso como que um contador faria? Ele emite um certificado pra empresa?

APARECIDA MOTA

Aparecida Mota

Ouro DIVISÃO 2, Consultor(a) Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 13 agosto 2013 | 12:31

Para enviar GFIP sem movimento não precisa de procuração, somente para fazer a movimentação dos funcionários.
Você deve estar fazendo o cadastro errado.
O cadastro do certificado deve ser informado com os dados do titular do certificado. Ex: Coloco os meus dados quando uso o meu cartão PF.
somente o cadastro da empresa é que será o da empresa que se quer prestas as informações - sem movimento - como no seu caso.
Confira as informações que estão sendo enviadas.

APARECIDA MOTA
Harly Carreiro Varão

Harly Carreiro Varão

Iniciante DIVISÃO 5, Programador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 13 agosto 2013 | 16:37

Olá, Aparecida,

Ao abrir o Conectividade Social escolho o perfil de Pessoa Física. Após isso aparece a mensagem pra informar o CNPJ/CEI/CPF:

Prezado Cliente, verificamos que o seu certificado possui registro no Conectividade Social. Entretanto, para a utilização dos serviços é necessário que forneça a inscrição da empresa ou pessoa física que você vai representar e clique em 'Continuar'.


Informo o CPF e aparece a seguinte mensagem de erro:

Erro

Não foi localizada procuração outorgada/substabelecida para este usuário. Solicite à empresa a concessão de procuração eletrônica no Conectividade Social para acesso às funcionalidades. (CNS-0051)


Essa mensagem também é exibida quando escolho informar o CNPJ da empresa. O Conectividade Social dá a entender que a empresa necessita de certificado digital.

O sistema não oferece opção pra realizar o envio, simplesmente aparece essa mensagem de erro. Tem alguma ideia do que seja?

APARECIDA MOTA

Aparecida Mota

Ouro DIVISÃO 2, Consultor(a) Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 16 agosto 2013 | 20:12

- Você não está executando conforme o tutorial que enviei.
1. Faça a SEFIP com ausência de movimento colocando no cadastro deresponsável os dados do certificado - e no cadastro empresa os dados da empresa que quer informar sem movimento. Agora clique no botão “FECHAR” e depois feche o programa SEFIP.
2. Abra o navegador de sua preferência que tem suporte ao Conectividade Social ICP (Internet Explorer, Firefox ou Chrome);
Acesse o site https://conectividade.caixa.gov.br com o certificado do responsável da Gfip;
3. Ao entrar no sistema do Conectividade Social ICP, clique na opção “CAIXA POSTAL” no canto esquerdo do menu horizontal;
Depois de entrar na página “CAIXA POSTAL”, clique na opção “NOVA MENSAGEM” no menu vertical no lado esquerdo; Continue conforme o tutorial
4. Leia o tutorial que lhe enviei acima. É só seguir que dá certo. Faço isso direto para várias empresas.

APARECIDA MOTA
Harly Carreiro Varão

Harly Carreiro Varão

Iniciante DIVISÃO 5, Programador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 16 agosto 2013 | 22:06

Aparecida, a parte do SEFIP eu já fiz sem problemas. Agora esse passo 3 não consigo fzr, pois não aparece essa opção qnd acesso o Conectividade Social. Eu sigo exatamente dessa forma q vc descreveu, mas não existe a opção "CAIXA POSTAL". Por isso acho q meu certificado não está apto pra fzr o envio.

Como falei, a tela que aparece pra mim pede o CNPJ, CPF ou CEI. E a seguinte msg:

Prezado Cliente, verificamos que o seu certificado possui registro no Conectividade Social. Entretanto, para a utilização dos serviços é necessário que forneça a inscrição da empresa ou pessoa física que você vai representar e clique em 'Continuar'.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.