x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 130

acessos 64.999

Escritorio de Contabilidade

Rodrigo Mattos

Rodrigo Mattos

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 12 anos Segunda-Feira | 23 janeiro 2012 | 14:26

haha pq? são mtas as obrigações de entrega de declarações, se vc deixa de entregar uma, ja eh R$ 500,00 de multa...

ja no simples, vcvtem somente a declaração da DAS q eh em março... tbem tem a DIRF mas tem de ver se esta obrigado a entregar...

aparecido lima

Aparecido Lima

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 23 janeiro 2012 | 14:36

muito interessante cara. nossa foi muito bom te falado com vc cara tirou muitas duvidas minha.


rodrigo vc acha que eu com o pouco conhecimento que tenho e com o auxilio que o vcs nos dao. eu dou conta tranquilo de tocar meu escritorio sozinho. so tenho duas empresas? qe acha
e desde ja fico muuuuito agradecido a vc por toda sua atençao comigo

bom dia estou procurando um estagio em um escritorio de contabilidade em goiania
Rodrigo Mattos

Rodrigo Mattos

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 12 anos Segunda-Feira | 23 janeiro 2012 | 14:40

muito interessante cara. nossa foi muito bom te falado com vc cara tirou muitas duvidas minha.


rodrigo vc acha que eu com o pouco conhecimento que tenho e com o auxilio que o vcs nos dao. eu dou conta tranquilo de tocar meu escritorio sozinho. so tenho duas empresas? qe acha
e desde ja fico muuuuito agradecido a vc por toda sua atençao comigo


Q nada amigo.. como te disse, duas empresas eh tenso.. vai de ver qto vc cobrara de honorarios mes deles... e vc disse q ja tem um sistema contabil, menos mal, pois a maioria tem um custo alto de mensalidade...
oq seria bom vc etr eh uma consultoria contabil pra te auxiliar.. tipo cenofisco, fiscosoft, iob etc..

Ricardo A. Borges Teotonio

Ricardo A. Borges Teotonio

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 23 janeiro 2012 | 16:45

Aparecido Lima,

tentei abrir um escritório há um ano, e te adianto, não sei se aí em seu Estado será o mesmo, mas é meio que, loucura tentar competir com quem já domina o mercado.
Principalmente, porque os que dominam, geralmente, vendem banana, e não contabilidade, se é que você me entende.

Se você está começando, é uma ótima iniciativa. Mas não faça como a maioria: não se venda por pouco, porque isso torna o serviço contábil uma "pechincha", e depois, você mesmo pode acabar se arrependendo do preço.
Grande parte dos grandes fazem isto porque geralmente, os donos, não pegam no batente, e, qualquer preço, só pra ganhar mais um cliente, está bom. Assim, desvalorizam sua própria função.

Tente vender algo diferente do que os escritórios fazem, que, em grande parte, lançam nota e entregam guias de imposto pra pagar.
Dê uma assessoria na empresa do cliente, verifique seus preços, seus custos. Ou seja, aplique a contabilidade como deve ser.

Abraços e boa sorte!

Cada ponto de vista é a vista de um ponto.
aparecido lima

Aparecido Lima

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 23 janeiro 2012 | 16:53

ricardo é isso que estou querendo pra mim cara, mas o problema é que tenho nao tenho esperiencia no ramo. esperiencia que digo nao é como eles fazem, mas como que funciona transação entre eu contador, e meu cliente e governo. preciso é conhecer contabilidade na pratica. depois vou sim dar dota a assessoria. e vc fechou o escritorio ?

bom dia estou procurando um estagio em um escritorio de contabilidade em goiania
Ricardo A. Borges Teotonio

Ricardo A. Borges Teotonio

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 23 janeiro 2012 | 16:57

Então Aparecido,

tive que fechar o prédio comercial que havia alugado. O cliente, geralmente, reclama que tudo é caro, principalmente, seu serviço. Ainda mais em cidades pequenas do interior, onde tudo tem que ser reduzido, principalmente as mentalidades.

Já que você não tem experiência em escritório, recomendo que faça um estágio ou trabalhe em um primeiro, pegue a experiência em todos os setores (já que pretende fazer sozinho), depois abra seu negócio.

Você vai precisar saber lidar com junta comercial, posto fiscal, receita federal, departamento pessoal, ministério do trabalho, prefeitura, e tudo isto, exige, além de paciência, uma boa experiência.

Cada ponto de vista é a vista de um ponto.
Rodrigo Mattos

Rodrigo Mattos

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 12 anos Segunda-Feira | 23 janeiro 2012 | 17:01

Isso eh complicadoo tbm.. ainda mais c na sua cidade não tiver esses departamentos, ai vc tera de arcar com o gasto do deslocamento, pq seu cliente nunca q vai aceitar pagar... pense bem amigo... para vc se dar bem de inicio, pelo menos tenha uma cartela de uns 10 clientes, assim vc consegue um retorno a vc, senuam vc so trabalhaa, trabalha e naum ve lucro em nda...

aparecido lima

Aparecido Lima

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 23 janeiro 2012 | 17:06

pessoal sei que conseguir cliente a maioria é atravez de outros, mas existem outra maneira mais facil.
?

bom dia estou procurando um estagio em um escritorio de contabilidade em goiania
Rodrigo Mattos

Rodrigo Mattos

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 12 anos Segunda-Feira | 23 janeiro 2012 | 17:09

pessoal sei que conseguir cliente a maioria é atravez de outros, mas existem outra maneira mais facil.
?


Simm... eh vc chegar um uma empresa, q paga por ex R$ 100,00 a outro contador e vc dizer q faz o mesmo serviço por R$ 40,00... Porem, vc tera mtas empresas, pouco retorno, bastante trabalho e mta dor de cabeçaa... e a desvalorização da sua capacidade de trabalho...

Ricardo A. Borges Teotonio

Ricardo A. Borges Teotonio

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 23 janeiro 2012 | 18:36

E estará vendendo banana, como lhe disse.

Você tem que oferecer serviço diferenciado, como os que citei. E cobrar mais caro que o que seu concorrente cobra. Isso mostra seu valor.

Se não te derem valor, mude de cidade, porque alguém, um dia, vai lhe dar o valor que merece.

Acredite nisso. É difícil, sacrificante, mas vale a pena.

Att.
Ricardo.

Cada ponto de vista é a vista de um ponto.
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 24 janeiro 2012 | 09:16

Bom dia à todos !

Abrir um Escritório de Contabilidade requer além do conhecimento nas áreas; contábil, tributária, trabalhista e fiscal, para que se possa fazer uma assessoria sólida e embasada e um trabalho eficiente, exige que o contador tenha uma boa experiência em todas estas áreas, e também ter pessoal e equipamentos que possam dar eficiência ao trabalho.

A forma que o Aparecido está tentando iniciar exige que no mínimo ele tenha conhecimento da área tributária Federal, Estadual e Municipal, você pode começar estudando para adquirir mais conhecimento da tributação através das Leis, Decretos e Regulamentos, que você pode encontrar nos sites da Receita Federal, SEFAZ e nas Prefeituras.

Bem resumidamente, esta é uma base para se iniciar uma atividade nesta área.

O Ricardo já deu um bom exemplo, além de ter muito conhecimento e experiência no ramo para fazer um trabalho de qualidade e diferenciado, tem o mercado local, que é a concorrência com outros escritórios que já estão no ramo à algum tempo e possuem mais estrutura para oferecer este trabalho ao empresário.

Aparecido, no Fórum você poderá pesquisar e solucionar muitas dúvidas, mas não é o suficiente para que você comece a trabalhar no ramo somente com este suporte, pelo menos é isso que eu vejo pelo que você mesmo relatou por estar iniciando.

Bons estudos...



A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Mayelen Nogueria

Mayelen Nogueria

Bronze DIVISÃO 2, Não Informado
há 12 anos Quarta-Feira | 20 junho 2012 | 08:57

Bom Dia Gilberto,

tudo bem?

Tenho uma dúvida, preciso constitui uma empresa que será Consultoria e Assessoria Contabil, Tributaria, Trabalhista etc. (exceto Juridico) esta sociedade será constituida por um Contador e um Bacharel em direito (Sem OAB) voce sabe dizer se pode?

Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 20 junho 2012 | 15:33

No caso ai se assessoria que ele diz for apenas contábil, precisa apenas de um contador habilitado com CRC.

Se for juridica é preciso um advogado com OAB.

Lembrando que se o advogador for pego atuando ou dando consultoria em qualquer área sem OAB poderá responder processo na justiça.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055
Ricardo A. Borges Teotonio

Ricardo A. Borges Teotonio

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 20 junho 2012 | 16:22


Só completando a informação do nosso amigo Philipe,
é preciso que o Contador tenha maior parte no capital, caso o outro sócio não seja, também, Contador ok...

Att.
Ricardo.

Cada ponto de vista é a vista de um ponto.
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 21 junho 2012 | 08:26

Bom dia à todos!

Pergunta da Mayelen já respondida pelos colegas, os sócios precisam estar habilitados para assinar os laudos, consultorias, enfim, serviços pertinentes na parea contábil. Neste caso será uma empresa voltada para a área Contábil, pois o outro sócio não tem habilitação na área jurídica, e como disse o Ricardo o Contador será o responsável e terá que ter a maior parte do capital social e toda a responsabilidade técnica.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Ricardo A. Borges Teotonio

Ricardo A. Borges Teotonio

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 21 junho 2012 | 09:49


Ah, e o mais importante contra dores de cabeça e para evitar custos com a confecção do contrato: o mesmo deve estar no padrão do CRC.
Baixe o modelo que encontra-se no site e faça idêntico. Caso contrário, a junta comercial aprova seu contrato, depois você precisará gastar novamente paraque o CRC aprove.

Att.
Ricardo.

Cada ponto de vista é a vista de um ponto.
PATRICIA VILLAR

Patricia Villar

Bronze DIVISÃO 4, Autônomo(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 28 dezembro 2012 | 21:55

Boa noite a todos!!


Pretendo iniciar como autônoma em contabilidade, mas preciso saber qual o procedimento para me regularizar como tal. E se sou obrigada a abrir escritório individual e ter dois custos o da anuidade do CRC contador e o do CRC de escritório individual.

Agradeço a ajuda!!
E peço que acrescentem qualquer informação pertinente a este assunto.

Obrigada!

Aline Dias

Aline Dias

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 28 dezembro 2012 | 23:12

Boa noite!

Tenho a mesma dúvida da Patricia Villar!
Um amigo está abrindo uma empresa e me chamou para ser sua contadora.
Sou técnica em contabilidade. A empresa é do Simples Nacional e ele prestará serviço apenas para um empresa.Portanto, será emitida apenas uma Nota Fiscal.
Acredito que apenas com meu registro de técnica eu já possa prestar esse serviço.
Além de um software contábil que terei que adquirir, há mais algum custo?

Obrigada!

Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 11 anos Sábado | 29 dezembro 2012 | 17:52

Aline Dias

O que determinará se você pode ou não é se é registrada no CRC, e se seu registro está ativo e regular. Caso positivo poderá sim.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055
Ricardo A. Borges Teotonio

Ricardo A. Borges Teotonio

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 3 janeiro 2013 | 13:30

Aline Dias,

parabéns pela atividade que estará assumindo.
O técnico contábil só não pode assinar balanço de empresas de capital aberto. As demais, pode sim, e como disse o PH, precisa estar regular no CRC.

Att.
Ricardo.

Cada ponto de vista é a vista de um ponto.
Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 3 janeiro 2013 | 13:47

Ricardo A. Borges Teotonio,

Boa tarde!

Quando você afirma:

O técnico contábil só não pode assinar balanço de empresas de capital aberto.


Diferentemente do que você disse, o Técnico em Contabilidade pode sim ASSINAR o "balanço de empresas de capital aberto".

Pelo menos esta é a minha interpretação do Artigo nº 25 do Decreto-Lei n.º 9.295 – de 27 de maio de 1946.

O que o Técnico em Contabilidade não pode é exercer trabalhos de perícias, revisões de balanços e contas, prestar ASSISTÊNCIA "aos Conselhos Fiscais das sociedades anônimas".

Oras, se o Técnico em Contabilidade pode executar o serviço de "escrituração dos livros de contabilidade obrigatórios, bem como de todos os necessários no conjunto da organização contábil e levantamento dos respectivos balanços e demonstrações", ele também pode assinar como sendo o responsável pela execução deste serviço.

Costumo dizer que a diferença de um Contador Diplomado de um Técnico é que o Diplomado pode conferir/revisar os trabalhos do Técnico. O Técnico não pode conferir os trabalhos do Diplomado.
Mas todos são contadores.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Ricardo A. Borges Teotonio

Ricardo A. Borges Teotonio

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 3 janeiro 2013 | 13:52

Wilson Fernando de A. Fortunato,

obrigado. Eu não sabia deste decreto.
Trabalhei em uma S.A. e o que "rezava" lá era isto.
Acredito que há muito esta discriminação por aí ainda...

valeu..
Att.
Ricardo.

Cada ponto de vista é a vista de um ponto.
Thais de Toledo de Souza

Thais de Toledo de Souza

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 20 março 2013 | 18:47

Boa noite

Meus parabéns pelo portal, sempre que tenho dúvidas primeiro procuro aqui, já me ajudou muito.

Estou pensando em abrir um escritório de contabilidade em sociedade com um amigo meu. Estava lendo a Res CFC 1390/2012 e fiquei com um puco de dúvida quanto ao Art 4º Parágrafo único. Alguém sabe me informar a que débitos exatamente a lei se refere?

Obrigada

Thais Toledo Souza
Ricardo A. Borges Teotonio

Ricardo A. Borges Teotonio

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 20 março 2013 | 18:59

Seja bem vinda Thais de Toledo de Souza.

Art. 4º, Parágrafo único. Havendo débito em nome do titular, dos sócios ou dos responsáveis técnicos da Organização Contábil ou de qualquer outra a que esteja vinculado, somente será admitido o Registro Cadastral quando regularizada a situação.

Refere-se a débitos constantes no CRC.
Por exemplo, se você não pagou alguma anuidade ou tem algum outro débito registrado lá, não poderá fazer o registro da organização contábil no conselho.

Att.
Ricardo.

Cada ponto de vista é a vista de um ponto.
Página 4 de 5
1 2 3 4 5

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.