x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 1

acessos 1.998

Viabilidade - FCN - Curiosidade

ROGERIO MESSIAS DA MOTA

Rogerio Messias da Mota

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 28 janeiro 2013 | 17:37

Viabilidade - FCN - Curiosidade

Pois é...

Já começou essa frescura de Viabilidade. (pelo menos aki no DF)A promessa era de agilizar os processos o trâmite...

Mas já tive casos aqui que demoraram 15 dias só para sair o resultado da tal pesquisa de viabilidade. E o processo saiu na mesma media de prazo de antes, ou seja... atraso de vida, mas já que e obrigatório, você não tem para onde correr... o jeito é fazer e esperar.

Para quem ainda não sabe, a Pesquisa de viabilidade, passou a ser obrigatória (Desde o final de 2012 - acho).

O que é?

É uma pesquisa que você tem que fazer para abrir uma nova empresa (mesmo que seja individual / 213-5), ou para alterar o nome de uma empresa já existente.

Como funciona?

Bem, além do nome você tem que ter em mãos o endereço, n° do IPTU, ramo, os códigos de atividades, nome e CPF do(s) Sócio(s)... ETC...
É bem parecida com a FAC. Chata de Fazer e se transmitir com uma virgula errada ferrou! Tem que esperar sair o resultado (deferito/indeferido) no site, cancelar e passar outra. Acabando com a boa e velha praticidade da antiga pesquisa de nome, que você fazia em um dia e era deferia no outro (ou em alguns casos em até 5 dias no maximo).

Para que serve?

Sinceramente??? Não faço idéia... Já que na FCN que é encaminhada para a Junta Comercial Vão os mesmos dados.
Em tese: FCN+Antiga Pesquisa de Nome = Viabilidade.
Mas mesmo assim não deixou de ser obrigatório o envia da FCN junto com o processo (e com a viabilidade). Ah é... antes que eu me esqueça, ele também faz a consulta prévia de alvará de funcionamento.

A minha curiosidade é a seguinte... além da pesquisa de viabilidade, no site, um dos Serviços Disponíveis* (ou melhor, Indisponíveis*), é um tal de Contrato Padrão...

eu nunca consegui utilizar este serviço pq sempre que uma viabilidade minha é deferida e eu tento jogar o n do protocolo para utilização do serviço diz que "Protocolo de viabilidade não é válido para o contrato padrão"...

Desta forma nunca consegui saber para que aquilo serve... Se alguem souber por favor me diga.

Segundo o próprio site é:

Contrato Padrão : é um contrato de sociedade limitada, simplificado, com clausulas padronizadas, que contempla as clausulas obrigatórias exigidas pelo Código Civil, integrado a um processo de registro e legalização de empresas, também simplificado, que possibilita o registro e a legalização de empresas em apenas 48 horas.

POXA VIDA EM! UOW! 48 horas!!!

Quero muito saber se alguem ja conseguiu utilizar e saber para que serve, e se realmente cumpre a promessa das 48 horas!


Peço desculpas pelo tom de sarcasmo e ironia, mas é que cada vez mais aumenta a burocracia para se abrir/alterar uma empresa e todas as vezes dizem que é pra "facilitar e agilizar" o trâmite (foi a mesma promessa com a FNC - para quem não se lembra, antes do sistema ser implantado o processo era retirado da junta em até 3 dias - a grande desvantagem, reconheço, é que erros gotescos passavam despercebidos - depois da implatação do sistema FCN a média passou a ser de 10~30, pelo menos aqui no DF). E agora essa tal de Viabilidade, que chega a demorar até 15 dias para sair o deferimento/indeferimento. Não posso nem bater os documentos para o cliente assinar antes de sair a pesquisa porque tem sempre o risco de dar indeferido na viabilidade, e ter que fazer outro e mandar assinar tudo e reconhecer firma de novo. =.="

Aguardo resposta.

Rogerio Messias da Mota


Janaina Pereira de Araujo

Janaina Pereira de Araujo

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Processos
há 11 anos Segunda-Feira | 28 janeiro 2013 | 17:47

Rogério, boa tarde.

Compartilho totalmente de sua indignação, pois aqui em MG costumo ter os mesmos problemas e já me deparei com 4 casos em que a Consulta de Viabilidade foi deferida, porém assim que transmitia o Sincronizado, o mesmo era Indeferido dizendo que a Consulta de Viabilidade não foi localizada pela Prefeitura. Porém, ao buscar a Consulta no site da Junta a mesma continuava Deferida. No fim, ao ter 4 processos indeferidos, fui pessoalmente á Junta e Prefeitura e me informaram que eu teria que continuar a refazer o Sincronizado com as mesmas informações até que desse certo por se tratar de uma erro de sistema...
Resultado: o sistema deles não funciona e a gente é que paga o pato. E ainda o povo acha que é a gente que está enrolando com os serviços...
Há, eu também ainda não ouvi falar de alguma contabilidade que tenha conseguido abrir uma empresa em 48 horas utilizando os referidos sistemas ou algum outro..
Ficam soltando essse tipo de informação e nós que saímos vendidos na história...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.