x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 11

acessos 3.884

Cadastro de uma Associação

Tales

Tales

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 5 fevereiro 2013 | 22:53

Boa noite, gostaria de saber quais os procedimentos básicos para a abertura de uma associação e com relação ao seu cadastro no CNPJ, a data do evento será a de registro de ata em cartório ou data da reunião que ocorreu a eleição do seu presidente? E qual CNAE eu vou elencar como atividade primária e secundária para uma associação de Mototaxistas!?

Tales

Tales

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 6 fevereiro 2013 | 12:21

Agradeço a resposta Juarez, mas minha dúvida em relação ao CNAE é:
Se tenho que cadastrar com um CNAE referente a associação ou se posso colocar o CNAE referente diretamente a sua atividade, no caso de serviços de Taxi (MOTOTAXI)

Amanda Figueredo

Amanda Figueredo

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 6 fevereiro 2013 | 12:35

Olá Tales,

Referente ao CNAE, segue algumas dicas:

5229-0/01 APOIO AO TRANSPORTE POR TÁXI
5229-0/01 CENTRAL DE CHAMADA E RESERVA DE TÁXIS; EXPLORAÇÃO DE
5229-0/01 COOPERATIVAS DE TÁXI; SERVIÇOS DE
5229-0/01 RADIO CHAMADA; SERVIÇOS DE
5229-0/01 RADIO TAXI; SERVIÇOS DE
5229-0/01 TELE TAXI; SERVIÇOS DE

Como nosso colega já expôs, você pode encontrar no site:http://www.cnae.ibge.gov.br/.

Não tentes ser bem sucedido, tenta antes ser um homem de valor.
Albert Einstein
Tales

Tales

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 6 fevereiro 2013 | 12:46

Agradeço a resposta Amanda, no caso eu vou relacionar o CNAE a atividade da associação e não a associação em si?
e poderia adequar nesse CNAE como atividade principal
4923-0/01 TÁXI; SERVIÇOS DE
e nesse outro como secundária
4923-0/02 Serviços de Transporte de passageiros...

Seria dessa forma?
Desde já agradeço

MARIA CLAUDENIRA

Maria Claudenira

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 6 fevereiro 2013 | 13:31

Bom dia Tales,

Com é uma Associação para representar uma classe, no caso ai os moto taxis, você deve colocar como atividade principal o CNAE 9430-8/00 Atividades de associações de defesa de direitos sociais, que compreende as atividades de associações que são criadas para atuar em causas de caráter social, tais como a defesa dos direitos humanos, defesa do meio ambiente, defesa das minorias étnicas, etc., e como secundaria a atividade de serviços de taxi e transporte de passageiro.

Tales

Tales

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 6 fevereiro 2013 | 16:38

Agradeço Maria Claudenira,
Só gostaria de tirar uma última dúvida, a reunião que foi realizada a eleição do presidente e demais membros representantes ocorreu no dia 28 de novembro e o registro da ata só correu em dezembro, na data do evento e no QSA coloco com a data do inicio de dezembro?? Tendo em vista que o QSA nao aceita entrada do membro com data anterior a data do evento??
Agradeço desde já.

BOA TARDE.

Tales

Tales

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 7 fevereiro 2013 | 10:18

Mas quando vou cadastrar as opções dos sócios o programa só disponibiliza as opções de: Presidente, Administrador e Diretor. Como não tem nem administrador nem diretor, registro mais algum sócio?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.