x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 21

acessos 45.429

Transformação de MEI em ME na JUCESP SP

Andreia Castilho Custodio Queiroz

Andreia Castilho Custodio Queiroz

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 30 janeiro 2013 | 10:34

Bom dia!

Tenho um cliente que por opção não quer mais ser MEI e sim uma ME.

Solicitei o desenquadramento do Simei ontem, e desde 01/01/2013 a empresa passará a recolher o simples como uma ME normal.

Porém, gostaria de saber como faço para alterar essa condição perante a JUCESP SP?

Tentei solicitar uma alteração pelo CADASTRO WEB, mas ao digitar o nire ele identifica a empresa como MEI e não permite modificações.

No site do portal do empreendedor, também não há nenhuma alteração nesse sentido para as MEIs.

Agora que essa empresa não é mais uma MEI - Microempreendor Indivual, preciso que seja gerado o Requerimento de Empresário.

Fico no aguardo de sugestões.

Obrigado!

WAGNER JOSE PIMENTEL DE ABREU

Wagner Jose Pimentel de Abreu

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 30 janeiro 2013 | 10:41

Andreia, pelo que entendi esse cliente ainda deve estar com o nome empresarial padrão de MEI: Nome completo seguido do CPF.

Minha sugestão é fazer o requerimento de empresário mudando o nome empresarial (pode ser simplesmente tirando o número de CPF).

Dessa forma o requerimento certamente será aceito e registrado na Junta. Já fiz esse procedimento aqui no Rio e deu certo.

WAGNER ABREU
Contador - CRC-RJ 095334/O-2
Andreia Castilho Custodio Queiroz

Andreia Castilho Custodio Queiroz

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 30 janeiro 2013 | 10:55

Olá Wagner,

Exato, preciso alterar o Requerimento de Empresário.

Porém, o preenchimeto do Requerimento de Empresário em SP deve ser feito pela Cadastro WEB da JUCESP, e quando digito o Nire ele identifica ser uma MEI e não me permite solicitar qualquer alteração, alegando que devo alterar no site https://www.portaldoempreendedor.gov.br.

Será que a Receita comunica o desenquadramento do SIMEI para a JUCESP? E somente após a Junta receber essa informação consiguirei alterar o Requerimento de Empresário?

HABAG Contabilidade

Habag Contabilidade

Bronze DIVISÃO 4, Diretor(a) Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 4 fevereiro 2013 | 15:06

Andreia eu tenho uma resposta oficial da Ouvidoria DF.
Prezado MARCELO LOPES DE OLIVERIA,
Prezado Sr.

Recebemos o seguinte esclarecimento no que tange a desenquadramento de SIMEI, segundo a Jucesp - Junta Comercial do Estado de São Paulo, eles estão desenvolvendo o aplicativo para atualização dos dados o “enquadramento” ocorrerá a contar do dia 26/01/2013.

Atenciosamente,
Gabinete do Diretor do DNRC.


Atenciosamente,

Ouvidoria do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior
Esplanada dos Ministérios, Bloco J, Térreo

HEBROM ASSESSORIA EMPRESARIAL & CONTABIL
(011) 2025.1976 - 9527.1706
Skype: Paulo (HEBROM ASSESSORIA EMPRESARIAL
HABAG Contabilidade

Habag Contabilidade

Bronze DIVISÃO 4, Diretor(a) Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 4 fevereiro 2013 | 15:08

Acabei de falar com a JUCESP e pediu para aguardar a validação do sistema que até agora nao conseguiram concluir.

Consulte de vez enquando o portal do empreendedor.

HEBROM ASSESSORIA EMPRESARIAL & CONTABIL
(011) 2025.1976 - 9527.1706
Skype: Paulo (HEBROM ASSESSORIA EMPRESARIAL
Paulo Renato Martins Vieira

Paulo Renato Martins Vieira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 6 fevereiro 2013 | 10:31

Olá.

Alguém tem novidade sobre a atualização dos sistemas da JUCESP para recepção das alterações dos SIMEI´s que migraram para o SIMPLES NACIONAL?

Se tiver, por gentileza, nos informe. Há muitas pessoas tendo seus negócios prejudicados por essa nova dificuldade burocrática.

É realmente incrível a leniência dos órgãos públicos. Sempre fico com a impressão de que colocam a carroça na frente dos bois.

Paulo Renato
Guareí - SP
Paula Souza Castilho

Paula Souza Castilho

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 7 fevereiro 2013 | 12:49

Boa tarde a todos!!

Também estou com esse dilema...complicado essa situação da JUCESP.

Difícil cliente entender.

Se alguém souber de novidades nos avisem....

Obrigada!!

vinicius  petri

Vinicius Petri

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 7 fevereiro 2013 | 13:18

Boa Tarde Amigos.

Tambem estava com esse problema, porem hoje descobri a solução.

Primeiro passo é fazer o desenquadramento do SIMEI.

Segundo passo é consultar na ficha cadastral emitida pela JUCESP se ja esta aparecendo o desenquadramento do SIMEI.

Se estiver aparecendo, é só acessar o site da Jucesp e fazer a alteração de nome, capital, atividade.. o que quiser.

Caso ainda não apareça na ficha da JUCESP, tera que aguardar aparecer, pois voce não cosegue efetuar a alteração.
Eles mandam pro portal do empreendedor, e la só é feita alteração no MEI, e não no porte da empresa.

Paulo Renato Martins Vieira

Paulo Renato Martins Vieira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 7 fevereiro 2013 | 14:03

Caro Vinícius Petri, muito obrigado pela informação.

Vou verificar se, nas situações que tenho aqui, o enquadramento do MEI ainda consta.

Obrigado por compartilhar o conhecimento!

Abraços.

Paulo Renato
Guareí - SP
CRISTIANE AP.DIAS OLIVEIRA

Cristiane Ap.dias Oliveira

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 19 fevereiro 2013 | 08:08

Caros amigos, depois de muito ter quebrado a minha cabeça, ter visitado estes post inúmeras vezes e não obter nenhuma resposta concreta a respeito, enviei um email a Jucesp onde eles me responderam:



Prezado Usuário.

É possível a transformação de MEI em outro tipo jurídico. De acordo com a Instrução Normativa º 122/2012 o Empreendedor deverá solicitar seu desenquadramento no "Portal do Empreendedor e, após, protocolar junto a JUCESP um requerimento para o processo de tranformação emde empresário para outra natureza jurídca.

www.dnrc.gov.br

Agradecemos o contato.


....Ai com essa resposta quebrei minha cabeça novamente até que cheguei a este link
www.portaldoempreendedor.gov.br

Preenchi o requerimento de desemquadramento e ja dei entrada na Jucesp agora é só esperar a resposta.

Agora vamos ver se vai dar certo...
bj!

Cristiane Dias
Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 11 anos Terça-Feira | 26 fevereiro 2013 | 17:11

Transformar a natureza juridica tecnicamente falando não é solução, explico o porque :

Natureza juridica do MEI - 2135
Natureza juridica de Empresário Individual - 2135

Ou seja, se mudar a natureza ou transformar vai jogar ela para o que ?

Eireli ou ltda ?

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055
SANDRO ALVES MOREIRA

Sandro Alves Moreira

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 13 março 2013 | 15:55

boa tarde

colegas,

também estou com o mesmo problema da colega andrea castilho,até quando devemos aguardar a atualização do site da jucesp? eu já fiz no ano passado no mes de julho e deu certo, agora este ano obtive este problema..alguém teve sucesso nesta alteração?

abraços

sandro

Adilson Santos

Adilson Santos

Bronze DIVISÃO 3, Administrador(a) Empresas
há 11 anos Quarta-Feira | 13 março 2013 | 17:25

Pessoal aqui em Franca tb permanece o mesmo problema. Já enviei vários e-mail pra ouvidoria e respondem que estão fazendo a adequação no Cadastro Web. Até qdo conseguiremos segurar a impaciência de nossos clientes.

Andreia Castilho Custodio Queiroz

Andreia Castilho Custodio Queiroz

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 16 abril 2013 | 14:59

Colegas,

Alguém tem alguma novidade sobre o processo de transformação de MEI em Empresário Individual?
O Cadastro WEB continua reconhecendo que a empresa é MEI ao digitar o NIRE.
Alguém tem alguma dica? O cliente está pressionando.

Adilson Santos

Adilson Santos

Bronze DIVISÃO 3, Administrador(a) Empresas
há 11 anos Terça-Feira | 16 abril 2013 | 15:50

Andréia
Você terá que registrar o Desenquadramento na Junta para que o sistema aceite o Nire do Mei. Dê uma olhadinha no site da JUCESP quanto ao registro do Desenquadramento. Esse procedimento é para que o Cadastro WEB reconheça o Nire. Quanto a atualização na junta vc tera que registrar um ato separadamente visto que a Receita não passou as atualizações para JUCESP.

MAICON SILVA LIMA

Maicon Silva Lima

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 16 abril 2013 | 16:51

Olá pessoal.
Vocês tem que ir no site da Jucesp, na opção formulários e preencher o formulário "capa marrom" solicitando o Desenquadramento na Junta Comercial. Só assim para poder fazer as alterações. Eu fiz o processo e mandei, faz 1 semana, estou no aguardo. Qualquer novidade eu posto aqui no forum.
Entrem nesse link para melhor esclarecimeto.
www.jucesp.fazenda.sp.gov.br

Lidiane Bergamaschi Navarro

Lidiane Bergamaschi Navarro

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 11 anos Sábado | 20 abril 2013 | 11:16

Bom dia pessoal,

já fiz esse formulário da Jucesp, e o mesmo já foi deferido. Até agora NADA, entro na Jucesp, no Cadastro Web para alterar o Nome, Capital, Atividade e quando digito o NIRE ainda diz que é MEI e só pode ser alterado no Portal do Empreendedor.

Novidades eu aviso, mas por agora, tá difícil...

Lidiane Bergamaschi Navarro

Lidiane Bergamaschi Navarro

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 29 abril 2013 | 14:55

Boa tarde,

Consegui o desenquadramento do MEI na Jucesp.

Os passos são:

- Desenquadramento no Portal do Empreendedor.
- Na JUCESP, fazer o procedimento do "Formulário Capa Marrom"

Feito isso após alguns dias é só fazer as alterações necessárias pelo cadastro Web.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.