x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 1

acessos 753

Responsabilidade do empresário

Uilians Mendes Dutra Moreira

Uilians Mendes Dutra Moreira

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 11 anos Sábado | 16 fevereiro 2013 | 10:31

Bom Dia Amigos do portal contábeis !!!

Algumas questões que me ocorrem na escolha de uma modalidade empresarial:

1 - Como Empresário Individual, qual a minha responsabilidade financeira num trabalho ?
o empresário individual responde com o seu próprio patrimônio e não sómente até o capital social, no caso de uma dívida certo ?

2 - Caso me enquadre como ME, fico limitado a faturar 360.000/ano, caso ultrapasse este valor, automaticamente me torno EPP, e consequentemente LTDA ? perco a opção pelo SIMPLES ?

DE antemão agradeço a colaboração de todos !!

SERGIO RODRIGUES NOBRE

Sergio Rodrigues Nobre

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Sábado | 16 fevereiro 2013 | 10:50

Uilians, desculpe mas acho que vc está fazendo confusão do tipo societário da sua empresa ou empresário individual em relação a opção ou manutenção no Simples Nacional. O fato de vc ser LTDA, empresário, EIRELI, vc pode optar tranquilamente pelo Simples Nacional desde que não caia em nenhuma situação de Vedação do Simples conforme dispõe a Lei complementar 123/2006.A questão de ser ME ou EPP não muda nada sua condição de participar do Simples Nacional, pois suas receitas serão tributadas de acordo com a tabela do Anexo que estiver enquadrado. Só não pode ultrapassar os R$ 3.600.000,00 no ano, ai sim vc deixa de ter o beneficio de ser Simples e passa a ter uma outra tributação que seria o Lucro Real ou presumido. Será que deu pra entender alguma coisa? me retorne no caso de dúvidas ainda.

quanto a responsabilidade financeira que está perguntando, creio que será a mesma em qualquer modalidade ou perfil de empresa que optar, o único detalhe inclusive vc já confirmou é o empresário individual, que responde com seu patrimonio no caso de dividas fiscais.

Fico a disposição para continuar o papo caso necessário

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.